Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos Secos estragados (?)

Nephtys

Primórdia
Membro Ativo
23/04/2015
80
36
Avalon
Olá pessoal. Eu comprei há cerca de uns 40 dias 7 gramas de psilocybe seco, e depois mais dois saquinhos de cinco gramas cada, estes eu adquiri tem coisa de 2 semanas. O saquinho de 7 gramas me garantiram que estava fechado a vácuo, por isso não tinha sílica.
Os outros dois saquinhos tinham sílica.

Eu olhei os cogumelos há alguns dias, e eles estavam normais. Eu pretendia comer o das 7 gramas amanhã, hoje fui olhar e eles estão com aspecto de mofados :( Os de 5 gramas, com uma penugem branca em cima, como fiapos de algodão. O de 7 gramas, com uma penugem cinza.
Tenho quase certeza de que os meus cogumelos contaminaram :( Mas como?
Eles estavam guardados dentro de uma sacolinha plástica enrolada, e coloquei ela numa caixa de plástico, destas organizadoras.
Só que eu também guardo livros nesta caixa, será que foi por isso que contaminou? Eu não sabia que cogumelos secos estragavam. Sempre me disseram e li que era só conservar em algum lugar seco e fresco.

Outros cogumelos que eu tive, que era de outro fornecedor, eu guardei dentro de um estojo que tinha mais um monte de coisa, lápis, caneta, borracha, etc... e não aconteceu nada com o cogumelo, mas estes todos tinham sílica.

Como os cogumelos de 7 gramas estavam bem mais estragados do que 5, creio que a contaminação começou neles.
Será que foi pelo fato deste saquinho não ter sílica? O fato de ser fechado a vácuo não adianta nada então? Ou será que não estava fechado à vácuo realmente? Será que foi porque estavam perto de livros? (apesar de estarem em seus respectivos saquinhos e ainda envolvidos em outra sacola plástica).

Por favor me ajudem, foi mais 200 reais de prejuízo, fora ai umas 3 ou 4 trips perdidas =/ Fora o tempo que eu vou perder até poder comprar outros.

Não estou conseguindo anexar as fotos no tópico, está dando erro :'(
(The following error ocurred. There was a problem uploading your file)
 
Sobre cogumelos comprados, não temos como ajudar muito, por não saber quando e como foram produzidos. Mas valem as mesmas técnicas de conservação de qualquer cultivo.

Algum dos saquinhos já estava aberto? Embalados a vácuo normalmente ficam bem secos, mas só se já estiverem bem secos antes de serem embalados. Se você abrir os pacotes, é claro, a eficácia se perde.

Sendo o que são, o melhor é você guardar os cogumelos num lugar limpo sem mais nada junto. Livros não são mesmo a coisa mais limpa do mundo...

Mas será que estão estragados mesmo? Vale lembrar que cogumelos também são fungos assim como o mofo, o que você pode estar vendo, principalmente se for branco, pode ser micélio do próprio cubensis se manifestando.

Acho que você pode estar tendo problemas com o upload em Flash. Vá em https://teonanacatl.org/account/preferences e desmarque a opção "Usar o Flash Uploader", depois tente colocar as fotos novamente.

O prejuízo você pode recuperar cultivando os seus próprios... De quebra você aprende um monte de coisa sobre como conservá-los adequadamente ;)
 
Upvote 0
Será que foi pelo fato deste saquinho não ter sílica? O fato de ser fechado a vácuo não adianta nada então?
Se fechar a vácuo um cogumelo que não esteja 100% seco, a umidade também vai estar ali, presa à vácuo.
Ou será que não estava fechado à vácuo realmente?
É só olhar se está, não? O plástico do pacote está completamente justo aos frutos?
Por favor me ajudem, foi mais 200 reais de prejuízo
Não sei se tem muito o que ser feito. :(
 
Upvote 0
Mas será que estão estragados mesmo? Vale lembrar que cogumelos também são fungos assim como o mofo, o que você pode estar vendo, principalmente se for branco, pode ser micélio do próprio cubensis se manifestando.

Então, nos saquinhos de 5 gramas, até parece micélio, é como se fosse uma poeirinha muito fina ou fiapos de algodão, mas não sei identificar, mas é esbranquiçado. Do de 7 gramas tenho certeza que não, pois é acizentado, tipo como se fosse poeira mesmo, mais grossa que no outro, e cinza.
Mas nasce micélio do cogumelo adulto, e seco? o_O E se sim, pq isso acontece? o_O Lembrando de que estes cogumelos eram perfeitamente normais, faz mais ou menos uma semana e eu olhei e não tinha nada.
Olha, consegui finalmente postar as fotos! \o/ Me diz por favor o que você acha.

Algum dos saquinhos já estava aberto? Embalados a vácuo normalmente ficam bem secos, mas só se já estiverem bem secos antes de serem embalados. Se você abrir os pacotes, é claro, a eficácia se perde.
Não, eu só abro mesmo na hora de consumir e eles vieram fechados, e continuam assim. Vc acha que se fosse o caso do cogumelo não estar bem seco na hora que foi embalado, quanto tempo demoraria para se manifestar o "mofo"?

O prejuízo você pode recuperar cultivando os seus próprios... De quebra você aprende um monte de coisa sobre como conservá-los adequadamente ;)
Infelizmente, eu não tenho como cultivar na minha casa, eu não tenho espaço nem para colocar um terrário de garrafa pet =/ Minha casa é praticamente um pequeno quarto onde só cabem as duas camas e a mesa do computador. Na cozinha também não tem espaço algum e no banheiro, eu diria que por causa da umidade e calor excessivos não seriam adequados para um cultivo né? :(

É só olhar se está, não? O plástico do pacote está completamente justo aos frutos?
Então, é um saquinho "a vacuo" dentro de outro saquinho normal, está meio dificil de ver. Só daria pra ver direito se cortasse o saquinho de fora, para tirar o de dentro.

Se fechar a vácuo um cogumelo que não esteja 100% seco, a umidade também vai estar ali, presa à vácuo.
Repito a pergunta que fiz ao @Salaam`aleik : quanto tempo demoraria para se manifestar vsivelmente a olho nú este bolor/mofo se fosse este o caso de ter sido embalado antes de estar totalmente seco? Por favor, olhe as fotos.
 

Anexos

  • 5_gramas (1).jpg
    5_gramas (1).jpg
    100 KB · Visualizações: 104
  • 5_gramas (2).jpg
    5_gramas (2).jpg
    108.6 KB · Visualizações: 91
  • 5_gramas (3).jpg
    5_gramas (3).jpg
    114.9 KB · Visualizações: 91
  • 7_gramas (1).jpg
    7_gramas (1).jpg
    111.7 KB · Visualizações: 94
  • 7_gramas (2).jpg
    7_gramas (2).jpg
    109.9 KB · Visualizações: 80
  • 7_gramas (3).jpg
    7_gramas (3).jpg
    96.2 KB · Visualizações: 83
  • 7_gramas(4).jpg
    7_gramas(4).jpg
    106.1 KB · Visualizações: 86
  • 7_gramas (5).jpg
    7_gramas (5).jpg
    96 KB · Visualizações: 82
Upvote 0
As fotos estão péssimas, mas pelo que deu pra sacar, tá bem feio isso aí. Tóxico.
uanto tempo demoraria para se manifestar vsivelmente a olho nú este bolor/mofo se fosse este o caso de ter sido embalado antes de estar totalmente seco?
Eu não acho que isso tenha uma resposta exata e matematicamente determinada assim, como você dá a entender. Se vai continuar dando dinheiro pra esses comércios, compre assim que for usar, porque obviamente eles estão interessados mais em dinheiro do que na qualidade do produto.
 
Upvote 0
É, viraram comida de mofo. Eu não consumiria, jogaria fora mesmo.

Mas se for fazer a loucura de consumi-los, lave bem em água corrente antes e depois ferva por bastante tempo. Não estou dizendo para fazer, só prevenindo. Não se sabe o que tem aí... Provavelmente nada mortal, mas pode desencadear reações bastante desagradáveis, especialmente se ocorrerem durante a trip.
 
Upvote 0
Meus cogumelos estavam dentro dos respectivos saquinhos que vcs viram nas fotos anteriores. Os saquinhos estavam dentro desta sacolinha plástica verde (à direita), que estavam dentro desta caixa organizadora rosa. Ao abrigo de calor, umidade e luz. O único problema é que a caixa tem livros. Mas os cogumelos estavam envoltos em bastante camadas de plastico da sacolinha, não tiveram contato direto com os livros. Vocês acham que existe a probabilidade da culpa ter sido minha, ou seja, do lugar onde eu guardei, ou o mais provável é que o cogumelo não estava seco o suficiente e ai a umidade dentro dele fez mofar?

Segue foto da caixa.

@Salaam`aleik , @Malahov e @PsychoEvie vou seguir os conselhos e não vou consumir!!
 

Anexos

  • caixa.jpg
    caixa.jpg
    136.5 KB · Visualizações: 43
Upvote 0
Meus cogumelos estavam dentro dos respectivos saquinhos que vcs viram nas fotos anteriores.
É que as fotos estão bem ruins mesmo, não dá pra ver bem por falta de foco. Dito isso, se estão em pacotinhos selados, a culpa não deve ser sua. Acontece que tem esporos em tudo que você imaginar, eles só precisam das condições ideais para desenvolverem, como a umidade de cogus em um pacotinho sem oxigênio... É bastante possível que o cultivador não tenha tomado o cuidado se secá-los 100% antes do envio.
 
Upvote 0
É mais provável que não estivessem secos ou a embalagem não estivesse 100% íntegra. Embalados a vácuo e similares geralmente são em plástico grosso ou então embalagens metade alumínio metade plástico grosso, não em sacos finos. Pense em uma embalagem de sílica ou de picanha...

E se a embalagem funcionasse, os livros não fariam diferença.
 
Upvote 0
É mais provável que não estivessem secos ou a embalagem não estivesse 100% íntegra. Embalados a vácuo e similares geralmente são em plástico grosso ou então embalagens metade alumínio metade plástico grosso, não em sacos finos. Pense em uma embalagem de sílica ou de picanha...
O de 7 gramas está em dois saquinhos de plástico grosso, mas os de 5 estão em saquinhos bem fininhos, como aqueles de bijuteria.

E se a embalagem funcionasse, os livros não fariam diferença.
Pow, vc tirou um peso muito grande da minha consciência AUASHAUSHASA Eu vou falar com o fornecedor para tentar um reembolso.

É que as fotos estão bem ruins mesmo, não dá pra ver bem por falta de foco.
Pois é, deixei na melhor resolução possível do meu celular, mas ainda assim é uma porcaria ASASHUAHSAUS :(
 
Upvote 0
Infelizmente, eu não tenho como cultivar na minha casa, eu não tenho espaço nem para colocar um terrário de garrafa pet =/ Minha casa é praticamente um pequeno quarto onde só cabem as duas camas e a mesa do computador. Na cozinha também não tem espaço algum e no banheiro, eu diria que por causa da umidade e calor excessivos não seriam adequados para um cultivo né? :(

Já pensou no cultivo in vitro? :)
 
Upvote 0
Back
Top