Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Colonizando os potes dentro do PC

PrMeti

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/09/2008
2
56
37
E ae galera blz?

Curiosidade mas... Alguém já tentou isso? Local escuro e quente... Dentro do pc =p... To fazendo isso aqui e ta dando resultado heheh. To usando um termometro pra conferi as temp de tempo em tempo, já que o sensor da mobo não presta ¬¬'... To mantendo entre 27-29°C... Daqui a alguns dias começo a preparar o terrario =p...

Abraços.
K.I.A
 
Tem gente que não só
coloniza como deve usar de
terrário eheheh

Abraço
PC 2.jpg
 
Ei prmeti, parece uma boa idéia. se seu pc fica ligado 24 hs por dia, então, nem se fale:D
geralmente é mais interessante ter uma temperatura constante na incubação...mas essas variações, no máximo, atrasam um pouco a colonização: nada para se preocupar
hm e este método só funciona com cultivos pequenos, porque não dá pra colocar muitos copos dentro do pc...

mas mesmo assim, se está funcionando contigo, legal. criativo parabéns.;)
 
Isso me deu uma grande idéia, como vou começar a cultivar também e tenho um computador velhilho aqui, que nem uso mais, vou tentar colonizar dentro dele ^^
 
Mas você vai ligar o pc só pra cultivar os mágicos?:eek::eek:

garrafa de água com aquecedor de aquário (1l - 10w) garantem a temperatura ideal de colonização se estiver num ambiente termicamente isolado...algumas caixas de papelão, uma dentro da outra, fazem este serviço...mais prático ao meu ver, e você não gasta o mesmo $$
 
Mas você vai ligar o pc só pra cultivar os mágicos?:eek::eek:

garrafa de água com aquecedor de aquário (1l - 10w) garantem a temperatura ideal de colonização se estiver num ambiente termicamente isolado...algumas caixas de papelão, uma dentro da outra, fazem este serviço...mais prático ao meu ver, e você não gasta o mesmo $$

Concordo plenamente!
 
Pois é... há métodos mais simples e seguros. Minha cpu, por exemplo, é sempre empoeirada por dentro e isso é sinônimo de alto risco de contaminação.

Mas esse tópico me deu uma ótima idéia tb. Vou usar o cooler + dissipador de uma cpu velha que tenho aqui. De repente até retiro a ventoinha da fonte! :D

Uma outra dica para quem não conhece: andei pesquisando formas de atenuar as altas temperaturas que fazem aqui no verão e encontrei uma tal de pastilha peltier que pode ser usada com essa função com auxílio de dissipador e cooler. Me pareceu muito interessante e funcional. Seguem 2 links com mais informações sobre a dita cuja:

http://www.neptuno.com.br/forum/archive/index.php/t-129.html
http://produto.mercadolivre.com.br/...nado-pastilhas-peltier-termoeletrica-912w-_JM

Nesse segundo link tem uma ilustração bem elucidativa sobre o funcionamento da pastilha. Acho que vou testá-las no meu próximo terrário, que deverá estar pronto daqui a uma semana. Que acham?

Abraços!
 
Sobre as pastilhas de péltier, são uma ótima idéia. É importante fazer cálculos de estimativa um tanto precisos, senão você pode acabar comprando uma mais/menos potente que o necessário para seu terrário...
Temos aqui no fórum pelo menos dois tópicos com esquemas usando este material, é só procurar bem...
A mim, o maior impedimento é financeiro: acho muito caras. Além disso um dos usuários que fez testes com uma não aprovou o custo/benefício...mas é questão de tentar mesmo. Outra sugestão é usar serpentina com a água gelada, para evitar contaminações (caso a água entrasse em contato com o ambiente onde estão os bolos).
:luz::pos:
 
Terrário: Imaginei até em fazer o terrário dentro do pc, mas se eu mantesse a umidade alta não iria ser muito bom para a máquina hehe.

Quantidade: O gabinete que estou usando é um Casemall Solid, nele tenho 8 potes mas com algum espaço sobrando ainda. Na hora de aumentar o cultivo eu tenho aqui um gabinete de 486 que era um servidor (antigamente) sendo este bem maior que o atual mas ainda não tão grande quanto um full-tower. Futuramente quem sabe eu tenho um cluster de cultivo ehauheauhaeuh =p.

Sobre a contaminação: Mantenho o pc sempre o mais limpo possível, uma meia daquelas fininhas que a gente usa com sapato de filtro na frente dos coolers, um paninho umido pra tira o pó do gabinete a cada 2 semanas e um pincel pra limpar os dissipadores também é essencial. Como faço Ciência da Computação to sempre no pc, então ele tá sempre ligado mesmo =p.

Peltier: Tenho um peltier de 165w aqui... Ele funciona com até 17v (total) mas com 12v nele já é mais do q suficiente pra fazer um agito heueuh. Mas realmente acho que não compensa pois ele gasta muita energia. Com 9v ele puxa 5A, então tem que ter uma fonte boa pra aguenta ele.


Qq hora eu posto as fotos aqui, no momento a câmera digital sumiu e faz umas 3 semanas que não deu mais as caras por aki :eek: !

Abraços K.I.A
 
É mcxx, se você for ativar o pc só para o cultivo, não será a opcao mais viável enquanto custo x benefício, mas 'tá valendo'...

Um terrário dentro de um pc seria sim impossível, a menos que as peças não oxidassem, tivesse filtros e injetoras de ar etc...

Sobre a limpeza, para uma incubadora seria suficiente, uma vez que os copos estariam completamente isolados do ambiente externo.

O alto consumo da placa de péltier entra na conta do custo x benefíco... mesmo sabendo que ela não ficaria ligada 24hs por dia, há um alto consumo... :pos:você colocou a amperagem, informação precisa é sempre bem legal!:D
 
Pois é, viniciusc, minha preocupação era justamente com o custo x benefício. Diante dessas informações, acho que vou continuar mesmo com o tradicional método de água, gelo e bomba de ar.

Abçs.
 
Back
Top