Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Comparativo entre três diferentes cepas

Diário de cultivo problemático.
Alô pessoal,

Esse é meu primeiro diário de cultivo, então se eu esquecer de algo, é só avisar que eu corrijo.

Minha ideia com esse cultivo é produzir vários carimbos e distribuir pros interessados daqui (quem sabe trocar por algum que eu não tenha).

Como tinha aqui comigo algumas cepas diferentes, resolvi fazer um cultivo comparativo, pra poder avaliar as diferenças reais entre elas, e pra poder testar meus equipamentos que eu acabei de fazer.

Estão sendo avaliados uma cultura líquida que fiz do maior cogumelo que eu já cultivei, vinda de um carimbo de Vale do Chopim, um multiesporo de Penis Envy e um carimbo desconhecido, mas com uma coloração que me pareceu um pouquinho incomum.

Todos foram inoculados na mesma data, dia 19 de dezembro de 2016. Cada cepa foi inoculada em 4 copos contendo um PF Tek normal, com duas partes de vermiculita para uma de arroz orgânico triturado e uma de água, com cobertura de 1cm de vermiculita seca. Todos esterilizados juntos e deixados pra incubar durante uma semana antes da inoculação pra garantir ausência de falhas na esterilização.

Fiquei com um pouco de receio de ficar com o carimbo desconhecido exposto por muito tempo pra bater a foto, então não dá pra ver grande coisa. Em resumo, os esporos parecem ter uma coloração bem amarelada. Foi um carimbo bem carregado de esporos, mas nas bordas, quando ele rareava, dava pra ver que eles eram amarelados. Não escuros, como normalmente, nem aquela cor amarronzada dos Colombian Rust Spore. Caso os esporos gerados tenham essa mesma cor, eu tiro fotos melhores. Talvez também seja só impressão minha, sei lá.

3.png

De qualquer forma, hoje faz uma semana que foram inoculados e estão desde o primeiro dia na estufa, mas tive alguns (diversos) problemas e por uns 4 dias ela ficou consideravelmente fria (uns 18°C). Agora está tudo sob controle, e ela está variando de 27 a 28°C, com todos os copos dentro.

2.png 1.png

Aqui da pra ver o crescimento nos copos. Da esquerda pra direita, é o Penis Envy, a cultura líquida e o carimbo desconhecido. Tirei foto só desses 3 e não dos 12 todos porque estão mais ou menos a mesma coisa.

Por enquanto, o da cultura líquida cresceu bem mais que os outros, mesmo tendo o mesmo volume inoculado. Ela também parece ser mais rizomórfica do que eu me lembrava. Quando cultivei, o micélio desse clonado parecia bem algodoado, e não cheguei a isolar em placa. Fiz a cultura líquida direto com o cogumelo mesmo. O Penis Envy parece ser o mais devagar por enquanto. Vou atualizar quando estiver tudo 100% colonizado e passar pra frutificação.

E por enquanto é isso ai! Se alguém tiver interesse nos possíveis carimbos futuros, só me dar um toque! Talvez os PE eu faça um esfregaço com SWAB estéril, porque nunca deu muito certo tirar carimbos deles.
 
um multiesporo de Penis Envy e um carimbo desconhecido
Nosso, como eu fiquei curioso pra saber o que vai sair desse carimbo desconhecido :geek:.

mas tive alguns (diversos) problemas e por uns 4 dias ela ficou consideravelmente fria (uns 18°C)
Acho que não deve haver problema sobre essa variação. Só estagnou um pouco o crescimento micelial mas voltando a temperatura certa o crescimento normaliza.

Acompanhando
 
Obrigado, @Finganforn!

Também estou curioso. Achei até que a cor diferente pudesse ser alguma contaminação, mas pelo jeito não é.

Parece que essa abaixada de temperatura não foi um problema mesmo. Continua crescendo. É que meu outro aquecedor de aquário quebrou e eu não vi na hora.
 
Atualização de mais uma semana!

Os copos do carimbo misterioso cresceram bastante, e quase colonizaram o copo todo. Nas bordas do crescimento, dá pra ver que é bastante rizomórfico, mas onde já foi colonizado há mais tempo, parece só uma massa única. Essa primeira foto é a do copo mais devagar entre eles.

WP_20170103_011.jpg WP_20170103_010.jpg

Os copos com a cultura líquida já colonizaram por completo. Também eram bem rizomórficos, mas agora já não dá mais pra ver direito.


WP_20170103_014.jpg
Agora, os PE, não faço a menor ideia do que pode ter acontecido. Pararam completamente de crescer, e em alguns copos, parece inclusive que o micélio morreu. Não há nenhum sinal de contaminação.Estavam na mesma temperatura que os outros. Coloquei num lugar a 25°C, ver se era a temperatura, e eles voltaram a crescer bem devagar. Alguém sabe alguma coisa a respeito? Nunca cultivei essa cepa antes.

WP_20170103_012.jpg WP_20170103_013.jpg
Bônus:

Meus Lophophora williamsii var. huizache (primeira foto, só um exemplar) e var. texensis, que brotaram no final do ano.

var huizache.jpg var texsensis.jpg

Por enquanto é só, pessoal.
 
Agora, os PE, não faço a menor ideia do que pode ter acontecido. Pararam completamente de crescer, e em alguns copos, parece inclusive que o micélio morreu. Não há nenhum sinal de contaminação.Estavam na mesma temperatura que os outros. Coloquei num lugar a 25°C, ver se era a temperatura, e eles voltaram a crescer bem devagar. Alguém sabe alguma coisa a respeito? Nunca cultivei essa cepa antes.

Acho que já li algum membro do fórum dizendo que os PE são uma cepa um pouquinho mais difícil de cultivar dos cubensis. :coffee:

De resto, parabéns pelo andamento do cultivo. :)
 
Valeu, @ExPoro!

De certa forma, é até bom que eles não fiquem colonizados todos ao mesmo tempo. Pretendo fazer um terrário por bolo, e tenho espaço só pra 6 por vez. Só espero que os PE continuem a crescer :cautious:
 
:!: Por falta de atualizações, estamos considerando esse cultivo como abandonado!

Tópico movido para os arquivos de diários de cultivo abandonado. Caso você seja o autor do tópico e gostaria de resgatá-lo, entre em contato com a equipe.
 
Back
Top