Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como esterilizar estes materiais?

Zotoniano

Primórdia
Membro Ativo
07/07/2012
68
29
30
Opa galera beleza?
Recentemente eu ganhei uma geladeira antiga da minha avó e uns Potes bem grandes... a principio pensei em mandar na tek Invitro dentro da geladeira... bem o problema está em como esterilizar a geladeira e os potes... Qual produto usar para a limpeza que não danificará o cultivo? e será que os potes não estourariam pelo fato da boca dos potes terem este formato?


IMG_3243.JPG IMG_3202.jpg
 
Existem várias possibilidades para a limpeza.
pode ferver e depois borrifar água sanitária por exemplo (com cuidado para não inalar cloro).
Use suas possibilidades.
Se está em dúvida em relação aos potes, invista em algo mais seguro.
Cogumelos gostam de fartura! Gaste dinheiro com seu cultivo.
 
Olá, Zotoniano,

Não sei se já leu o manual escrito por mim que o nosso colega Ecuador recomendou.

Eu recomendaria você utilizar algum tipo de fita/silicone ou outro material para selar todos os orifícios da geladeira, deixar ela uniforme e sem canais, buracos, passagens de ar etc.. Depois eu recomendaria uma série de desinfecções químicas: limpeza física (sabão neutro + escovação) -> desinfecção por hipoclorito ou cloro (borrifar e deixar agindo, seguindo as concentrações para tal) + uma passagem com formaldeído concentrado. Depois disso, para manter o ambiente o mais limpo possível enquanto você não coloca nada, a instalação de uma lâmpada germicida seria de grande ajuda.

Na esterilização dos frascos você pode utilizar a combinação de técnicas químicas + a lâmpada UV.
 
Cara, faz bom uso dessa geladeira aí! Geladeiras são ótimas como incubadoras/terrários.

Quanto aos potes... será que vale à pena utilizar? Não me parecem potes muito práticos...
 
Back
Top