Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos Mágicos x Santo Daime

GeGeo

Cogumelo maduro
Cadastrado
30/10/2008
1
57
37
Olá, amigos!
Bom, antes de explicitar o motivo do meu tópico, gostaria de fazer algumas considerações. Acabei de me registrar no site e gostaria de dizer que, simplismente, fiquei fascinado. É extremamente orhanizado e o nível das discussões e dos usuários é elevadíssimo. Gostei muito! já venho frequentando há alguns dias, mas resolvi me registrar hoje!

Particularmente, ainda n tive minha experiência, nem com os cogumelos, nem com o chá do Santo Daime. Estou há um bom tempo colhendo informações e buscando me informar sobre ambos. Os dois me chamam muito a atenção.

Percebo muitos pontos em comum e poucas diferenças, vou dizer oq acho GOSTARIA MUITO Q OS AMIGOS ME ESCLARECESSEM A DUFERENÇA.

Percebo q os pontos em comum são:
- ambos proporcionam uma mudança de paradigma e forma de pensar após a experiência;
- ambos proporcionam uma incrível experiência de introspecção e autoconhecimento;
- ambos tem um lado muito sentimental ligado a uma maior valorização da natureza.

Diferenças:
- o Daime tem um lado religioso mais forte, ligado há uma interpretação mais peculiar do Cristianismo; os cogus tb podem levar a interações com o divino, mas de uma forma mais livre e de acordo com a individualidade de cada um.

Bem, acho q é mais ou menos por aí. desculpem se tiver falado alguma besteira! espero q vcs me ajudem a saber mais sobre as diferenças.
Estou esperando me sentir mais preparado p minha primeira experi~encia, ms n sei se vou p os cogus ou o Daime, ou ambos.

Abraços a todos!
 
Fala Gegeo!

Seja bem vindo.

entre as suas opções estava experimentar Ambos. acho que vc deveria fazer isso, e descobrir por vc mesmo a diferença. as vezes a opnião de outras pessoas influenciam o modo como sentimos.:confused:

Mas Boa sorte no seu caminho, e sinta-se em casa aqui.

Abraço.
 
Toma logo e sinta vc mesmo.

Daime pode ter esse lado ABOMINÁVEL chamado religião, é uma doutrina onde usam a substância para inculcarem um monte de bobagens.

A ayahuasca sem esse lado religioso é bem legal, fora os vômitos, tome sozinho em casa, não esqueça da dieta.

Cubensis não têm contra-indicação.

Experimente e seja livre.
 
entre as suas opções estava experimentar Ambos. acho que vc deveria fazer isso, e descobrir por vc mesmo a diferença. as vezes a opnião de outras pessoas influenciam o modo como sentimos.

ótima frase

nao quero brigar com o pantaneiro, mas nao concordo que a religiao seja algo abominavel aliado à ayahuasca, eu como ateu tiro proveito da inspiração divina que os cogumelos me proporcionam, mesmo sendo ateu. É isso mesmo, algo de espiritualidade sem divindade, algo que envolve a esperança no ser humano, algo que envolve projetos como o de Jesus e de outras personagens religiosas, só que sem o pequeno detalhe - repito, detalhe - da existência de Deus.

e axo q quem eh religioso pode tirar um EXCELENTE proveito das experiencias com enteogenos.

eh isso mesmo... eu axo q a religião, ou pelo menos a ESPIRITUALIDADE pode potencializar o efeito enteógeno dos... enteógenos.
 
ótima frase

nao quero brigar com o pantaneiro, mas nao concordo que a religiao seja algo abominavel aliado à ayahuasca, eu como ateu tiro proveito da inspiração divina que os cogumelos me proporcionam, mesmo sendo ateu. É isso mesmo, algo de espiritualidade sem divindade, algo que envolve a esperança no ser humano, algo que envolve projetos como o de Jesus e de outras personagens religiosas, só que sem o pequeno detalhe - repito, detalhe - da existência de Deus.

e axo q quem eh religioso pode tirar um EXCELENTE proveito das experiencias com enteogenos.

eh isso mesmo... eu axo q a religião, ou pelo menos a ESPIRITUALIDADE pode potencializar o efeito enteógeno dos... enteógenos.

É isso aí, cara. E sinceramente eu acho que tirar a espiritualidade dos enteógenos é tirar JUSTAMENTE o que tem de enteógeno nele, já que tudo não passa da evolução do seu eu interior.

Uso recreativo? Bah, tô fora! :mad:
 
Algumas pessoas encontram muitas diferenças entre ambos, outras acham que são bastante parecidos.

Para mim a Ayahuasca é mais rasteira, mais direta, te deixa de cara com a imensidão sem estar preocupada com a sua condição humana.

Os cogumelos são diferentes, geralmente parecem mais acolhedores e te preparam (mas nem sempre) para o encontro com a imensidão.

Mas para mim os efeitos físicos (leia perceptivos) são similares.

Para ter um experiência "comparativa" é crucial que seja com cogumelos de pasto. Comparativa entre aspas porque a comparação é muito frágil, pois as percepções que vc terá das duas experiências dependerão de diversos outros fatores como set/setting, preparo e dosagem, além do que a gente não vem com um medidor de nível de enteogenia para sermos precisos. As comparações só poderão ser feitas em termos gerais, bem relativamente.

E como o Pantaneiro já salientou, separe o Daime da Ayahuasca. Os efeitos são os mesmos no ritual ou fora dele, mas o encaminhamento e as influências vibratórias da experiência não e isso conta MUITO.
 
Diferenças:
- o Daime tem um lado religioso mais forte, ligado há uma interpretação mais peculiar do Cristianismo; os cogus tb podem levar a interações com o divino, mas de uma forma mais livre e de acordo com a individualidade de cada um.

Esse cunho de cristianismo, impregnado na ayahuasca , por vezes é mal interpretado.
Você faz o contato com o divino da maneira que bem entender, busca na sua essência, no seu EU superior. Se quiser, não precisa nem rezar no ritual de "santo daime", basta ter amor no coração. Ou você irá procurar algum enteógeno com ódio e raiva no coração?
Quanto ao "tomar ayahuasca em casa, sozinho" tenho como certo que não é aconselhável, a força é muito grande. Por esse motivo tem-se a comunhão religiosa "o santo daime" onde tem-se o grupo, onde a força flui. Ou toma-se a ayahuasca no ritual de Umbanda, onde o grupo te segura, a força flui.
É preciso o canto, o ritmo, a pulsação, ou você desanda.
Não imagino alguém tomando dentro do quarto, escutando música eletrônica.

Mesmo com os cogumelos, eles estão ai para te ensinar, tome de coração.
 
Quem acha que se sente mais a vontade seguindo algum ritual pré-determinado ao consumir alguma substância enteógena, ou prefere estar livre de qualquer seguimento pré-estabelecido e se sente a vontade com suas experiências interiores, que faça então o melhor para si. Acredito que não exista nem uma regra, pois cada um de nós é um universo onde nos comportamos de maneiras distintas.
 
Um amigo meu de infância e companheiro de ceticismo quanto às nossas idéias de quando jovens sobre o que é Deus, começou a participar de algumas reuniões do santo daime, e realmente foi impressionante a mudança de seus pensamentos. Isso foi há uns dois anos atrás e eu nem conhecia o mundo dos cogumelos mágicos e tentava durante as nossas conversas sempre levar a hipótese da situação em que se é exposto ao tomar a substancia. Eu sempre tentei exprimir idéias de que tudo aquilo era pura "viagem", o que nao deixa de ser. Todavia, agora sou capaz de pensar "PORQUE NÃO?". Deus é para ser sentido e não para ser explicado e tenho certeza que o estado do daime faz sentir MUITA COISA. Podem ser meras ilusões e mentiras, mas o que é a nossa vida, senão mentiras? Pois o que não é verdade é mentira e ninguém sabe a grande verdade! A vida da freira, a vida da vítima, a vida do soldado... Puras ilusões.

No mais, é só ter a cabeça no lugar (???) e deixar fluir a energia que a vida nos proporciona, seja com daime, seja com cogumelos, seja com qualquer outra coisa!!
 
São acontecimentos diferentes, mesmo que tenham a mesma raíz.

Os entes são diversos uns dos outros, o processo da vivência é absolutamente outro. Até mesmo nos pontos que são comuns, é diferente. Os dois podem atingir, por exemplo, a "introspecção", que é uma para um e outra para outro.

Essa é uma comparação que não se poderia fazer, nem "à título de curiosidade".

Para ambos é necessário já uma inclinação e um desenvolvimento do Espírito, que se dá nos hábitos de bem respirar, bem comer e perceber as finas camadas que compõe a Estrutura da Existência, e assim a Suprema Manifestação da Vida.

Mas são ambos necessários e são a mesma árvore.

Boa sorte!
 
nunca tive experiencia com nenhum dos dois (eu desmaeiei com 15 min depois de 8g de psilocibina heehehehhehe)

mas pelo que eu leio e ouvi falar

as substancias sao proximas por serem triptaminas,mas sao trips diferentes,o intuito,aonde leva pode e deve ser o mesmo,mas o meio e como a quimica manifesta eh um poco diferente

a energia elemental eh diferente tbm

e cada um sintoniza mais com uma!

mas o cogumelo parece ser espacial

o mckenna vive falando que ele eh o alienigena,e os sporos vem do espaço

a milhoes de anos os sporos vagam pelo espaco procurando um relacionamento simbiotico com o ser consciente,ele traz a experiencia e o ser espalha seus micélios...

os sporos tem uma substancia mto mto resistente que sobrevive no espaço sim

entao isso pra mim faz a psilocibina ser mto mística e exótica


mas eh soh achismo tbm
 
nunca tive experiencia com nenhum dos dois (eu desmaeiei com 15 min depois de 8g de psilocibina heehehehhehe)

a energia elemental eh diferente tbm

Hehe apagou é Shankara?! Acontece :)

Aí que tá, quimicamente, podem ser semelhantas, essas coisas.
Mas cada "planta/fungo" tem o seu poder, sua energia, seus guias e ai por diante.
E, aprender a respeitar/permitir, ai eles se apresentam.

:pos:
 
Hehe apagou é Shankara?! Acontece :)

Aí que tá, quimicamente, podem ser semelhantas, essas coisas.
Mas cada "planta/fungo" tem o seu poder, sua energia, seus guias e ai por diante.
E, aprender a respeitar/permitir, ai eles se apresentam.

:)

poiseh,essa psilocibe mex foi sinistra

na realidade eu nao apaguei sozinho

fui induzido ao esquecimento pela espiritualidade para nao ficar "traumatizado"....inconsciente eu berrei de dor e acordei no hospital,1 semana depois me mandaram para o inferno e fiquei expurgado 4 meses


hahahaha

mas valeu a pena,akeles 15 minutos de distorção de percepção foi bom eahuaehuaeh
 
poiseh,essa psilocibe mex foi sinistra

na realidade eu nao apaguei sozinho

fui induzido ao esquecimento pela espiritualidade para nao ficar "traumatizado"....inconsciente eu berrei de dor e acordei no hospital,1 semana depois me mandaram para o inferno e fiquei expurgado 4 meses


hahahaha

mas valeu a pena,akeles 15 minutos de distorção de percepção foi bom eahuaehuaeh

Acordou no HOSPITAL??? Isso me faz levantar uma questão que a tempos ando pensando:

Entrei no tópico porque conheci 2 CARAS QUE PIRARAM DE FEZ COM DAIME dentre vários que fiquei sabendo e tive notícia de apenas 1 com cogumelos...

A questão é: Até onde houve uma ação apenas do psicoativo ou uma interação com um problema fisiológico preexistente nestes casos???

Estou certo de que usuários de substâncias tão potentes como essas tem que ter a responsabilidade de avaliar sua integridade física e mental!!!

(Um recado para vc, nóia curioso que está de passagem: lembre-se que vc tem familiares e se está procurando lazer e emoção, vá fazer sexo pulando de buguin jump!)

Voltando... creio que a integridade neurológica do cidadão que queira ter uma experiência psicodélica ( seja Daime, Cogumelos, LSD, Trombeta...) tem que estar assegurada. Em um dos casos que conheci, um deles tinha epilepsia!

Acordar no Hospital?:eek: Não seria mais seguro passar por um check-up num neurologista?

É uma dica relevante. Seria interessante para quem está iniciando verificar se tem histórico de problemas neurológicos ( Epilepsia, disrretimia, etc) na família. Eu particularmente fiz um eletro, vai que me da um "curto-circuito"!!!:D

Sei que muitos vão achar nóia minha, mas com não se esqueça que estamos mexendo com substancias realmente poderosas ( natural é? Masca aqulela planta "Comigo-Ninguem-Pode"! Ela tem Estriquinina!!! Mata mesmo!)

É a dica pra quem está começando, eu estou começando...não sou médico,só estou pensando em minha integridade físico-mental e na felicidade das pessoas que me amam...

Não é todo mundo que pode fazer uso de Psicoativos

Nosso corpo tem limitações, há pessoas que não podem com açucar, não podem com camarão... VC pode ser uma pessoa que tem problemas com psicoativos...

Sejam responsáveis e prudentes!!!

Abç!
 
acordei no hospital porque meu pai me pego em Péia...a peia podia ter pasasdo e ficado uma boa trip...

meu tio deve ter esquizofrenia

e pelo ke eu li eu tenho traços esquizofrenicos!
 
e pelo ke eu li eu tenho traços esquizofrenicos!

Eu sinto? esquizofrenia durante algumas trips!!
E acho no entanto muito interessante estudar essa área não apenas em mim!!

Aproveita Shankara estude-te!
 
acordei no hospital porque meu pai me pego em Péia...a peia podia ter pasasdo e ficado uma boa trip...

meu tio deve ter esquizofrenia

e pelo ke eu li eu tenho traços esquizofrenicos!


O que vc quer dizer com "peia"? Seria algum tipo de castigo espiritual?

Seja sicero com você! Não está sendo vítima de "auto-corrupção"?

Não minta para você mesmo...


Abç!
 
O que vc quer dizer com "peia"? Seria algum tipo de castigo espiritual?

Seja sicero com você! Não está sendo vítima de "auto-corrupção"?

Não minta para você mesmo...


Abç!


olha, se vc tom,ar 8 gramas secas de psylocibe mex,no auge do psilocibin psilocin na sua primeira trip e vc nao ficar um pouco assustado,e o maldito enjoo de estomago nao te deixar em bad,e vc tar em um quarto sem poder sair pra vomitar virando um inseto alienigena,e vc tiver um nirvana...

parabens vc eh mto evoluido
 
mas o cogumelo parece ser espacial

o mckenna vive falando que ele eh o alienigena,e os sporos vem do espaço

Brother, pare de ler as pirações desse cara e achar que é a real.

Esporos não sobreviveriam à entrada na atmosfera, a temperatura é muito grande, e as condições do espaço são muito fodas...

mas eh soh achismo tbm

:rolleyes:

Eu nunca tomei huasca, infelizmente, mas tenho muita vontade...

Mas sei lá, já tive Trips com DMT puro da Jurema e não gostei, tive dor de cabeça, peso no peito, peso no corpo, parecia que eu tava morrendo, credo.

Se um dia eu tomar huasca vai ser uma dose pequena, e longe do dogmatismo religioso que me causa repulsa, o chato é que é muito difícil achar uma huasca verdadeira se ser nestes centros de corrupção mental que tem como base o dogmatismo.
 
olha, se vc tom,ar 8 gramas secas de psylocibe mex,no auge do psilocibin psilocin na sua primeira trip e vc nao ficar um pouco assustado,e o maldito enjoo de estomago nao te deixar em bad,e vc tar em um quarto sem poder sair pra vomitar virando um inseto alienigena,e vc tiver um nirvana...

parabens vc eh mto evoluido

Não estou duvidando nem um pouco de sua trip! Tenho certeza que muitos pirariam ( eu tambÉm).

Só estou perguntando qual o motivo REAL de vc VIAJAR 15 MIN E parar no Hospital. Só isso...

E afinal, O QUE É PEIA???
 
Back
Top