Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos Escuros e Meu primeiro Cultivo

• Criador do tópico Criador do tópico dopra
  • Data de início Data de início

dopra

Esporo
Cadastrado
24/10/2025
6
1
22
É muito bom saber que existe um site como esse para trocarmos ideias e experiências, eu estou começando agora nesse mundo de cultivo de cogumelos e comecei a com a espécie cubensis cambodian comprada no site [sem menção a fornecedores comerciais, por favor - Ecuador]. Eu espero aprender muito com esse site do que já aprendi lendo o que já tem de existente por aqui... Eu resolvi cultivar depois que experimentei pela primeira vez de um site que eu havia comprado e fiquei interessando e cultivar meus próprios cogumelos sem precise pagar muito.

Porém aí decorrer do meu cultivo de cubensis sempre voltava aqui para verificar se estava fazendo algo correto e não encontrei algumas coisas para esclarecer minhas dúvidas sobre desidratação.

Não sei se o tópico certo a deixar aqui mas vou anexar as fotos do meu primeiro cultivo cambodian.

Acredito não ter feito corretamente a desidratação pois ele começou a ficar muito escuro... Espero que me informem.

Anexos

• IMG_20251023_232824.jpg
    IMG_20251023_232824.jpg
    1,006 KB · Visualizações: 9
  • IMG_20251023_231309.jpg
    IMG_20251023_231309.jpg
    2 MB · Visualizações: 8
  • IMG_20251023_142208.jpg
    IMG_20251023_142208.jpg
    675.4 KB · Visualizações: 7
  • IMG_20251024_044643.jpg
    IMG_20251024_044643.jpg
    844.9 KB · Visualizações: 9
  • IMG_20251024_044626.jpg
    IMG_20251024_044626.jpg
    665.5 KB · Visualizações: 11
  • IMG_20251024_044430.jpg
    IMG_20251024_044430.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 11
  • IMG_20251023_234048.jpg
    IMG_20251023_234048.jpg
    614.8 KB · Visualizações: 9
  • IMG_20251023_233514.jpg
    IMG_20251023_233514.jpg
    612.4 KB · Visualizações: 8
  • IMG_20251023_232645.jpg
    IMG_20251023_232645.jpg
    967.6 KB · Visualizações: 8
  • IMG_20251023_232633.jpg
    IMG_20251023_232633.jpg
    939.3 KB · Visualizações: 9
  • IMG_20251023_231644.jpg
    IMG_20251023_231644.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 9
Última edição por um moderador:
Bem vindo irmão, como vai?
Então mano, como foi feito a desidratação? quanto tempo ela levou? tem vários coisas que podem ter deixado o cogumelo escuro, derrubar água nele enquanto ele está frutificando, desidratar expondo ele ao calor excessivo, demorar muito tempo para desidratar, contaminações (é bem raro uma contaminação fazer isso, mas pode sim rolar).

Reparei que seu substrato está LOTADO de excremento micelial (líquido amarelado), isso não quer dizer algo ruim, mas, pode ser ocasionado por diversas coisas, desde estresse do micélio ou até mesmo nada, a presença desse excremento grande parte das vezes não quer dizer nada, mas, com base empírica, te digo que a outra grande parte das vezes é por conta do calor excessivo durante o cultivo.

Ps: os cogumelos ficaram escuros depois de desidratar ou já frutificaram desse jeito?

Última edição:
Bem vindo irmão, como vai?
Então mano, como foi feito a desidratação? quanto tempo ela levou? tem vários coisas que podem ter deixado o cogumelo escuro, derrubar água nele enquanto ele está frutificando, desidratar expondo ele ao calor excessivo, demorar muito tempo para desidratar, contaminações (é bem raro uma contaminação fazer isso, mas pode sim rolar).

Reparei que seu substrato está LOTADO de excremento micelial (líquido amarelado), isso não quer dizer algo ruim, mas, pode ser ocasionado por diversas coisas, desde estresse do micélio ou até mesmo nada, a presença desse excremento grande parte das vezes não quer dizer nada, mas, com base empírica, te digo que a outra grande parte das vezes é por conta do calor excessivo durante o cultivo.

Ps: os cogumelos ficaram escuros depois de desidratar ou já frutificaram desse jeito?
Eles estão branquinhos dentro do terario foi depois de colocar eles pra desidratar na air frayer ficou quase duas horas, ela tem uma regulagem de temperatura bem baixa, de 80graus mas pode diminuir ainda mais, os cogumelos ficaram escuros nos primeiros 2 minutos dentro, talvez possa ser isso. derrubei água apenas uma vez em um pin. Acredito que talvez o amarelado possa ser por que caiu água ?

É sobre esses que eu desidratei e já coloquei no saco a vácuo ? O que faço com eles ? Estão bons ?

Eles estão branquinhos dentro do terario foi depois de colocar eles pra desidratar na air frayer ficou quase duas horas, ela tem uma regulagem de temperatura bem baixa, de 80graus mas pode diminuir ainda mais, os cogumelos ficaram escuros nos primeiros 2 minutos dentro, talvez possa ser isso. derrubei água apenas uma vez em um pin. Acredito que talvez o amarelado possa ser por que caiu água ?

É sobre esses que eu desidratei e já coloquei no saco a vácuo ? O que faço com eles ? Estão bons ?
Desidratar na Airfryer é coisa de maluco pra mim, é bem difícil de dar certo, com 80 graus vc fritou o cogumelo e provavelmente nem tem mais psilocibina nele; pra vc ter uma idéia, eu desidrato os meus com NO MÁXIMO 40/45 graus, vc usou o dobro da temperatura; na próxima utilize essa faixa q eu mencionei, até 50 graus a psilocibina é conservada.
Ps: Só comendo pra saber se ainda tem efeito, n vai te fazer mal, no máximo vc vai sentir dor de estômago e n sentir nenhum efeito psicodélico.

O excremento não foi ocasionado por isso, a água no máximo causou um escurecimento em um dos cogus.

Ps2: até dá pra usar a Airfryer, ainda que eu desaconselhe TOTALMENTE, várias pessoas aqui do teo devem usar, ent tipo, deixando claro, em nenhuma hipótese dá pra fazer com a Airfryer fechada (ou seja, n dá pra colocar os cogus lá dentro e fechar), vc tem q colocar os cogus na frente da Airfryer sem tampa, deixa os cogus pegando o calor que saí lá de dentro em uma distância segura.

Isso é uma puta de uma gambiarra, ent tipo, só use se for a única coisa q vc tiver, na minha opinião, é mais seguro usar um secador de cabelo na temp mínima colocando ele a uns 50cm dos cogus.

Última edição:
Desidratar na Airfryer é coisa de maluco pra mim, é bem difícil de dar certo, com 80 graus vc fritou o cogumelo e provavelmente nem tem mais psilocibina nele; pra vc ter uma idéia, eu desidrato os meus com NO MÁXIMO 40/45 graus, vc usou o dobro da temperatura; na próxima utilize essa faixa q eu mencionei, até 50 graus a psilocibina é conservada.
Ps: Só comendo pra saber se ainda tem efeito, n vai te fazer mal, no máximo vc vai sentir dor de estômago e n sentir nenhum efeito psicodélico.

O excremento não foi ocasionado por isso, a água no máximo causou um escurecimento em um dos cogus.

Ps2: até dá pra usar a Airfryer, ainda que eu desaconselhe TOTALMENTE, várias pessoas aqui do teo devem usar, ent tipo, deixando claro, em nenhuma hipótese dá pra fazer com a Airfryer fechada (ou seja, n dá pra colocar os cogus lá dentro e fechar), vc tem q colocar os cogus na frente da Airfryer sem tampa, deixa os cogus pegando o calor que saí lá de dentro em uma distância segura.

Isso é uma puta de uma gambiarra, ent tipo, só use se for a única coisa q vc tiver, na minha opinião, é mais seguro usar um secador de cabelo na temp mínima colocando ele a uns 50cm dos cogus.
Já imaginava que iria acontecer algo do tipo por causa air frayer, mas resolvi testar, vou aderir o que falou, e testar com secador ou talvez luz do sol, estou pensando de comprar aqueles aparalhos de desidratador de alimentos...

Sobre o excremento o que seria então? Algum tipo de contaminação? Sempre abro os terarios com luvas e mascaras, até touca para cabelo.

Já imaginava que iria acontecer algo do tipo por causa air frayer, mas resolvi testar, vou aderir o que falou, e testar com secador ou talvez luz do sol, estou pensando de comprar aqueles aparalhos de desidratador de alimentos...

Sobre o excremento o que seria então? Algum tipo de contaminação? Sempre abro os terarios com luvas e mascaras, até touca para cabelo.
Luz do sol tbm não funciona, a psilocibina degrada quando é exposta a luz (a temperatura do sol também não é adequada pra isso).
Nunca usei desidratador de alimentos, eu uso uma estufa caseira, serve tanto como incubadora quanto como desidratadora; mas, se o desidratador tiver controle de temperatura até 45 graus e der para desligar a luz dele, deve dar certo.

Não, excremento é um metabólito do próprio micélio, podemos chamar de "xixi do micélio" apenas para didática, mas não é bem isso; ele pode ser liberado pelo micélio naturalmente sem significar nada, mas, também pode significar varias coisas, como estresse e contaminação.
Ps: com base empírica te digo que normalmente está relacionado a estresse térmico.

Luz do sol tbm não funciona, a psilocibina degrada quando é exposta a luz (a temperatura do sol também não é adequada pra isso).
Nunca usei desidratador de alimentos, eu uso uma estufa caseira, serve tanto como incubadora quanto como desidratadora; mas, se o desidratador tiver controle de temperatura até 45 graus e der para desligar a luz dele, deve dar certo.

Não, excremento é um metabólito do próprio micélio, podemos chamar de "xixi do micélio" apenas para didática, mas não é bem isso; ele pode ser liberado pelo micélio naturalmente sem significar nada, mas, também pode significar varias coisas, como estresse e contaminação.
Ps: com base empírica te digo que normalmente está relacionado a estresse térmico.
Ok, e como evitar esses tipos de excremento, é algo para evitar? Como evitar o extresse térmico? ou qualquer outro tipo de estresse e problema?

Ok, e como evitar esses tipos de excremento, é algo para evitar? Como evitar o extresse térmico? ou qualquer outro tipo de estresse e problema?
Não é algo que vc precisa se preocupar.

Pra evitar qualquer tipo de estresse é só seguir as condições ideais de cultivo, manter a temperatura ideal, manusear o substrato da maneira certa, ter cuidado com a assepsia e se atentar a umidade.

Resumindo, tenha cuidado com tudo oq vc vai fazer, só faça se vc souber oq está fazendo.

Desidratar preferencialmente em frente á um ventilador ou em tunel de vento, antes de armazenar eles já tem que estar no ponto de crack dry (não sei se é assim que fala), existem uns desidratadores elétricos que vc pode comprar mas eu acho caro.
Provavelmente eles ainda estão úmidos e vão apodrecer, pega eles, poem numa meia calça nova ou toca de cabelo descartavel e poem em frente a um ventilador, deixa uns dias.
Se foi sei primeiro cultivo, se prepare que ainda colher muita coisa dele, então se planeje melhor para desidratar, em ultima instância, lembro de gente que fazia o chá e armazenava congelado...

Desidratar preferencialmente em frente á um ventilador ou em tunel de vento, antes de armazenar eles já tem que estar no ponto de crack dry (não sei se é assim que fala), existem uns desidratadores elétricos que vc pode comprar mas eu acho caro.
Provavelmente eles ainda estão úmidos e vão apodrecer, pega eles, poem numa meia calça nova ou toca de cabelo descartavel e poem em frente a um ventilador, deixa uns dias.
Se foi sei primeiro cultivo, se prepare que ainda colher muita coisa dele, então se planeje melhor para desidratar, em ultima instância, lembro de gente que fazia o chá e armazenava congelado...
iae purunga, sobre armazenar o chá congelado, já tentou fazer? Seria um método bem mais simples de armazenar e ia ser bem mais eficiente se formos comparar a quantidade de psilocibina armazenada no mesmo espaço usando outro método, isso porque no chá a psilocibina fica bemmm mais concentrada.
Creio que o problema desse método seja que quando fazemos o chá, a psilocibina fica MUITO exposta ao oxigênio (iniciando um processo de degradação bem maior do que seria se armazenássemos o cogumelo desidratados em embalagens a vácuo); já a psilocina nem se fala, vai oxidar quase instantaneamente.

Ps: Mesmo que o recipiente do chá estivesse lacrado a vácuo, as próprias moléculas de oxigênio presentes na água degradariam a psilocibina ao longo do tempo, ou seja, usar esse método me parece inviável ou no mínimo seria ineficaz.

iae purunga, sobre armazenar o chá congelado, já tentou fazer? Seria um método bem mais simples de armazenar e ia ser bem mais eficiente se formos comparar a quantidade de psilocibina armazenada no mesmo espaço usando outro método, isso porque no chá a psilocibina fica bemmm mais concentrada.
Creio que o problema desse método seja que quando fazemos o chá, a psilocibina fica MUITO exposta ao oxigênio (iniciando um processo de degradação bem maior do que seria se armazenássemos o cogumelo desidratados em embalagens a vácuo); já a psilocina nem se fala, vai oxidar quase instantaneamente.

Ps: Mesmo que o recipiente do chá estivesse lacrado a vácuo, as próprias moléculas de oxigênio presentes na água degradariam a psilocibina ao longo do tempo, ou seja, usar esse método me parece inviável ou no mínimo seria ineficaz.
Eae companheiro @PrMyco, blz? Então, concordo com tudo, a degradação é muito intensa, principalmente na feitura do chá, por isso não é um método muito comum, más já vi relatos em alguns diários antigos de cultivadores armazenando chá congelado em garrafas pequenas tipo caçulinha.

Meus cubensis cambodiam estão muito pequenos, é a primeira colheita. Eu gostaria de esclarecer uma dúvida com vocês, eu colho eles depois do veu descer para baixo mesmo pequenos?

E seu eu colher depois do veu romper, por exemplo passou um dia e não colhi... Eu teria consequencias?
Não, não tem um dia e nem momento certo pra colher, a maioria das pessoas falam pra vc colher antes do véu romper pq no cultivo de strains com esporos, quando o véu se rompe, os esporos são liberados e fazem uma bagunça no terrário.

Quanto mais tempo vc deixar eles crescerem, maior vai ser o rendimento e tamanho deles, mas, no geral, n tem problema colher cedo, o efeito vai ser o mesmo.

Resumindo, o único problema vai ser os esporos no substrato, vai sujar tudo, mas, se vc n se importa com isso, não tem um momento certo pra colher; mas, faça do jeito q o @PURUNGASCIENCE disse.

E seu eu colher depois do veu romper, por exemplo passou um dia e não colhi... Eu teria consequencias?
Vc poderia aumentar a bio massa dos cogumelos, mas é costume evitar esse aumento pois não é acompanhado de alcaloides (acreditasse que a partir da maturação o cogumelo pare de se preocupar em sintetizar psilocibina), mas também nem lembro onde li isso, ou se a fonte era confiavel...
Tem gente que reclama do que eu vou dizer, mas eu sou super pró Broscience, tipo, tal informação não está na literatura, mas os irmãos que tão cultivando estão se beneficiando dela, então bora seguir né...
Tem muita coisa que vc pega a manha só com a prática, ponto de colheita é um deles, nos meus cultivos eu fico apreensivo a maior parte das vezes para colher no ponto (que eu acredito ser) melhor possivel, para isso a cada 6 horas tenho que avaliar o cultivo e nem sempre tenho essa disponibilidade. Mas também tem cultivos eu deixo rolar até alguns dias após esse ponto.
Agora, se vc quiser coletar carimbos de esporos se prepare para colher no ponto de ápice da maturação, quando começa a voar esporos do próprio cogumelo e se depositam no pileo em cima das lamelas que esporularam os mesmos, na minha experiência algumas genéticas precisam dessa atenção para coletar esporos, já outras esporulam tanto que assim que rompe o véu já cai um monte de esporos no micélio kkkkkkkkkkkkk.

Bixo, não desidrata no secador, vai gastar bastante energia, geralmente os secadores são potentes. Melhor forma (temporária e caseira) é na frente do ventilador, geralmente eles tem entre 80 a 120w de potência. Amarra os cogumelos num saquinho furado e amarra na frente do ventilador, deixa de 24h a 48h. Depois disso, eles vão estar bem desidratados, mas não ao ponto cracker dry. Tu precisa comprar um pote que caiba os cogumelos com folga e fazer uma cama de uns 2 dedos de silica em gel, coloca os cogumelos dentro e fecha. Depois de uma semana mais ou menos eles estarão cracker dry. É um processo demorado, mas garante que você possa armazenar por mais tempo.

Com o tempo você pode fazer uma desidratadora DIY

A minha é desse link, fiz com ajuda de um amigo cultivador. Meus cogumelos ficam cracker dry de 24h a 48h a depender do tamanho dele, foi a melhor escolha que fiz!!

Última edição:
Bixo, não desidrata no secador, vai gastar bastante energia, geralmente os secadores são potentes.
Creio q seja uma boa alternativa mano, a contramedida q vc deu demora 3 dias só pra desidratar eles uns 80%, e ainda vai demorar uns 2/3 pra terminar com a sílica.
Como eu havia dito antes, o secador deve estar na temperatura mínima e em uma distância adequada, utilizando esse método vc consegue desidratar eles em menos de 12 hrs dependendo do tamanho dos cogus.

Creio que 12 hrs de secador ligado supera ou no mínimo se iguala a eficiência de um ventilador ligado por 72 horas seguidas.

De quebra vc consegue seus cogus 100% cracker dry em menos de 1 dia.

Back