Algumas diferenças, falando do que eu pude vivenciar em relação ao psilocybe e ao DMT:
-No DMT, você só se perde dentro de si. Quando fecha os olhos, está em contato consigo ou outras coisas. A sensação é que, de olhos abertos, está ali ainda, algumas coisas mudam, mas em geral, eu diria que ainda há um bom referencial de realidade.
-Na psilocibina, em minha opinião, você perde totalmente essa "bússola de realidade". Muito embora haja no DMT também essa sensação de 'desmembramento/despertencimento/fusão com o todo', na psilocibina não há como "abrir os olhos", fazer uma coisa qualquer (como ir ao banheiro) e depois retornar a sua vivência. Você tem que administrar a sua realidade (e lidar com coisas como ir ao banheiro, comer, cuidar de si, caminhar etc) ao mesmo tempo em que não tem um referencial.
-No DMT você ainda mantém capacidade de julgamento e decisões. Por exemplo (deixando claro que é óbvio que isto não é nada recomendável nem plausível): Não sei como seria dirigir, por exemplo, caso fosse necessário, mas acredito que não se perderia no meio do caminho, pois ainda teria um referencial, uma bússola de realidade. Você ganha uma inteligência mas não perde capacidade de administrar seu meio. No cogumelo, creio que isto seria impossível, e um imprevisto na força do psilocybe seria um problema e um risco muito maior.
Namaste
@Jaguarpaw!
Interessante seu ponto de vista e experiências, grato por seu relato e observações.
Compartilharei as minhas.
Eu consagro Ayahuasca a 6 anos, tive diferentes frequências neste tempo curto, de 5~6 rituais por mês à 1 a cada 2~3 meses ou mesmo, 4 trabalhos numa mesma semana durante um feitio. Atualmente possuo tanto a bebida quanto as plantas em casa, e hoje sou servidor da casa onde consagro, com muito amor!
Com relação ao referencial de realidade da Ayahuasca, ele é real, porém relativo, pois a ayahuasca pode definitivamente por fim à realidade como a conhecemos, já tive experiências com a Ayahuasca de literalmente ir parar no reino dos mortos, e ali naquele ponto eu já não enxergava nada como realidade cotidiana, eu estava em outra atmosfera e percepção de realidade.
"Não sei como seria dirigir, por exemplo, caso fosse necessário, mas acredito que não se perderia no meio do caminho, pois ainda teria um referencial, uma bússola de realidade"
Impossível dirigir sob efeito da Força da Ayahuasca, rs!, a não ser que seja uma dose baixa e mais aguada, como a das igrejas, mas mesmo assim considero arriscado, principalmente alguns cipós que fazem a força vir em ondas, aí a pessoa pensa que tá bem, e passa 5 minutos tá curvada no chão, haha...
"Você tem que administrar a sua realidade (e lidar com coisas como ir ao banheiro, comer, cuidar de si, caminhar etc) ao mesmo tempo em que não tem um referencial."
Então, com Ayahuasca ocorre o mesmo, rs... cogumelos em doses recreativas não alteram essa "bússula" de realidade, tal como a Ayahuasca.
Em dosagens altas, ou concentradas, a Ayahuasca pode ser aterrorizante e "mindfuck" tanto quanto o cogumelo, já cheguei em níveis de sequer reconhecer as pessoas ao meu redor, os rostos todos viraram formas geométricas, eu não conseguia falar ou me mover com noção de espaço e tempo. Rs...
Devemos nos lembrar que a psilocibina (
O-phosphoryl-4-hydroxy-N,N-dimethyltryptamine ou 4-PO-DMT) é uma molécula hiper semelhante ao DMT da psychotria (
N,N-dimetil-1H-indolo-3-etanamina ou N,N-DMT), seus efeitos tem suas característicuas únicas, claro, mas não nos esqueçamos que ambas tem o mesmo potencial em termos de distorcer a realidade como a conhecemos.
Minha experiência visual/auditiva/sensorial mais forte foi com Ayahuasca, mas sei que se eu tomar uma hiper dose de cubensis eu consigo chegar num patamar semelhante.
Agora, precisamos também levar em contra outros fatores, pois há Ayahuascas e Ayahuascas, o tipo do cipó e o tipo da folha influenciam muuuuito, há chás que trabalham muuuito no físico e nas sensações, e outros que passam limpo pelo corpo e miram bastante na visão, tudo depende muito do feitor e das plantas, da concentração, de tudo!, rs. Há inclusive chás que te fazem chorar e ter peias homéricas, mas que não miram nada... haha!
Eu queria expor algumas diferenças entre cogus e Ayahuasca, mas em dosagens altas eles são muito semelhantes. Mas vamos lá, vou tentar!, rs, a diferença que vejo e sinto, pra mim, é que a Ayahuasca é mais "séria", ela te faz morrer e faz isto com gosto, você sente os estágios da morte, um por um... já cheguei a sentir meus órgãos todos parando de funcionar, coração batendo lento, dificuldade de respirar, fiquei 1h ofegante, e quando eu me entregava e ia pra morte, mesmo assim não passava, o peito continuava pesado, e mesmo com entrega, meu corpo virava caveira e entrava na Terra, eu sentia o espírito querendo desconectar do corpo... foi aterrorizante.
@Sensações de morte e loucura:
O que notei... geralmente com cogus o dilema é sobre a loucura, com Ayahuasca pende mais pra morte mesmo. Com cogus a certeza que bate é de que vai ficar louco pra sempre, com Ayahuasca eu nunca senti isto, apenas a certeza da morte. Já com cogus, quando encarei a morte, foi infinitamente mais tranquilo do que com Ayahuasca, pois com cogumelos eu já me vejo morto, como espírito vagante, não passo pelos "estágios da morte" como passo quase sempre com Ayahuasca, e se passo, não tem a mesma intensidade, neste quesito a Ayahuasca é a Maestra. Não à toa ela é a videira dos mortos, o vinho das almas... Yagé!
@Peias Emocionais:
Cogumelos me fazem chorar muito, mas muuuito mesmo, tanto quanto a Ayahuasca, neste sentido vejo ambas muito parecidas, com a diferença de que com cogumelos eu "sinto" e "vejo" e "sou" a pessoa, me lembro uma vez com cogus que eu vi, senti e me transformei na minha mãe... foi lindo e muito emotivo pra mim, com Ayahuasca eu não chego a transmutar de empatia, mas sinto o peso das ações e emoções nas cobranças de forma semelhante, e as vezes até, de forma mais severa, a Ayahuasca comigo não é tão carinhosa nas cobranças quanto o cogumelo.
@Limpeza física:
A Ayahuasca neste quesito pra mim é absolutamente incomparável... é nítido e notório durante o trabalho o efeito purgativo do chá, eu sinto ele limpando meus intestinos, choro, vomito e escarro, tudo ao mesmo tempo, quando você se dá conta, tá com nariz escorrendo, lágrimas rolando e catarro desprendendo do peito, é incrível a limpeza que ela faz, e de forma consciente!
Já com cogus, sinto que eles agem no meu físico de forma positiva também, mas sem comparação.
@Visuais
Cogumelos, principalmente no início, são coloridos demaaais... rs, cogumelos ocasionam visuais com mais facilidade, não precisa tomar uma dose heróica para ver o chão suspirar... já com Ayahuasca (levando em consideração os chás "comuns" que a maioria ingere), os visuais ocorrem também mas são mais sutis, mesmo num chá que mira bastante, as cores e os suspiros são mais presente no cogumelo.
Mas que fique claro, Ayahuasca em doses altas pode te fazer pedir arrego de tanto visual... o visual da Ayahuasca é muito lindo e colorido no início, principalmente de olhos fechados, mas existem níveis em que tanto de olho aberto quanto fechado, é a mesma coisa, tal como numa dose alta de cogumelos, a Ayahuasca pode te mostrar o reino dela, definitivamente como nas pinturas de Pablo Amaringo, eu sei pois já cheguei num nível com DMT que eu via tudo geométrico, os cabelos PINGAVAM no chão, as árvores criaram olhos, as folhas viraram espadas como a de ouro dos baralhos, luzes vermelhas e azuis nasciam do chão em forma de olhos também, o céu ficou ROXO, eu não conseguia falar, me mover, nem nada... e eu realmente via isso de forma super real e presente, como nos cogus, não foi miração mental ou de astral. Cheguei a machucar uma pessoa que estava perto de mim, de tanto que eu a apertei com as unhas, eu estava ATERRORIZADO pelo visual agressivo do DMT, nem me liguei de que eu grudei nela como um bicho acuado, irracional.
Mas no geral, é mais fácil se obter visuais com cogumelos, pra obter o mesmo nivel de cores com Ayahuasca o caboclo geralmente sofre mais, pois vai ter de ingerir uma dose acima do que está acostumado, e o visual da Ayahuasca é compatível com o peso dela, então... tem que ter coro pra guentar a chibata no lombo.
@Considerações finais
Ambos pra mim são ferramentas magníficas, mas com aprendizados diferentes, pra mim a Ayahuasca trabalha muito nos defeitos, no plano térreo mesmo, e os cogus são mais pra contemplação e fundir-se ao todo, um lance mais "hindu"... cogumelo pra mim é muito espacial, muito extraterrestre, externo... lida muito com energias sutis e seres primários, vejo muitas formas, árvores com formas de pessoas, tótens, seres da floresta, espírito das árvores e tal. Cogu pode ser introspectivo também mas, no geral, considero a Ayahuasca mais "interna" (ao mesmo passo que te une ao Todo).
Pra mim a Ayahuasca é o chip da Natureza, é PACHAMAMA total, é o amor puro e intrínseco da Madre Tierra, eu me emociono só de lembrar do amor dela, to escrevendo e o olho tá cheio de lágrimas aqui, pois pra mim Ayahuasca é isto, é amor, aprendizado, morte e o mais importante, RENASCIMENTO.
Cogumelos são professores mais tranquilos e menos agressivos, mais brincalhões... Ayahuasca pra mim é MÃE... bate, ensina e acolhe de uma forma mais profunda.
Eu gostaria de realizar um trabalho de cogumelos com o mesmo set list que uso na ayahuasca, tentando fazer um trabalho semelhante, mas há um porém, a Ayahuasca possui picos e uma duração diferente dos cogus, e geralmente eu guio minha exp pelo setlist e pelos horários das dosagens, com cogus eu não sei como seria, mas estou estudando o caso, assim poderia rolar um comparativo melhor.