Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como se livrar de contaminantes?

Erik_IH

Primórdia
Membro Ativo
22/10/2012
133
31
34
É que pintou uma dúvida.

Como vocês fazem pra descartar contaminantes? Desde os bolos contaminados até placas petri com culturas tomadas por infectantes.
 
Depende do ambiente em que você se encontra.

Se for em uma cozinha, é algo mais complexo. Facas, talheres, pratos, pia, mesa, panelas e copos... tudo precisa ser esterilizado com álcool, ou, para uma assepsia mais profunda, fervido e então passado o álcool.

Já se o ambiente for preparado, limpar todas as superfícies adequadamente deve ser o suficiente. E os instrumentos de trabalho, é claro.

Quanto aos bolos e micélio contaminado, eu costumo colocar tudo dentro de um saco de lixo grande, lacrar bem e tirar da casa o mais rápido possível. É melhor não tentar re-aproveitar nenhum recipiente.

Mas tudo depende de onde você está, e qual o nível da contaminação. Se não for feito direito, são grandes as chances de as contaminações voltarem.
 
Upvote 0
Quanto aos bolos e micélio contaminado, eu costumo colocar tudo dentro de um saco de lixo grande, lacrar bem e tirar da casa o mais rápido possível. É melhor não tentar re-aproveitar nenhum recipiente.

RainSpirit Não tentar reaproveitar nenhum recipiente seria jogar o copo fora junto com o bolo e o material que entrou em contato caso tenha entrado? ou o copo se for fervido mata os esporos contaminantes ? espero q essa n seja uma pergunta repetida ;)
 
Upvote 0
Não concordo, atitude totalmente agressiva contra o meio ambiente.
Jogar copos de vidro no lixo! E a ética ambiental?
Copos de vidro, recipientes diversos, placas petri, etc. podem ser re-utilizados após procedimento de fervura, clavagem, entre outros.
 
Upvote 0
Não concordo, atitude totalmente agressiva contra o meio ambiente.
Jogar copos de vidro no lixo! E a ética ambiental?
Copos de vidro, recipientes diversos, placas petri, etc. podem ser re-utilizados após procedimento de fervura, clavagem, entre outros.

Cada um com seu método!
 
Upvote 0
Achei meio radical jogar os potes fora também, além do risco ambiental, ainda tem o custo para o bolso...

Quando tenho potes contaminados, vou para o exterior da casa, jogo todo o substrato dentro do lixo e jogo fora. Já o pote, eu deixo uns dias no sol, cheio de água com um pouco de água sanitária, após uns dias eu o lavo com detergente, limpo com álcool 70 e deixo no formo por 1 hora.

Após o forno é só enrolar no filme plástico e guardar até a hora de utilizar!
 
Upvote 0
Back
Top