Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como lidar com esporos "frescos"

astake

Primórdia
Cadastrado
04/07/2010
21
38
Eu postei esse tópico mas não vingou. Agora que vi estou escrevendo novamente.

Olá a todos.

Fiz meu primeiro carimbo agora e estou com dúvidas quanto à sua utilização. Li que os esporos "frescos" não precisam passar pelo processo de 12 horas de hidratação. Queria entender o que significa exatamente este termo. Por exemplo, no meu caso: fiz o carimbo ontem, deixei aberto em local esterilizado por cerca de 10 horas e deixei-o por mais umas 10 horas fechado no alumínio. Agora abri, dilui-o na água e fiz duas seringas de 20ml com ele: agora a dúvida é se durante esse tempo ele secou ou se segue fresco. Ou seja: devo esperar as horas de hidratamento ou já posso mandar bala pra inocular os bolos cremogemados que já estão prontos e frios?

Grande abraço e me desculpem se essa informação já estiver disponível em outro canto do Fórum.
 
Eu sinceramente nunca ouvir falar nisso, ou sequer li isso em algum lugar...
Vc fez só duas seringas de 20ml (achou?) com apenas um carimbo? Não se esqueça, vc precisa de apenas 2 esporos para que ocorra uma colonização, um carimbo rende muitas seringas!!
Eu aguardaria no mínimo 12hr, é um processo rápido a inconulação... Não custa aguardar!
Mas caso alguém opine com mais conhecimento sobre o assunto, também me interessa!
Tá bombando hein Astake? rs
Arrasa!
 
Fiz meu primeiro carimbo agora e estou com dúvidas quanto à sua utilização. Li que os esporos "frescos" não precisam passar pelo processo de 12 horas de hidratação. Queria entender o que significa exatamente este termo.


Nem esporos secos precisam de hidratação. Podem ser preparados e injetados na hora. Sempre fiz assim e nunca tive problemas por isso.

Mas a hidratação reativa em parte os esporos e diminui o tempo de germinação.


No seu caso creio que o tempo não foi suficiente para secarem totalmente.
 
Hum...

Boas novas.

Mãos à obra então. Depois mando mais notícias
(e ainda fico a espera de mais comentários/opiniões)

abraços,
`Tamu bombando! uhu!
 
Nem esporos secos precisam de hidratação. Podem ser preparados e injetados na hora. Sempre fiz assim e nunca tive problemas por isso.

Mas a hidratação reativa em parte os esporos e diminui o tempo de germinação.

Nossa! Não sabia que não precisavam de hidratação...
Acreditei que sem tal não fluiria a colonização...
Obrigada Ecuador!
 
Se você tivesse lido sobre algumas técnicas descritas aqui no CM em que se raspa o carimbo direto em cima do meio de cultura teria percebido que não é necessário hidratar os esporos antes de juntá-los ao meio.


O que acontece é que algumas vezes passos facilitadores da cultura acabam virando dogmas.
 
Se você tivesse lido sobre algumas técnicas descritas aqui no CM em que se raspa o carimbo direto em cima do meio de cultura teria percebido que não é necessário hidratar os esporos antes de juntá-los ao meio.


O que acontece é que algumas vezes passos facilitadores da cultura acabam virando dogmas.

É verdade... E, vários vídeos tb, ele não deixam hidratando... Mas pensei que fazia "a" diferença...
Mas acho que caí nisso sim, nesses dogmas e acabei passando batida nas informações...
Por isso é bão qd vem alguém de confiança para esclarecer... Obrigada!
O sr. nem passa assim no meu diário... Maior triste... Passa lá para algumas dicas tb! Curto muito suas ideias!
 
Pelo que vi está tudo bem por lá, e você está bem assessorada. Agora é só cuidar direito e guardar esporos para as próximas vezes.

E parabéns pelo sucesso.
 
Teoricamente falando, a umidade dentro dos potes é muito grande e só esse motivo já cancela a hidratação dos esporos na seringa, pois o mesmo processo vai acabar ocorrendo direto no substrato!

Teoricamente!!!rs

abraço
 
A hidratação é para que os potes sejam colonizados provavelmente em menos tempo...pois em tese você tiraria o tempo da hidratação e passaria direto para o crescimento micelial... (micelial é correto?kkk) ... bom é isso que eu li... porém num é essencial... mais auxilia em casos que os esporos estão muito tempo guardados e desidratados....
 
O tempo que os esporos levam para hidratar dentro da cultura faz TODA diferenca.
Bacterias se propagam exponencialmente, enquanto o micelio nao.
Dar chance pra uma contaminacao de bacterias, principalmente num primeiro cultivo pode fazer toda a difenca entre a colonizacao e a nao germinacao TOTAL de um cultivo.
 
O tempo que os esporos levam para hidratar dentro da cultura faz TODA diferenca.
Bacterias se propagam exponencialmente, enquanto o micelio nao.
Dar chance pra uma contaminacao de bacterias, principalmente num primeiro cultivo pode fazer toda a difenca entre a colonizacao e a nao germinacao TOTAL de um cultivo.

Num to discordando morta... mais num é essencial ... porém é um empurrão bom pro micélio, achu que vc complementou uq eu num disse ...

já vi pessoas que num hidratam ... e rola muito bem ... e já hidratei e num teve crescimento rápido mesmo assim ...


mais eu hidrato e continuarei hidratando ... pois se posso dar uma maior possibilidade de crescimento pro micélio ... farei ! ...
 
A hidratação dos esporos se aplica mais a carimbos velhos com muito tempo guardados, sendo assim alguns encontram-se em estado de dormência profundo. Concerteza na humidade dos copos eles irão hidratar, porém como o Morta disse, esse tempo pode definir o sucesso ou a contaminação.

Com carimbos de até 4 meses acho que a hidratação não faz tanta diferença assim.

O fato é que a hidratação dos esporos tem um porque e é muito útil, porém não é um dogma pois não mexemos com MÁQUINAS DO HOMEM, são fungos, seres extremamente dinâmicos e adaptáveis, estão aqui a mais tempo que as plantas =]
 
Eu normalmente utilizo carimbos com idade de aproximadamente 1 ano, ultimamente não tenho me preocupado muito com procedimentos de rehidratacão, mas acho útil quando vamos utilizar em grãos, Aqui esporos hidratandos germinam em 2-4 dias, não hidratados 4-6 dias. Em culturas Líquidas e agar eu dispenso a pré hidratacão dos esporos.
 
Bem, bactérias também formam esporos que depois reagem à melhoria das condições ambientais, como a umidificação.
 
Eu normalmente utilizo carimbos com idade de aproximadamente 1 ano, ultimamente não tenho me preocupado muito com procedimentos de rehidratacão, mas acho útil quando vamos utilizar em grãos, Aqui esporos hidratandos germinam em 2-4 dias, não hidratados 4-6 dias. Em culturas Líquidas e agar eu dispenso a pré hidratacão dos esporos.
Faz todo sentido.
Como eu desejei frizar com meu post, se podemos facilitar a vida e economizar 100% da energia em colonizacao, porque nao optmizar o cultivo e torna-lo totalmente dinamico?
Se da pra colher em 23 dias, pra que perder 7 dias a mais de energia que esta sendo consumida pelo micelio em todo o bolo, ou pra que lutar conta colonias de bacterias que podem ser evitadas com dois ou tres passos basicos que adiantam a colonizacao do micelio nao dando tempo pra que elas ajam antes?
Lembrando do finzinho de 2007 comecinho de 2008 tivemos uma praga de verticiliumm sp em 80% dos cultivos apresentados por novatos.
Alguns passos como a hidratacao e/ou isolamento de fungo poderiam ter evitado que todo mundo colhesse cogus bichados, com 40% de perda na producao por bolo.
(fonte - proprio forum.)
 
os esporos nao presisam estar hudratados, mais tenho certesa q se estivremem a colonizacao eh mto mais rapida.....
detalhes como este fazem a diferenca na cultura indoor
 
Back
Top