Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

"Coisa" Marrom no micélio

  • Criador do tópico skifree
  • Data de início
S

skifree

Visitante
Observando um dos meus seis copos do meu primeiro cultivo, observei a formação de um círculo marrom, mais ou menos com dois centímetros de diâmetro, como mostrado no desenho (sem camera disponível :():

A parte cinza é o micélio, e o círculo marrom, a coisa.

Essa coisa não aparenta crescimento.

Alguém poderia me dizer wtf é isso?

[]'s!
 
dá uma olhada aqui, como descrito parece ser Mancha de batom (Lipstick Mold) - Sporendonema purpurescens (Geitrichum candidium) :neg:

https://teonanacatl.org/threads/quais-são-os-contaminantes-mais-comuns.27/

como postado aqui pelos experientes, é um fungo muito perigoso não aconselhado a tentatida de separação de micelio sadio, pois seus esporos podem acabar contaminando todo o ambiente em que o seu possivel cultivo venha a seguir

mais de qualquer forma, sem fotos fica dificil pros mestres indentificarem.
 
Upvote 0
Não creio que seja mancha de batom, é muito diferente das fotos e apresenta forma definida. O q vc acha, vitor?

POSTEM SUAS OPINIÕES!
 
Upvote 0
OLA IRMAO SERA UM PRAZER TE AJUDAR ,MAS SOMENTE AS FOTOS NOS AJUDARAM A CHEGARMOS A UM CONSENSO....:pos:
 
Upvote 0
Pode nos descrever quais os ingredientes e a proporção deles no substrato que vc preparou?

Sem imagens fica difícil, mas detalhando o processo talvez nos auxilie.

Os outros copos, estão normais??

paz e luz!
 
Upvote 0
Pode nos descrever quais os ingredientes e a proporção deles no substrato que vc preparou?

Sem imagens fica difícil, mas detalhando o processo talvez nos auxilie.

Os outros copos, estão normais??

paz e luz!

Proporção arroz/vermiculita/água: 1:2:1

Os outros não parecem apresentar quaisquer outros problemas.
 
Upvote 0
Proporção arroz/vermiculita/água: 1:2:1

Os outros não parecem apresentar quaisquer outros problemas.


Primeiramente, chegou a perceber se o substrato ficou muito compactado? Costumo não adicionar tanta água no preparo do substrato. Melhor mais seco, do que úmido demais. Depois corrijo isso com dunk tec (injeção de água)

Já percebi algo do tipo por aqui.

Por uma ocasião, a anomalia freiou por aí mesmo, aniversariei o bolo, e tudo ocorreu normal, porém interpretei como líquido que o micélio excrementa durante a incubação (isso acontece sempre), porém tinha outros componentes no meu substrato que podia apresentar essa cor (niger, linhaça e milho).

Em outra ocasião, era um bolo pf grandão ( 2 L ), e aniversariei ele quando chegou a 100%, porém devido ao tamanho do bolo, sua parte interna ainda não estava totalmente colonizada, após o primeiro flush, a contaminação que era interior, explodiu, tomando conta da superfície do bolo em 2 dias. Quando cortei esse bolo, (muito cuidado e uso de mascara, luvas e óculos ao manipular contaminações), pude perceber as áreas colonizadas pelo micélio (nas paredes) e pude perceber tb a área colonizada pelo contaminante.

Sem fotos fica difícil dizer o que pode acontecer, mas preste muita atenção, e caso tenha que descartar esse bolo, faça-o. Não leve contaminantes para o terrário, e muito cuidado com sua saúde.

sucesso, paz e luz!
 
Upvote 0
finalmente, as fotos...

Depois de muito esforços, aew vão as fotos (de webcam :eek:) do bregueço marrom:

E então? Qual é o voto de "é minha essa erva :cool:"?

Somente pra constar o que eu disse antes, ele não apresentou nenhum crescimento.
 
Upvote 0
finalmente, as fotos...

É acumulo de água dentro do copo devido à respiração celular :) Mas pela qualidade da foto não garanto nada. Isole os copos mais estranhos e faça as coisas com eles longe dos outros. De qualquer modo se for contaminante vai feder depois que tirar do copo :)
 
Upvote 0
finalmente, as fotos...

É acumulo de água dentro do copo devido à respiração celular :) Mas pela qualidade da foto não garanto nada. Isole os copos mais estranhos e faça as coisas com eles longe dos outros. De qualquer modo se for contaminante vai feder depois que tirar do copo :)

É também minha posição, acúmulo de água.

Se ocorrer tudo normal, não descarte o bolo, somente se feder de azedo quando vc aniversariar ele.

sucesso
 
Upvote 0
Back
Top