Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Comportamento Inapropriados Durante Ego-Death

JohnDoe

Artífice esporulante
Contribuidor
05/03/2012
286
80
São Paulo
Olá a todos...

Gostaria de saber o que acham sobre comportamentos inapropriados durante uma trip?

De fato, imaginem o cenário básico:
três amigos de muitos anos, dose para level 4... Um deles atingiu nível 5 e cometeu barbaridades.

Barbaridades como dizer coisas pesadíssimas, com relação a ele próprio e aos outros de forma indireta, recitar isso repetidamente, gritar, se machucar, ameaçar pular de uma altura perigosa, atacar pessoas na rua, desrespeitar outros presentes etc.

Uma bela bad trip...

A minha maior questão é: Até quando e onde a pessoa é responsável por suas atitudes uma vez que tenha atingido o ego death?

Acredito que todos os presentes são responsáveis pelo setting, por cuidar uns dos outros...
Acredito que devem ter em mente que se entregaram por 6 horas aos cubensis e que qualquer coisa poderia acontecer... É necessário uma aceitação deste fato, na minha opinião.
Mas de fato, não sei o quanto a pessoa deve ser responsabilizada.

Ela deve pedir desculpas?
De fato... Pessoalmente, acredito que sim...
Por que?
Porque:
- Se ela faz algo porque estava virada do avesso, é porque aquilo estava dentro dela. Ela aceitou tomar os cogumelos e aceitou os riscos. Esse tipo de condições internas são de responsabilidade dela.
-Se por um acaso, uma "entidade" (real, espiritual, metafórica ou alegórica) tomou conta... Só tomou conta porque a pessoa que foi influenciada estava alinhada com isso, com essas atitudes... Outra vez, a pessoa tem responsabilidade sobre isso.
- Se algo estava ruim no setting, a pessoa também era responsável.

Eu pessoalmente, não me senti tão lesado pois o que me incomodou foi saber que aquela porcaria estava dentro daquela pessoa e dentro dos presentes. Me incomodou agressividade contra mim.
Mas pior, muito pior foi para os donos da casa (marido era um dos três, e sóbria a esposa que nos acompanhou).

Um outro lado da moeda...
Seria, o que de fato realmente acredito, é que todos são responsáveis igualmente.
A dor da bad bateu em cada um de uma forma completamente diferente...
E qualquer "desentendimento" que aquilo tenha ocasionado, vem de circunstâncias anteriores mal resolvidas que foram escrachadas na cara dos presentes. Um tapa na cara sobre uma "realidade" escondida.
Pensando em curto prazo... Uma catástrofe.
Pensando a longo prazo... Uma bela experiência de vida que ocasiona em evolução. (Se eu não me apegar a esse ponto de vista... Eu nunca mais tomaria cogumelos... Entendem?)
 
Se ele estravasou problemas ocorridos anteriormente, podem aproveitar para conversar sobre isso pacificamente.
No mais, o que considerar como um comportamento inadequado quando estamos fora de nossa realidade?
 
Diminua a dose dele.

E eu também acredito que ele deva pedir desculpas. O risco é inerente aos cogumelos e não é desculpa para nenhum comportamento inadequado.
 
também acho que os cogus não são desculpas para certos comportamentos...

PS: Essas confusões com marido e mulher é tenso...
 
Se nao aguenta a peia tome a dose a meias.

Cada um é responsavel pelo seus atos e se ele nao consegue se controlar é pq nao ta preparado pra isso.

Ja tive experiências parecidas e com gente assim eu nunca mais compartiria uma experiência até ter certeza de que algo assim nao aconteceria outra vez.
 
Soube de um caso, meteram 4g num cara. Não era nem um porra loca, já era um cara mais centrado, fazia meditação, yoga, filosofias e outros conhecimentos transcendentais, tinha umas experienciazinhas de uma coisa ou outra, mas nada aprofundado. Pois o cara surtou de uma tal forma que foi feio de ver. Subia no muro e berrava para o céu. Repetia mantras e fazia orações. Espremia frutas com as mãos sujando a casa toda. Se molhava na torneira, se esfregava, resmungava. Quatro horas feito um bixo.

O que são essas reações?
Medo. Da morte, da perda de controle. Medo da dissolução total e absoluta em um mundo incontrolável, intocável, onde perdemos as rédeas da carruagem e os cavalos nos levam como querem, aonde querem. O mundo se dissolve, nosso corpo derrete, nossas crenças e verdades viram pó e são levadas pelos ventos dos mundos de lá.

O que são essas reações?
O ego/mente/intelecto/eu inferior (nomes a gosto do freguês) se debatendo feito criança, tateando no escuro atrás do console de comando. O Sr. Egão, proprietário absoluto de si mesmo, dono por herança e direito de crenças milenares e verdades incontestáveis, homologadas pela ciência e abençoadas pela igreja.

O Sr. Egão, o cara! Desesperado, em frangalhos, tentando juntar os caquinhos de si mesmo, da casca de mentiras que usa para se pagar de importante no mundo do faz de conta. Sr. Egão heim, criado e tratado para ser importante. Doutor Egão! Orgulho da mamãe, da família, da sociedade. Desesperado, tentando reatar a conexão com o real, o material. Chorando, babando, cagando nas calça. Se espremendo, berrando, para se sentir, sentir que seu corpo ainda existe, que seus sensores ainda funcionam, que o mundo onde é rei não acabou.

E o Sr. Ego volta, quieto, cabisbaixo, rabinho no meio da perna, é um santo! Um mês para digerir, um mês para aceitar. Mas agora, na segurança de seu lar, sentado em seu trono de verdades, as desculpas não vão faltar. Meu estômago dói, minha cabeça dói. Aquilo é veneno. Deixa a pessoa louca. Sei de um cara que não voltou mais. Dizem que é usado em rituais do diabo. É isso! O diabo! Loucura, dor e lamento. Não como mais aquilo nunca mais!
 
Soube de um caso, meteram 4g num cara. Não era nem um porra loca, já era um cara mais centrado, fazia meditação, yoga, filosofias e outros conhecimentos transcendentais, tinha umas experienciazinhas de uma coisa ou outra, mas nada aprofundado. Pois o cara surtou de uma tal forma que foi feio de ver.


Iniciantes devem começar com doses baixas. A possibilidade de um iniciante passar por um episódio como esse acima com uma dose alta ou mesmo média é grande.

E fazer meditação, yoga etc. não necessariamente ajuda em alguma coisa na hora do contato com os cogumelos. Pode até atrapalhar, pois a pessoa pode ter a expectativa de que devido às técnicas que aprendeu irá controlar a experiência. E quando percebe que não controla nada o choque é bem maior.
 
Cada um é responsavel pelo seus atos e se ele nao consegue se controlar é pq nao ta preparado pra isso.

Olá @Insider , toda experiência de não controle durante uma trip significa não estar preparado? E existe outra maneira de compreender essa perda de controle?

Abração.
 
Olá @Insider , toda experiência de não controle durante uma trip significa não estar preparado?

Nao.

E existe outra maneira de compreender essa perda de controle?

Talvez eu nao me expressei da melhor forma.

Quando digo os cablocos que nao conseguem controlar digo pessoas que nao usam os cogumelos com responsabilidade.

A questao de manter o controle de uma trip introspectiva, de altas dosagens e profundas esta fora de questao na minha experiencia pessoal. Nao é nada bom tentar manter o controle sobre a insanidade, o melhor mesmo é deixar a experiencia psicodelica te levar completamente.

Eu vejo que quando passamos do ponto de loucura a insanidade, nao ha maneira de controlar os efeitos mais. A experiencia psicodelica profunda é poderosa demais pra logica do nosso cerebro. Nao ha muito o que controlar nessa profundidade do subconsciente... o que se diferencia muito da loucura, as baixas dosagens, o intuito recreativo da psilocibina que eu vejo de outra maneira pra se preparar e experienciar os efeitos.

Um abraço
 
A questao de manter o controle de uma trip introspectiva, de altas dosagens e profundas esta fora de questao na minha experiencia pessoal. Nao é nada bom tentar manter o controle sobre a insanidade, o melhor mesmo é deixar a experiencia psicodelica te levar completamente.

Eu vejo que quando passamos do ponto de loucura a insanidade, nao ha maneira de controlar os efeitos mais. A experiencia psicodelica profunda é poderosa demais pra logica do nosso cerebro. Nao ha muito o que controlar nessa profundidade do subconsciente... o que se diferencia muito da loucura, as baixas dosagens, o intuito recreativo da psilocibina que eu vejo de outra maneira pra se preparar e experienciar os efeitos.

Um abraço

Salve salve grande mestre, gratidão brother! Sobre a experiência psicodélica profunda ser poderosa demais pra lógica do nosso cérebro, acho que o controle deve ser complicado mesmo e difícil de 'tomar as rédeas'. Estou longe, bem longe de uma trip profunda...estou subindo um degrau de cada vez...minhas expectativas (ansiedade) e paranóias pessoais também me colocam numa posição de humildade para com os fungos.

Fiz essa pergunta porque acredito que se eu ingerisse 5g, por exemplo, a peia seria gigantesca. Te confesso que não sei porque penso isso, acho que é medo e respeito ao mesmo tempo. Ingeri apenas 1 cogumelo alguns meses atrás e foi 'forte'...não sei o peso. Mas penso muito que o setting as vezes pode ser tão influente quanto a dosagem.

Valeu pela atenção Insider , como você disse, responsabilidade é tudo, abração!
 
Soube de um caso, meteram 4g num cara. Não era nem um porra loca, já era um cara mais centrado, fazia meditação, yoga, filosofias e outros conhecimentos transcendentais, tinha umas experienciazinhas de uma coisa ou outra, mas nada aprofundado. Pois o cara surtou de uma tal forma que foi feio de ver. Subia no muro e berrava para o céu. Repetia mantras e fazia orações. Espremia frutas com as mãos sujando a casa toda. Se molhava na torneira, se esfregava, resmungava. Quatro horas feito um bixo.

O que são essas reações?
Medo. Da morte, da perda de controle. Medo da dissolução total e absoluta em um mundo incontrolável, intocável, onde perdemos as rédeas da carruagem e os cavalos nos levam como querem, aonde querem. O mundo se dissolve, nosso corpo derrete, nossas crenças e verdades viram pó e são levadas pelos ventos dos mundos de lá.

O que são essas reações?
O ego/mente/intelecto/eu inferior (nomes a gosto do freguês) se debatendo feito criança, tateando no escuro atrás do console de comando. O Sr. Egão, proprietário absoluto de si mesmo, dono por herança e direito de crenças milenares e verdades incontestáveis, homologadas pela ciência e abençoadas pela igreja.

O Sr. Egão, o cara! Desesperado, em frangalhos, tentando juntar os caquinhos de si mesmo, da casca de mentiras que usa para se pagar de importante no mundo do faz de conta. Sr. Egão heim, criado e tratado para ser importante. Doutor Egão! Orgulho da mamãe, da família, da sociedade. Desesperado, tentando reatar a conexão com o real, o material. Chorando, babando, cagando nas calça. Se espremendo, berrando, para se sentir, sentir que seu corpo ainda existe, que seus sensores ainda funcionam, que o mundo onde é rei não acabou.

E o Sr. Ego volta, quieto, cabisbaixo, rabinho no meio da perna, é um santo! Um mês para digerir, um mês para aceitar. Mas agora, na segurança de seu lar, sentado em seu trono de verdades, as desculpas não vão faltar. Meu estômago dói, minha cabeça dói. Aquilo é veneno. Deixa a pessoa louca. Sei de um cara que não voltou mais. Dizem que é usado em rituais do diabo. É isso! O diabo! Loucura, dor e lamento. Não como mais aquilo nunca mais!
Psilocibina dando uma lição nos covardes de nossa sociedade; muito interessante como essa substância nos tira de nossa zona de conforto; é um pontapé, muito eficaz para causar reações inesperadas no mais patético dos mortais; o medo é salientado, e só assim para haver alguma mudança na vida do usuário. Quem é que não precisa de um empurrão nesse mundo de ilusões no qual vivemos? Pois que sejamos empurrados no abismo do conhecimento e da sabedoria, supremos!
 
Uma das melhores discussões que vi até então no tópico!

E concordo com a base de todos os comentários!

A resposta para a pergunta principal do autor do tópico é: no meu ponto de vista a responsabilidade é sim, de quem decidiu ingerir!
O cara é iniciante em cogumelos, provavelmente nunca teve um desprendimento considerável de ego, e quer bancar o sabichão ingerindo uma dose elevada.

O aviso deveria ser, que a ingestão de cogumelos envolve respeito em seu maior significado e isto inclui alguns cuidados.
Tenho minhas dúvidas sobre a afirmação que farei, mas no meu ponto de vista, sujeito que quer só "curtir uma briza" não deveria experimentar cogumelos, porque quem curti ou deixa de curti as coisas, é ego, e a experiência completa proporcionada pelo cogumelo inclui um espelho que mostra todas as duras e belas verdades de si mesmo, como encarar medos, e como bônus, tem potencial para dissolução de Ego (terror).
E ai entra tudo que @mescalitus afirmou, muito bem.

Estes surtos como descritos em que o individuo entra em estado completo de insanidade, raiva e pânico ou em uma fuga desesperada para resolver seu problema contido durante a experiência. São o exato oposto do ego que também aflito em tanto sofrimento, se entrega a morte e humildemente resolve seus problemas em vida posterior à experiência cogumelística.
 
Última edição:
No meu ponto de vista, comportamento inadequado sob o efeito de cogumelos não existe. Todo comportamento será diferente do usual e, como no caso do seu amigo, com um "nível" muito elevado sendo alcançado, filtros sociais já não existem e o indivíduo fica a mercê de seus pensamentos.

Não posso simplesmente pedir para que não ligue para as coisas pesadíssimas que ele disse sobre todos, mas acredito que foi muito mais difícil para ele do que para vocês, tanto durante quanto depois da trip; pela bad intensa e também pelo constrangimento de ter se exposto de uma maneira inconcludente.

Se me permite uma sugestão, esta seria o diálogo entre os presentes, antes da trip. Por melhor que seja seu set & setting, bad trips acontecem sim, e dependendo da dosagem, o sujeito perde o controle (e não da maneira que gostaria). O comportamento fica mesmo parecendo de uma criança.
 
O comportamento fica mesmo parecendo de uma criança.

Já passou por isso?

Não creio que possa ser descrito com essa frase acima.
 
Já passou por isso?

Não creio que possa ser descrito com essa frase acima.

Passei por isso ontem, Ecuador... Ainda não digeri toda a experiência, e grande parte dela foi ajudando meu amigo que entrou em uma bad trip terrível. Constantemente seus pensamentos davam voltas e paravam sempre no mesmo lugar e eu podia sentir isso, também pude sentir essa "essência" de criança na trip quando, assustado, se levantava e dizia que precisava ficar com a mãe, porém não conseguia nem lembrar o nome dela e nem onde era sua casa; como uma criança que só quer a mãe.

Isso sem mencionar o comportamento infantil propriamente dito, como bater as pernas e braços quando contrariado, etc.
 
Passei por isso ontem, Ecuador... Ainda não digeri toda a experiência, e grande parte dela foi ajudando meu amigo que entrou em uma bad trip terrível. Constantemente seus pensamentos davam voltas e paravam sempre no mesmo lugar e eu podia sentir isso, também pude sentir essa "essência" de criança na trip quando, assustado, se levantava e dizia que precisava ficar com a mãe, porém não conseguia nem lembrar o nome dela e nem onde era sua casa; como uma criança que só quer a mãe.

Isso sem mencionar o comportamento infantil propriamente dito, como bater as pernas e braços quando contrariado, etc.

Vou querer ler este relato @Gui se possível tente obter um relato do seu amigo também. Certamente será uma boa contribuição ao fórum!
 
Constantemente seus pensamentos davam voltas e paravam sempre no mesmo lugar e eu podia sentir isso, também pude sentir essa "essência" de criança

Pois eu já vi gente arrancar a roupa, colocar todos os traumas e fantasias sujas para fora, nos termos mais xulos possíveis, derramando emoções negativas, gerando uma carga enorme para os outros presentes, querer ficar na janela gritando coisas incompreensíveis, etc.

E não teve nada de energia de criança não ;)

Só se era uma criança psicótica.
 
Eu ACHO que pode ser de cada um, os indivíduos podem reagir de maneiras diferentes dependendo de como estão por dentro ao enfrentar a pressão da experiência. Uns sofrem com a experiência de maneira infantilizada, outros sofrem como malucos psicóticos e outros só sofrem internamente até morrer mesmo (fiz parte do ultimo grupo).
 
Última edição:
Bem, eu só tive por enquanto uma experiência com os mágicos
E não consigo entender uma coisa assim! Pra mim, os cogumelos foram puro amor, paz, calma
E uma introspecção tão profunda, uma coisa assim tão eu comigo mesma, que eu só queria ficar quietinha aproveitando o momento e o mundo externo como por exemplo as pessoas ao redor só atrapalhavam.

Acho que uma pessoa que reage de uma forma absurda assim deve ter muita coisa ruim dentro de si :confused:
Os cogumelos acabam botando pra fora estes conflitos internos
 
Back
Top