Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Começando a cultivar...

d0n4n

Cogumelo maduro
Cadastrado
12/07/2009
9
46
Boa noite. Comecei meu primeiro cultivo ante-ontem. Queria tirar duas dúvidas básicas.

Primeira : Luz desde o início ou luz após o solo colonizado?
Segunda: Quantos dias, e como saber se o solo está colonizando?

Solo colonizando?

É, porque o substrato ainda não tem indícios de cogumelos nele. Eu não sei se devo esperar a ramificação pra dar luz ou não. Me lembro de ter lido algo sobre isso aqui no fórum... E eu queria saber como notar que chegou a hora de ilumina-los 12 po 12.

Tem fotos desse cultivo?

Ainda não. To preferindo não mexer muito. Eles estão dentro de umca caixa de papelão isolada e com aquecimento por água (moro em uma serra e a temperatura anda em torno de 12º). Eu ganhei 3 copos de micélio colonizado de um amigo que cultiva selvagens a moda antiga (tem o pasto e os bois). E coloquei um substrato com a receita daqui mesmo por cima. Botei agua no fundo de uma caixa de plástico, os copos por cima e fechei com filtro. Mas agora os próximos passos, pra saber se os cogumelos estão ramificando, e o período de luz a que devo submete-los eu ainda não sei.

Conto com a ajuda de alguém mais experiente, se possível com fotos.

Acho melhor você mandar as fotos.

E ler bastante o fórum e a Biblioteca.

Ok, mas pelo menos eu preciso saber da luz agora. Ainda está do mesmo jeito do que quando eu coloquei, é melhor colocar a luz logo, ou colocar depois?

Não dá para dizer.

Mas leia o fórum e a @Biblioteca. A resposta pode estar em algum tópico.

Se está começando a cultivar agora, não se preocupe com a luz/iluminação. Digo isso porque ela é a ultima das tuas preocupações, e na minha opinião, a menos importante.

Primeira : Luz desde o início ou luz após o solo colonizado?
Segunda: Quantos dias, e como saber se o solo está colonizando?

Eu não lhe entendi muito bem, d0n4n.

Você está na fase de casing, é isso, certo? Se for essa a situação, a luz é necessário durante um período de 12 horas por dia.

Mas se está ainda na fase da incubação, a luz não é necessária.

Quanto ao solo colonizado, eu creio que você pode saber se o mesmo está 100% fazendo o seguinte teste:

:teo_seta_direita: Pegue uma agulha, pode ser daquelas compridas de tricot, esterilize-a bem.

:teo_seta_direita: Insira essa agulha em seu substrato. Se houver resistência do mesmo, o bolo/solo está colonizado, caso não, é necessário esperar mais um pouco.

Faço esse teste com meus cultivos e funciona legal! :)

Eu não lhe entendi muito bem, d0n4n.

Você está na fase de casing, é isso, certo? Se for essa a situação, a luz é necessário durante um período de 12 horas por dia.

Mas se está ainda na fase da incubação, a luz não é necessária.

Quanto ao solo colonizado, eu creio que você pode saber se o mesmo está 100% fazendo o seguinte teste:

:teo_seta_direita: Pegue uma agulha, pode ser daquelas compridas de tricot, esterilize-a bem.

:teo_seta_direita: Insira essa agulha em seu substrato. Se houver resistência do mesmo, o bolo/solo está colonizado, caso não, é necessário esperar mais um pouco.

Faço esse teste com meus cultivos e funciona legal! :)

Obrigado. Respondeu as minhas perguntas.
Agora , hoje tive um problema, o gato saltou sobre a minha estufa, talvez por estar aquecida e aqui está muito frio. O plástico tocou o solo. Colou uma pontinha do micélio nele. É problema? Risco de contaminação?

Obrigado. Respondeu as minhas perguntas.
Agora , hoje tive um problema, o gato saltou sobre a minha estufa, talvez por estar aquecida e aqui está muito frio. O plástico tocou o solo. Colou uma pontinha do micélio nele. É problema? Risco de contaminação?

Hum, faz uma sopa de gato e problema resolvido! :LOL:

Não tem problema não cara, mas você deve tomar cuidado redobrado agora, para evitar novos acidentes e para que o que aconteceu não prejudique o cultivo.

Agora , hoje tive um problema, o gato saltou sobre a minha estufa, talvez por estar aquecida e aqui está muito frio. O plástico tocou o solo. Colou uma pontinha do micélio nele.

Não entendi bem.

O gato moveu o plástico?

Back