Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Columbia Rust Spore e Flórida / Sacos de PP

Diário de cultivo problemático.
Boa Tarde, a um tempo comprei uns Sacos de Polipropileno para autoclave, para cultivar cogumelos comestíveis nele. De início quis testar pra ver se realmente funcionava na Panela de Pressão. Fiz uma mistura de pó de coco com fibra, com arroz integral inteiro e farinha de arroz integral sem corretor de ph. fiz a mistura no olhometro, mas foi basicamente 2 de pó de coco pra 1 de arroz integral. O Primeiro foi inoculado com Flórida, e o segundo com Rust spore, com 2 dias de diferença.
O primeiro a ser Esterilizado eu estava fazendo testes pra descobrir a melhor maneira de fechar o saco e logo depois inocular e nele foi feito o seguinte:

Saco1 Flórida 732g de spawn.
Eu coloquei um chumaço de algodão na boca do saco e amarrei com barbante, fui tentar inocular atravessando a seringa no chumaço de algodão, mas não passava nem a porrete. Então oque eu fiz foi furar o Saco de PP e inocular por ele mesmo depois cobrir com micropore. Esse foi feito com o de Flórida saco-1
DSC04504.JPG
Mais fotos do Flórida
DSC04499.JPG DSC04500.JPG DSC04502.JPG DSC04498.JPG DSC04501.JPG falta pouco pra 100%


E o saco 2 eu tive uma outra ideia, que foi melhor.

Saco-2 Rust Spore 764g de Spawn
Esse tbm foi esterilizado com o algodão na boca mas ao invés de fazer um furo no saco e acabar estragando ele, eu abri o saco na Glove box e injetei o liquido por cima com a seringa e fechei com barbante sem algodão.
DSC04505.JPG
Mais fotos do Rust spore
DSC04505.JPG DSC04508.JPG DSC04509.JPG DSC04506.JPG DSC04507.JPG Ainda falta um pouco pra 100%

Logo volto com mais :D. Pretendo fazer Casing com eles. O spawn tem fibra de coco e pó de coco, creio q já estava bem nutritivo e vai ser bem aceito um Casing.
 
Última edição:
Belo trabalho cub, mantenha atualizado com todos os detalhes, a comunidade agradece ;)
 
Boa sorte! Não fica ruim trabalhar com essa grande quantidade do substrato? No caso de uma contaminação a perda é grande..
 
Fala, @Mago_Gnomo , beleza mano ? Então eu não achei ruim não, pra inocular foi de uma vez só ao inves de ficar inoculando copo por copo. E Nesse caso esses sacos eu comprei pra usar com Comestíveis, usei os cubensis só para teste. Mas contaminar, fazer oq né tem q jogar fora hehehe. Valeu brother, abraço :D
 
Boa Noite. Eu estava estudando a possibilidade de frutificar esses "bolos" assim mesmo, mas depois que aumentei os buracos do terrário a umidade tem caído, e sei que os bolos precisam de umidade Alta. Então pra evitar problema de falta de umidade, eu quebrei esse bolão todo e fiz um Casing em uma Bandeja de 2Litros. Agora só aguarda...

DSC04534.JPG Cantinho da Felicidade.
DSC04535.JPG DSC04536.JPG Sim, sem luvas, com as mão lavadas com protex e depois alcool 70%.
DSC04537.JPG Spawn Quebrado
Eu esqueci de tirar a foto da camada casing pronta, tirei apenas com o papel aluminio, mas todos sabem como é. Usei uma camada com 70%pó de coco e 30% vermiculita.
DSC04538.JPG Aguardando na incubadora.
 
Gostaria de informar, Alias eu não gostaria, mas é necessário...

O Casing com o substrato de Flórida estava contaminado com Cobweb, até ontem nao tinha nada e hoje estava o casing todo tomada, se não me engano tinha um foco de Tricho tbm... isso só me deixa preocupado, pq eu ja perdi um casing e uns copos pra cobweb, então creio q esteja com infestação no meu quarto.... Mas vamos ver como vai ser daqui pra frente, estou preparando um BDA pela primeira vez, estou fazendo tudo na glove e certinho, caso contamine o BDA vou ver q a porra esta SÉRIA ! Não tirei foto pq na hora do clique a bateria acabou !

Gostaria de informar, Alias eu não gostaria, mas é necessário...

O Casing com o substrato de Flórida estava contaminado com Cobweb, até ontem nao tinha nada e hoje estava o casing todo tomada, se não me engano tinha um foco de Tricho tbm... isso só me deixa preocupado, pq eu ja perdi um casing e uns copos pra cobweb, então creio q esteja com infestação no meu quarto.... Mas vamos ver como vai ser daqui pra frente, estou preparando um BDA pela primeira vez, estou fazendo tudo na glove e certinho, caso contamine o BDA vou ver q a porra esta SÉRIA ! Não tirei foto pq na hora do clique a bateria acabou !

Oque eu penso tbm analizando as fotos, é que o substrato ainda nao estava 100%, ele parecia estar com pouco micélio, e creio q a contaminação surgiu nesse momento de quebrar o bolo. O de Rust Spore vou deixar bem mais tempo....
 
Última edição por um moderador:
Nós ainda vamos ganhar essa guerra contra esses contaminantes oportunistas. Ainda quero descobrir a fórmula exata pra impedir que esses fungos inferiores interfiram no desenvolvimento e frutificação do nosso tão amado Micélio cubensis, pan, comestíveis e outros! Fé em Deus e pé na tábua! :mad:
 
Uma amostra da minha nova empreitada... Primeira experiência com BDA. Vou tentar fazer um isolamento de Australia e MDK ... acho que coloquei mto Bda no pote, e foi usado batata doce ao invés de normal, mas foi primeira vez... quando tiver algo pronto, vejo se abro um novo diário! Abraçossssss
DSC04581.JPG
 
Última edição:
Diário encerrado, o saco de PP com Rust Spore foi levado pra ilha pra fazer um Outdoor, preferi deixar eles viverem na natureza, aproveitar q na ilha onde meu irmão mora tem bastante esterco por todo lado... o saco esta 100% sem contaminação daria pra ter feito no terrário mas acho q eles podem ter uma vida mais ''bonita'' por lá. No momento ele n está com câmera, mas com ctza ele consegue tirar foto de algum cogu q nascer... quando eu tiver a foto tento postar aqui.
 
Back
Top