Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos Secos

InducedComa

Mago Cósmico Branco
Membro Ativo
09/09/2010
605
64
Olá pessoal, bom dia.

Eu notei nos meus cogumelos secos que havia algo parecido com um mofo branco em algumas partes, bem parecido com o pézinho do cogu quando você o colhe e ele esta algodoado. É bem pouco e não ocorreu no chapéu nem na ponta da estirpe, apenas no meio, isso aconteceu apenas com alguns cogumelos, não com todos.

1.png 2.png 3.png 4.png

Acho que isso pode ter acontecido devido a minha falha no processo de secagem, visto que eu colhi e levei direto a sílica sem a passagem prévia por um túnel de vento, achei que não haveria problema pois o JohnDoe também faz isso.

Enfim, já aconteceu com vocês? Sabem me dizer o que é isso? Devo jogar fora? Espero que ainda de para consumir, nem que seja necessário fazer um chá. As partes "contaminadas" já estão separadas das demais esperando suas considerações. Obrigado desde já.

Paz e Luz!!!

Eles já estão crack and dry, um flush esta na silíca a mais de 3 semanas e o outro a umas 2 semanas. É recomendado fazer o chá ou posso bater no liquidificador?

Obrigado pela atenção Mauricio.

Upvote 0
Eu notei nos meus cogumelos secos que havia algo parecido com um mofo branco em algumas partes,

Se colocar os frutos direto na silica ou cloreto, sem antes tirar o excesso de água deles com o ar (secagem), túnel de vento, ventilador, etc. É quase certo que vai pegar bolor, mofo.
Eu descartaria esses frutos, aparentemente é só um bolor, mas bactérias muitas vezes não são visíveis a olho nu, então quem sabe o que pode ter a mais nesses frutos é dificil dizer, pois encontraram um ambiente ideial para se proliferar, umidade.

Deixe os frutos de 2 a 3 dias na frente de um ventilador, só ai passe eles para a silica ou cloreto de cálcio.

Upvote 0
Você descartaria tudo ou apenas as partes que estão com as manchas brancas? Foram bem poucas, umas 2g apenas, de 20g. Admito que fui meio burro mesmo, é bem óbvio que o processo de secagem na sílica demora bem mais, aumentando assim as chances de contaminar. :S

Eu os colhi, limpei, tirei umas fotos, demorei 20min no máximo, e guardei dentro de uma toca em um saco zip lock com 1,5kg de sílica laranja.

Grato pela atenção tupy.

Upvote 0
é bem óbvio que o processo de secagem na sílica demora bem mais, aumentando assim as chances de contaminar.

Depende, é claro, de quanta silica gel tem para a massa de cogumelos a secar. Se você colocar muita silica gel e poucos cogumelos, a secagem só com silica é rápida e eficiente.

Mas silica gel é cara, então faz todo sentido a pré-secagem no ventilador.

Upvote 0
Eu gosto de secar no túnel de vento primeiro e depois de uns 2 ou 3 dias passo pra câmara de secagem com cloreto de cálcio e nunca tive um único problema com mofo e nem com perda de potência notável. Eles sempre são bem fortes e mantém uma boa aparência, sem azulamento externo.

Upvote 0
Já consegui os collers para fazer o túnel de vento, agora preciso de alguma fonte 12v =S, fui ver para comprar é 25 mangos, ta louco.

Upvote 0
Back