Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos em cápsula vencidos?

camomilla

Esporo
Cadastrado
12/04/2021
5
2
27
Oi galera, tudo bemm??

esse é meu primeiro post aqui!!

Quero iniciar na microdosagem e já tive algumas experiencias moderadas a fortes há alguns anos atrás, e agora estou sentindo a necessidade de incluir o cubensis na minha rotina, busco aumentar a minha criatividade e o foco nas minhas atividades.

Pois bem, em dezembro de 2019 eu comprei um frasco de 10g cogumelos encapsulados e dividi com meu namorado na virada. Desse frasco, sobraram 10 cápsulas de 500mg e eu gostaria de aproveitá-las para a microdosagem, porém, como já fazem um ano e quatro meses que estão guardadas eu estou com receio de usar.

Alguém sabe me dizer qual é o prazo de validade de cogumelos desidratados e encapsulados? O armazenamento foi feito da seguinte forma: frasco plástico com tampa de rosca, um pacotinho de silica gel e um pouco de algodão para imobilizar as cápsulas no fundo do frasco; não foi refrigerado, mas ficou esse tempo todo em um local fresco, seco e escuro.

Obs: em pelo menos duas cápsulas eu observei algo estranho saindo pelo encaixe da cápsula (vejam na imagem).

WhatsApp Image 2021-04-12 at 10.20.41 (1).jpegWhatsApp Image 2021-04-12 at 10.20.41 (2).jpegWhatsApp Image 2021-04-12 at 10.20.41 (3).jpegWhatsApp Image 2021-04-12 at 10.20.41 (4).jpegWhatsApp Image 2021-04-12 at 10.20.41 (5).jpegWhatsApp Image 2021-04-12 at 10.20.41.jpeg
 
Eu penso que esse algo estranho é tipo rebarbas do cogumelo que ficou ali durante o fechamento da capsula .... ja me questionei por quanto tempo duraria e como faria a verificação visual de qualidade em capsulas ... penso que talvez o segredo esteja na silica assim como penso que esse sachezinho ai não é muito eficaz ainda mais para o tempo em que está guardado .... eu arriscaria abrir um e caso o cheiro estiver fora do comum eu não tomaria .... Mas se estiver cheirando bem .... pq não .... até pq a capsula meio que lacra herméticamente e tem boa vedação contra contaminantes e a ação do tempo.
 
Eu penso que esse algo estranho é tipo rebarbas do cogumelo que ficou ali durante o fechamento da capsula .... ja me questionei por quanto tempo duraria e como faria a verificação visual de qualidade em capsulas ... penso que talvez o segredo esteja na silica assim como penso que esse sachezinho ai não é muito eficaz ainda mais para o tempo em que está guardado .... eu arriscaria abrir um e caso o cheiro estiver fora do comum eu não tomaria .... Mas se estiver cheirando bem .... pq não .... até pq a capsula meio que lacra herméticamente e tem boa vedação contra contaminantes e a ação do tempo.
Olha, é uma boa! Vou dar uma checada no cheiro pra ver se dá pra encarar kkkk qual o máximo que pode acontecer se eu tomar cogumelos vencidos será!??
 
@camomilla, os cogumelos secos costumam ser guardados durante muito tempo. O que iria dar um vencimento pra eles são as condições de armazenamento em relação a umidade, e do jeito que você guardou eu duvido que tenha tido essa interferência, porque eles estão nas cápsulas, dentro do pote, com sílica e algodão (por mais que não seja a quantidade/qualidade de sílica ideal. Ao fazer o teste abrindo uma, ve se eles ainda estão em farinha mesmo, ou se formaram torrões, o que pode indicar alguma umidade.🧚‍♂️
 
@camomilla, os cogumelos secos costumam ser guardados durante muito tempo. O que iria dar um vencimento pra eles são as condições de armazenamento em relação a umidade, e do jeito que você guardou eu duvido que tenha tido essa interferência, porque eles estão nas cápsulas, dentro do pote, com sílica e algodão (por mais que não seja a quantidade/qualidade de sílica ideal. Ao fazer o teste abrindo uma, ve se eles ainda estão em farinha mesmo, ou se formaram torrões, o que pode indicar alguma umidade.🧚‍♂️
Boa!! Muito obrigada pela dica 🙏💕
 
Preze por uma boa experiência psicodélica @NoMuS sem a paranóia de ter ingerido algo duvidoso. Se tem dúvida, melhor é descartar. Situações de dúvida como essas podem estragar a experiência, ocasionando uma badtrip.🧚‍♂️
 
Última edição:
Preze por uma boa experiência psicodélica sem a paranóia de ter ingerido algo duvidoso. Se tem dúvida, melhor é descartar. Situações de dúvida como essas podem estragar a experiência, ocasionando uma badtrip.🧚‍♂️
Agora você falou algo que fez pensar e realmente, faz todo sentido
 
@camomilla, não quis dizer ser o caso das suas, é que as pessoas as vezes questionam se seus cogumelos estão bons, considerando em ingerir eles, como esse post aqui Insetos em cogumelos secos. Neste caso dá pra vê que não tá legal.
 
Última edição:
Diria para você descartar, a principio muita gente não sabe fazer encapsulamento seguro. Não é só colocar em cápsulas... assepsia é algo muito importante... Não estou aqui para levantar criticas, mas envolver a saúde de outros é muito sério. Pode gerar situações de caça as bruxas, duvido que alguém faça um processo de esterilização correto, um conhecido me mostrou micro dose que tomava a tempos. Lhe pedi uma cápsula e abri em ambiente propicio, mesmo o elemento seco é perigoso, levei para uma cultura em petrí e vualá... surgiu um verdinho lembrando floresta. VEIO FORTE MESMO! Pois é.... este conhecido tinha algumas alergias estranhas e mesmo com tratamento não resolvia, bom creio que você já entendeu, jogou tudo fora. A ultima vez que falei com o mesmo disse que a alergia sumiu depois de algum tempo. Mesmo sem o tratamento, pois já tinha desistido. Ele mesmo duvidou, mas ficou preocupado depois que viu a coincidência entre as questões. A alergia sumiu por definitivo, não quis dizer a fonte, provavelmente alguém próximo a ele. Muita gente comprando kinder ovo em forma de cápsula. Existe inúmera formas de esterilizar e manter. Apesar deste tipo de contaminação ser muito comum, quando se desenvolve bem se torna algo perigoso. Ele teve sorte, poderia trazer outras coisas e depois quem leva a culpa são os hongos e não as M. que fazem. Creio que muitos teriam que se preocupar mais com a esterilização, assepsia e etc... é o passo principal neste caminho. Abraço.
 
Back
Top