Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como secar seus cogumelos com linha, agulha e um computador.

Nabis

Cogumelo maduro
Membro Ativo
09/08/2009
86
71
Acho que não é nenhuma novidade usar o ventilador do PC para secar cogumelos, mas a técnica que desenvolvi ainda não vi aqui no fórum então resolvi divulgar.
A técnica consiste em fazer um colar de cogumelos, costurando eles com uma linha e agulha e depois fixar esse colar de frente para o ventilador do pc (por onde sai o ar).
Se despedaçar os cogumelos eles vão secar mais rápido...
Fiz um desenho ridículo aqui:
 

Anexos

  • Explicando.JPG
    Explicando.JPG
    41.7 KB · Visualizações: 102
Se é para usar a saída do PC, acho que compensaria mais fazer um túnel de vento de papelão ou PET, e encaixar na saída...

Corte uma garrafa PET no meio, coloque os cogus dentro e prenda com arame na grade do PC (o arame pode ser aquele de amarrar fio ou saco de pão).

O vento direcionado irá secar bem melhor. Também não precisaria picar os cogus...
 
Vale lembrar que o vento quando 'bate' no principio ativo, degrada-o.
Por isso ele azula aonde é machucado ou cortado.
Isso não é novidade.
Cortar eles assim só vai ser desperdício do que mais importa.
 
Lembrando também que o ar que sai da ventoinha do gabinete é ar quente, o que vai levar a decomposição do cogumelo enquanto perde umidade. Não acho boa ideia, melhor um ventilador do que isso.
 
DSCN4100.jpg
Mais simples que isso só colocando no sol mesmo.
 
Tem quem relate que secou cubensis com sucesso usando aqueles desidratadores de alimento, que soltam ar quente: https://teonanacatl.org/threads/mini-desidratador-de-alimentos-funkitchen.4046/

É, mas no TMC alem de outras fontes que vi em uns foruns desaconselha o uso de desidratadores que aquecem. Nenhuma dessas fontes afirmam haver uma perda total dos compostos psicoativos, mas uma boa parte estaria mais suscetível a se degradar.


Mais simples que isso só colocando no sol mesmo.

Não vejo nada de simples nisso. Não é um metodo eficiente de forma alguma. Vou registrar aqui para que iniciantes não se confundam. Pelo jeito que você quer "vender" a idéia, parece um metodo revolucionário, mas não é. Primeiro tem a questão do ar quente, e depois tem a questão de que essa ventoinha da fonte não lidaria com uma quantidade maior de cogumelos.

Muito mais simples que ficar cortando e costurando cogumelos, é coloca-los na frente de um ventilador.
Eu faço assim. Sem ar quente, nem cortes, nem costura. Isso sim é simples. Eu acho que não há muito o que inventar.
IMG_2573.JPG
 
É, mas no TMC alem de outras fontes que vi em uns foruns desaconselha o uso de desidratadores que aquecem. Nenhuma dessas fontes afirmam haver uma perda total dos compostos psicoativos, mas uma boa parte estaria mais suscetível a se degradar.

A questão é, quanto se degrada?

O TMC é um clássico que tem conselhos úteis e conhecimento básico sobre o cultivo que devem serem aproveitados. Mas as técnicas avançam.

O próprio Stamets reavaliou algumas de suas opiniões, como é natural de acontecer. Um exemplo clássico é a incubação no escuro.
 
A questão é, quanto se degrada?

O TMC é um clássico que tem conselhos úteis e conhecimento básico sobre o cultivo que devem serem aproveitados. Mas as técnicas avançam.

O próprio Stamets reavaliou algumas de suas opiniões, como é natural de acontecer. Um exemplo clássico é a incubação no escuro.

Claro que é algo dificil de mensurar. Mas seguindo a logica de como triptaminas como a psilocina se comporta, pode se ter uma idéia de que de fato é bom evitar. Hofmann descreveu a psilocina como tão sensivel quanto o LSD em alguns aspectos. É bom ter certo cuidado ao lidar com substancias assim.

O tecido do cogumelo protege os alcaloides do meio externo. O calor faz o tecido dilatar podendo deixar parte desses alcalóides expostos. Pelo menos é uma logica razoavel para mim...
 
O calor faz o tecido dilatar podendo deixar parte desses alcalóides expostos.

Ao mesmo tempo o calor provoca a perda de umidade e faz os tecidos colapsarem.

Eu seco tudo em sílica, é claro :D, após uma passagem por ventilador, para tirar o excesso de umidade, mas entendo que podem haver alternativas

P.S.: E nunca arrisquem com temperaturas altas.
 
Ao mesmo tempo o calor provoca a perda de umidade e faz os tecidos colapsarem.

Claro, secar com temperatura mais alta é eficiente sim para o tecido do cogumelo. Mas meu questionamento é apenas no sentido de conservação do principio ativo.

Eu seco tudo em sílica, é claro :D, após uma passagem por ventilador, para tirar o excesso de umidade, mas entendo que podem haver alternativas

Pode haver alternativas sim, mas como disse acima, expus minha opinião apenas para iniciantes que estejam buscando uma forma de secagem passar direto desse topico. Há metodos melhores já expostos aqui no forum como esse seu.
 
Reavivando o tópico.
Eu tenho utilizado um desidratador comercial (citado anteriormente) que libera ar morno. Quanto a questão do ar quente, será que degrada tanto assim? Os meus desidratados seguem funcionais, e uma outra questão: o chá. Para fazer o chá é necessário ferver, logo, deveríamos anular os efeitos. Se os 100 ºC não destrói os princípios ativos, por que ar morno seria tão destrutivo? o_O
 
Obrigado @Salaam`aleik. Te confesso que não tinha verificado a temperatura antes! Mas como o desidratador está ligado neste momento, coloquei um termômetro. Então, a temperatura é de 39 ºC. Ele não possui termostato, então é fixa. Acredito que esta temperatura não seja agressiva.
 
Eu tenho utilizado um desidratador comercial (citado anteriormente) que libera ar morno.

Veja https://teonanacatl.org/threads/mini-desidratador-de-alimentos-funkitchen.4046/

O @Kefer também anda usando um desidratador: https://teonanacatl.org/midia/17-01-2016.3448/ - por exemplo.



Acho que um Air Fryer é outro tipo de aparelho. E aquece mais que um desidratador.
 

Anexos

  • Desidratador.jpg
    Desidratador.jpg
    84.1 KB · Visualizações: 8
Pois é to usando o desidratador daqui de casa, meus pais usam pra desidratar frutas e outras coisas, foi uma mão na roda. Os menores ficam secos e crocantes em umas 4 horas e os grandes podem demorar até umas 12 horas.
 
Acho que não é nenhuma novidade usar o ventilador do PC para secar cogumelos, mas a técnica que desenvolvi ainda não vi aqui no fórum então resolvi divulgar.
A técnica consiste em fazer um colar de cogumelos, costurando eles com uma linha e agulha e depois fixar esse colar de frente para o ventilador do pc (por onde sai o ar).
Se despedaçar os cogumelos eles vão secar mais rápido...
Fiz um desenho ridículo aqui:
eu uso agulha linha e geladeira
faço tipo uma cortina kkk ai amarro em cima e deixo pendurado tipo uns 5 a 10 depende do tamanho kkk
amarro em umas os chapéus e em outra só os talos.
https://teonanacatl.org/attachments/wp_20160612_20_25_28_pro-jpg.91557/
 
Back
Top