Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos pequenos e baixo rendimento.

Vivi Westwood

Esporo
Cadastrado
06/05/2024
65
3
Salve!

Pessoal eu estou com uma duvida aqui.
Estou no primeiro cashing que está dando certo (a tentativa anterior não foi bem), apesar de não ter nenhuma contaminação aparente e uma quantidade legal de cogumelos tenho a impressão que eles ficaram pequenos e o rendimento do primeiro flush não foi dos melhores. Essa coleta rendeu 67g de cogumelos frescos.
Eu tive resultados mais exuberantes usando PFteck.

Estou cultivando B+AKM, essas marmitas foram montadas com spawn de milho, 50% de vermiculita e 50% de pó de coco.
Por falta de programação da minha parte, montei com mais ou menos 400ml de spawn para um total de 1L.
O cultivo está sendo feito em uma estufa de caixa plástica, acredito que tenha uma boa ventilação e parece úmida. Foi a mesma caixa que usei com PFteck.

Poderiam me dar uma suas opiniões se eles isso é normal ou se tem algo errado? O que eu poderia fazer para melhorar?
No fundo, o tamanho deles não me incomodas, mas gostaria de um rendimento maior.
Obrigado.
VW

Última edição:
Pela estatura dos frutos vou deixar meu chute... Pouca umidade no casing, muita troca de oxigênio no terrário...

Melhorar umidade do casing na hora da confecção, diminuir UM POUCO a oxigenação apartir do momento que começarem a frutificar...

Opa!
@Maal, obrigado pela resposta!
Confesso que pensei na possibilidade de ter muita troca de ar, mas não no substrato ter pouca umidade. Até achei que eles estavam um pouco úmidos de mais quando monte.

Será que na reidratação eu consigo melhorar esse aspecto?

Vamos ver como virão os proóimos flushs.
Obrigado!
VW

Confesso que pensei na possibilidade de ter muita troca de ar, mas não no substrato ter pouca umidade. Até achei que eles estavam um pouco úmidos de mais quando monte.
Isso é algo para se analisar... Tem que ver se está com pouca umidade mesmo, pode ser que não...
Mas acontece de assim que montar a gente achar que está com boa umidade mas depois perceber que não...
Umidificando bem na hora da confecção, dificilmente precisará repor umidade...

Será que na reidratação eu consigo melhorar esse aspecto?
Reidrata bem para o próximo flush que deve da bom. Geralmente quando o 1 flush vem fraco, se manter boas condições, o 2 flush vem legal :positivo:

Oxigenação muito alta = frutos pequenos e densos
Oxigenação na medida certa = frutos bem desenvolvidos, densos e com bom tamanho
Oxigenação muito fraca = frutos esticados demais e ocos por dentro

A nível de tamanho parecem-me perfeitamente normais.
Estão aí cogumelos que já deviam ter sido colhidos, inclusive. Assim que rasga o véu nem que seja só um pouco é a altura ideal para colheita, ainda antes de abrir o chapéu muitas vezes.

Eu faço um dunk de 12h para reidratar e volto a colocar vermiculita por cima depois de cada flush.

Salve!
Ontem foi a vez dos Penis Envy 07, eles também vieram menores do que eu esperava (o que eu não achei tão ruim pq facilita a secagem).

Acho que descobri qual foi o problema.
@Maal cantou a pedra, deve ser pouca umidade mesmo, por uma vacilo eu acabei preparando os casting 1/1 de substrato e spawn, com isso ficou pouco substrato para acumular água e ele está desidratando muito rápido!
Em janeiro vou preparar mais alguns e corrigir esse erro!

@Mindfulness, sobre o tamanho eu estranhei pq no cultivo em PFteck a média foi bem mais alta e o rendimento alto.
Quanto o ponto da colheita, normalmente faço antes do véu começar a abrir, nesse caso ai perdi o ponto pq amadureceram durante a noite.

Obrigado pelas dicas.
VW

eles também vieram menores do que eu esperava

Você sempre cultiva com essa largura de camada de substrato?

Geralmente, quando se quer cogumelos grandes, a profundidade do substrato deve ser ajustada, para maior.

Opa @Ecuador!

Acho que sempre é uma palavra muito forte para minha experiencia! rs
Essa é apenas a segunda tentativa com cashing! Na anterior eu fiz dessa forma também.

As marmitas que estou usando são de 1,15L, se não me engano, o substrato ficou com 4cm, mais ou menos. Deu por volta de 1L de substrato.
É muito baixo?

Valeu!
VW

@Mindfulness, sobre o tamanho eu estranhei pq no cultivo em PFteck a média foi bem mais alta e o rendimento alto.
Quanto o ponto da colheita, normalmente faço antes do véu começar a abrir, nesse caso ai perdi o ponto pq amadureceram durante a noite.
Eu faço sempre com PF-Tek e diria que os cogumelos não são necessariamente maiores do que os dessa fotografia. Embora já tenha tido alguns "gigantes" em diversos cultivos.
Alguns dos recentes (Wollogong): Em Andamento - Wollongong c/ PF Tek - Atualizações
E do meu primeiro cultivo: Completo - O meu 1º Cultivo: Mexican Dutch King @ PF-Tek

Na verdade eu prefiro mesmo os cogumelos assim mais para o tamanho médio, uma vez li algo do RogerRabbit que dizia que os cogumelos maiores podem ser mais fracos em relação à proporção da quantidade de psicolina vs tamanho. E corresponde à minha experiência.
E é por isso também que não existe vantagem em deixar crescer mais assim que o véu começa a rasgar nem que seja um pouco, segundo o mesmo nesse ponto eles já estão no pico máximo de psilocina e crescer mais só vai acrescentar peso sem mais potência.

Edit: Esses Penis Envy estão incríveis, nunca consegui cultivar essa strain por ser difícil de encontrar por cá.

Última edição:
Salve @Mindfulness!

Belos cogumelos!

Na verdade eu prefiro mesmo os cogumelos assim mais para o tamanho médio, uma vez li algo do RogerRabbit que dizia que os cogumelos maiores podem ser mais fracos em relação à proporção da quantidade de psicolina vs tamanho. E corresponde à minha experiência.

Também tenho essa impressão, cogumelos menores me parecem mais potente. Nas outras levas eu coli eles mais cedo.
Meu incomodo aqui não muito sobre o tamanho, a questão é que a produtividade está a baixo do que eu esperava. Também não sei se eu estou com expectativas muito altas.
O primeiro flush de B+AKM tendeu por volta de 6,7g, com Penis Envy primeiro flush de duas bandejas produziram pouco menos de 19g.
Ainda tem duas bandejas de Jack Frost que nem pinaram.

Edit: Esses Penis Envy estão incríveis, nunca consegui cultivar essa strain por ser difícil de encontrar por cá.

Eu comprei pela internet, confesso que acho bem caro, além do valor da seringa ainda tem o frete... mas estava muito afim da Jack Frost e Penis Envy 07.
Pelo canal de trocas do forum vc não consegue?

Obrigado
VW

Back