Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos latifundiários

Rickarddin

Hifa
Membro Ativo
06/02/2021
98
9
46
Salve, cogumeleiros

Galera, não sei se é só comigo que rolam essas paradas, mas tô com um caso aqui e já busquei fórum afora alguma coisa sobre, e não achei nada...
Tô com esse monotube numa caixa organizadora de 40 litros.
Substrato de esterculita, misturada com bolo PFtek triturado. Strain MDK. Uns 2 dedos de altura (mão pequena, tá), 2 a 2,5 cm.
Fiz esse tube dia 22/04, hoje deu 20 dias exatos.
Tem ventilação boa (2 fileiras com furos de aprox. 4 cm cada, acho que dá pra ver).
Quando faço o tube, deixo tudo no escuro e os micropores dia furos com fita larga por cima. Quando coloniza tudo, tiro as fitas pra haver troca de ar. Abro 1 vez ao dia, por uns 30.segundos pra renovação do ar, sem abanar. Não borrifo, pq aprendi por aqui que tubes meio que podem deixar no piloto automático.
Porém, acontece muito em meus tubes casos como esse, de cogumelos latifundiários: ocupam uma grande porção de substrato com pouca produção.
Algum mestre pode iluminar minha mente com alguma informação que ajude a ter uma "floresta" de cogumelos nesse substrato?

Anexos

• IMG_20220512_063041183.jpg
    IMG_20220512_063041183.jpg
    2.5 MB · Visualizações: 33
Salve, cogumeleiros

Galera, não sei se é só comigo que rolam essas paradas, mas tô com um caso aqui e já busquei fórum afora alguma coisa sobre, e não achei nada...
Tô com esse monotube numa caixa organizadora de 40 litros.
Substrato de esterculita, misturada com bolo PFtek triturado. Strain MDK. Uns 2 dedos de altura (mão pequena, tá), 2 a 2,5 cm.
Fiz esse tube dia 22/04, hoje deu 20 dias exatos.
Tem ventilação boa (2 fileiras com furos de aprox. 4 cm cada, acho que dá pra ver).
Quando faço o tube, deixo tudo no escuro e os micropores dia furos com fita larga por cima. Quando coloniza tudo, tiro as fitas pra haver troca de ar. Abro 1 vez ao dia, por uns 30.segundos pra renovação do ar, sem abanar. Não borrifo, pq aprendi por aqui que tubes meio que podem deixar no piloto automático.
Porém, acontece muito em meus tubes casos como esse, de cogumelos latifundiários: ocupam uma grande porção de substrato com pouca produção.
Algum mestre pode iluminar minha mente com alguma informação que ajude a ter uma "floresta" de cogumelos nesse substrato?
Imagino a frustração irmão, ainda mais numa caixa de 40 litros kkkk
Você usou seringa multi esporos pra inocular? Todas as vezes que teve esse problema foi com a mesma linhagem?

1- chance alta de ser multiesporos, sem nem responder;

2- a umidade não está o ideal, estou falando primeiramente da umidade do substrato e não rh, mas acaba sendo consequência.

3- essa quantidade de furos e desse tamanho não é o ideal, apesar de acreditar que não cause nenhum problema.

Eu já fiz monotub unmodified (sem nenhum furo) e não deu nenhum problema.
Mas o que eu quis dizer é que com essa quantidade de furos e desse tamanho, não há um "diagrama" previsto de corrente de ar, igual uma sfc por exemplo.
Monotub normalmente só tenha 4-8 furos.

Como os furos são grandes, o ar pode entrar por um furo e sair pelo furo adjacente, porque não tem nenhuma pressão influenciando a direção do ar.

Como os cogumelos que nasceram estão bonitos, eu não acho que os furos sejam o problema, a não ser que eles estejam secando teu substrato exageradamente.

-----

DIagrama feito por GreenRabbit no shroomery:
620777343-620758480-image.jpg
"o ar não segue as linhas diretamente, ele circula e se mistura enquanto está na caixa e depois sai. As linhas são apenas caminhos possíveis de qualquer partícula de ar."

Meu palpite é que o seu monotub está secando devido ao excesso de troca de ar. O micélio adora ar fresco e isso é essencial pra manter ele saudável, porém o terrário, e no seu caso o monotub, tem uma função específica que é manter a temperatura e principalmente a umidade adequada lá dentro. Excesso de circulação de ar vai secar o substrato muito mais rápido. O monotub é "automatico" devido a maior quantidade de agua estocada lá dentro.

Como furos sempre podem ser feitos, mas nunca desfeitos, eu acho mais fácil começar com poucos furos e ir aumentando até a umidade ficar estável em um nível aparentemente adequado, com gotículas nas paredes, mas sem ficar chovendo dentro do terrário.
As paredes da sua caixa estão totalmente secas e a vermiculita também parece seca.

Cada terrário vai ter seu ponto de equilibrio, no seu caso eu tentaria fechar cerca de 80% ou 90% desses buracos com aquela fita grossa de embalagem, uma camada por fora e outra camada por dentro pra não ficar colando merda nela. Se der certo você achou o erro e se quiser pode começar a pensar em comprar outra caixa, ou vai usando essa mesmo.
Esses furos tem quantos cm de diametro? Uns 4 ou 5, neh? Deixa uns 2 abertos em cada parede da caixa e vê como fica.

Você vai precisar repor a agua que ele já perdeu, mas o excesso pode facilitar a vida de bactérias.
Depois de colher esses cogumelos, talvez seja interessante borrifar bastante agua no micélio, ao longo dos dias, pra gradualmente aumentar a umidade.

Você já testou fazer casings em marmitas? Acabam sendo bem mais práticos, já rendem um absurdo e até fazer um dunk é mais fácil.

Última edição:
1- chance alta de ser multiesporos, sem nem responder;
Sim, é resultado de uma CL de multiesporos.

2- a umidade não está o ideal, estou falando primeiramente da umidade do substrato e não rh, mas acaba sendo consequência.
O substrato quando feito o tube, estava na umidade padrão, alguns pingos caindo da mão na hora do aperto, mas só borrifei uma vez, quando vi os pins.

3- essa quantidade de furos e desse tamanho não é o ideal, apesar de acreditar que não cause nenhum problema.
Fiz um outro tube uns 40 dias atrás (tudo bem que era outra strain, TKSS) com apenas micropore, e mais luz. Nesse aqui, fechei tudo e só liberei a luz e os micropores quando vi o tapete de neve no substrato. E nessa mesma caixa, o primeiro flush deu 230 gramas de cogus frescos. A diferença foi que fiz um corte de torta no substrato quando estava em +- 75% da colonização. Não sei se isso teve influência.

Eu já fiz monotub unmodified (sem nenhum furo) e não deu nenhum problema.
Mas o que eu quis dizer é que com essa quantidade de furos e desse tamanho, não há um "diagrama" previsto de corrente de ar, igual uma sfc por exemplo.
Monotub normalmente só tenha 4-8 furos.
O mesmo ocorre nos tubes de baldinhos que faço, só brota de 1 a 5 cogumelos, rendem muito pouco e são bem ventilados, com 8 furos. E os que testei sem furos ainda estão colonizando.
Como os cogumelos que nasceram estão bonitos, eu não acho que os furos sejam o problema, a não ser que eles estejam secando teu substrato exageradamente.
Rapaz, estão até bitelos. Dá uma olhada nos primeiros que foram colhidos.
IMG_20220512_171651798.jpg

Tirei 2 pra carimbo, agora vou fazer um teste de CL com biópsia que vi aqui no fórum.

Meu palpite é que o seu monotub está secando devido ao excesso de troca de ar. O micélio adora ar fresco e isso é essencial pra manter ele saudável, porém o terrário, e no seu caso o monotub, tem uma função específica que é manter a temperatura e principalmente a umidade adequada lá dentro. Excesso de circulação de ar vai secar o substrato muito mais rápido. O monotub é "automatico" devido a maior quantidade de agua estocada lá dentro.
Então, como eu respondi acima, já deixei com mais ar e tive resultado melhor. Tem horas que fico que nem cupim em metalúrgica pensando nisso tudo.

Você já testou fazer casings em marmitas? Acabam sendo bem mais práticos, já rendem um absurdo e até fazer um dunk é mais fácil.
O foda dos casings é que demandam terrário, e eu além de ter TDAH sou absolutamente indisciplinado. Esqueço de monitorar na hora certa, borrifar 3 vezes ao dia, essas coisas, além do fato de às vezes esquecer a assepsia, daí abro o terrário e contamino a bagaça toda. Os tubes pelo menos me dão a tranquilidade de monitorar apenas pelos furos fechados com durex largo, onde vejo tudo sem precisar abrir.

Então, como eu respondi acima, já deixei com mais ar e tive resultado melhor. Tem horas que fico que nem cupim em metalúrgica pensando nisso tudo.

O foda dos casings é que demandam terrário, e eu além de ter TDAH sou absolutamente indisciplinado. Esqueço de monitorar na hora certa, borrifar 3 vezes ao dia, essas coisas, além do fato de às vezes esquecer a assepsia, daí abro o terrário e contamino a bagaça toda. Os tubes pelo menos me dão a tranquilidade de monitorar apenas pelos furos fechados com durex largo, onde vejo tudo sem precisar abrir.
Caraca @Rickarddin tbm tenho TDAH e sei que não é fácil kkkkk aqui esqueço o aquecedor ligado direto. Sem falar na ansiedade de ir toda dia ir dar uma conferida seja na incubadora ou no terrário.

Espero que encontre o que está acontecendo no monotub. Mas ele está bem bonito aparentemente. Meu sonho fazer um desse.

Boa sorte no próximo flush.

@Rickarddin conforme já apontado, os parâmetros de ventilação e umidade podem ter relação com certeza, mas como os poucos que nasceram estão bem bonitos acredito que a causa primária seja outra.

Perguntei sobre a seringa multi esporos por acreditar que esteja aí o problema.
O que eu vou dizer não é consenso, mas talvez você esteja inoculando uma quantidade excessiva de esporos em seus pfteks.
Num primeiro momento parece vantagem injetar uma seringa bem escura até pq a colonização ocorrerá mais rapidamente dessa forma, por outro lado, estando o substrato inteiro dominado começará a competição por recursos.

A variabilidade genética entre esporos é pequena quando lançados por um mesmo corpo frutífero, mas daí você multiplica pelos 2,7 bilhões colhidos no carimbo e pode ter certeza que haverá mutações o suficiente pra causar uma disruptura no micélio.

Caso seja esse mesmo o seu problema, a única solução definitiva é trabalhar com monocultura, ou seja, utilizar inóculo obtido através de clonagem.
Dá pra jogar uma fatia do agar colonizado no bolo ou usá-lo pra fazer uma CL e injetar da forma que você já está acostumado.
Mas caso não queira ter esse trabalho, você simplesmente utilizar seringas menos densas.

Quero ver o resultado das próximas colheitas em breve e parabéns pelo esforço irmão!

Caso seja esse mesmo o seu problema, a única solução definitiva é trabalhar com monocultura, ou seja, utilizar inóculo obtido através de clonagem.
Dá pra jogar uma fatia do agar colonizado no bolo ou usá-lo pra fazer uma CL e injetar da forma que você já está acostumado.
Mas caso não queira ter esse trabalho, você simplesmente utilizar seringas menos densas.

Quero ver o resultado das próximas colheitas em breve e parabéns pelo esforço irmão!

Fiz uma salada de técnicas de clonagem com esses meninões aí.
Fiz a técnica da biópsia (atravessar com agulha bem na base dos cogus) umas 5-10 vezes, jogando os pedaços coletados num copo de água mineral, injetado com glicose 50%.
Peguei os pedaços, joguei no furo, joguei a glicose, fechei e chacoalhei. Vamos ver no que dá.🙏🙏🙏🙏

Última edição:
Só cultivo de isolamento que cresce 100% da superfície ao mesmo tempo, até onde sei.

Não tem como... se tiverem várias genéticas, mesmo que as condições do terrário, substrato e camada sejam ideais, cada genética vai frutificar a seu tempo. Não fica aquela coisa linear.

Salvo melhor juízo, mas me corrijam os que entendem de monotub.

Mas mesmo sem frutificar tudo junto, dá pra ter uma alta produtividade sem problemas com condições ideais e a "mão" certa. Só não fica "coisa de cinema". Mas produz pacas.

Boas , cosnegusite solucionar o problema ?
ja fiz várias caixas ,nunca tive esse problema..
esta minha ultima tenho bastantes pins que nao crescem e uns quantos grandes como os teus..
fiquei a pensar na competição... como na altura que mencioanste 2.5 cm de substrato....
será que tem pouca altura ? como uma planta que nao tem muita terra,ate pode ser grande mas se nao ha espaço para a raiz ela não singra.. e daí haver a competição por recursos..
comecei outro monotube com o dobre da altura ,nao sei bem e nao me apetece ir lá ver xD mas vamos "afirmar" uqe tem uns 4 dedos (4 cm) , vou esperar que seja isso ,que seja "falta de espaço/alimento" para as "raizes" e dá sair uns quantos grandes.. caso alguem tenha novidades que diga

Back