Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Congelar os cogumelos desidratados fechados em ziplock com sílica sem ser a vácuo em congelador frost free preservaría por mais tempo?

Cogumelo Divino

Esporo
Cadastrado
16/08/2022
19
2
37
Galera, tenho visto alguns tópicos mas não são muito claros em relação a congelar os cogumelos desidratados em congelador frost free guardados em sacos de ziplock com sílica mas não a vácuo. Alguém sabe dizer se isso prolonga o armazenamento e as propriedades do cogumelos permanecem intactas?
 
congelar os cogumelos desidratados em congelador frost free guardados em sacos de ziplock com sílica mas não a vácuo.


Retêm a potência por anos. Experiência pessoal. Só não deixe ter troca gasosa. Recipientes hermeticamente fechados são melhores que ziplocks.
 
Retêm a potência por anos. Experiência pessoal. Só não deixe ter troca gasosa. Recipientes hermeticamente fechados são melhores que ziplocks.
Obrigado pela resposta meu amigo. Oq seria hermeticamente fechado sem ser a vácuo ? Tem algum pote que venda por ai que eu possa adquirir na internet? Ou somente a vácuo? Apesar, que posso fazer o ziplock e ainda enrolar bem com plástico insulfilme p diminuir o ar e a possibilidade de troca de ar do interno p o externo.
 
Oq seria hermeticamente fechado sem ser a vácuo ?


Hermeticamente fechado é sem troca de ar entre o interior e o exterior. Não precisa ser à vácuo.

Até em lojas de shopping você encontra potes plásticos herméticos. Além do comércio online.
 
@Ecuador estava procurando esse tópico...
Recentemente adquiri alguns gramas bem sequinhos. Mas não tenho ideia de quando vou usar. Está calor e úmido nessa época do ano aqui. Eles vieram em saquinhos lacrados com silica e esses saquinhos vieram dentro de um saco maior, também lacrado. O maior eu abri e tirei os saquinhos menores, cada um com silica, e coloquei os saquinhos menores numa embalagem corta luz zip lock e essa embalagem eu envolvi com papel filme pra "vedar" as entradas de ar e umidade. Aí essa mesma embalagem eu pus de volta na embalagem maior, fechei com fita e envolvi ela também com papel filme. Coloquei no congelador. Aqui em casa não é Frost free, mas também não é aquele que precisa descongelar com frequência.

As silicas lá dentro dos primeiros saquinhos menores....será que elas absorvem a umidade estando dentro de várias camadas de embalagem?

Será que esse método, um tanto....espalhafatoso ...pode ajudar, mesmo não sendo completamente Frost free a geladeira?

Uns três meses atrás adquiri também e guardei assim mas o intervalo entre uma experiência e outra foi curto. Dessa vez pretendo analisar mais o momento de usar... Só o fato de "ter", saber que estão ali, aguardando... Um dia que for ideal, basta pegar.
 
Última edição:
As silicas lá dentro dos primeiros saquinhos menores....será que elas absorvem a umidade estando dentro de várias camadas de embalagem?


Eu usei silica com indicador, então eu sabia que a umidade não estava atingindo os cogumelos.



Será que esse método, um tanto....espalhafatoso ...pode ajudar, mesmo não sendo completamente Frost free a geladeira?


Pode sim. As geladeiras frost free são melhores nesse sentido. Mas se os cogumelos secos forem mantidos longe da umidade deve funcionar.



Quando eu escrevi que os meus, quando conservados assim, duraram anos, não foi figura de linguagem. Duraram anos mesmo, litaralmente.
 
Back
Top