Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

cogumelos contaminados??? posso comer???

shorty

Cogumelo maduro
Cadastrado
27/04/2008
1
56
oi tudo bem , os meus cogumelos estao a crescer em força mas agora estao a ficar com duende verde, sera que depois os poderei comer???
 
pode sim cara... ai vc vai de vez pro mundo dos duendes verdes e fica por lah =P

claro que nao se come cogumelo contaminado... ai ai essa raca... dava ate pra fazer uma nova piada de portugues.... agora com cogumelos... e antes que me critiquem, eu msm sou portuga.. >;-Z em segundo grau hehe
 
Upvote 0
Shorty, eu acho (não sei se pode!) que pode comer sim, depois de devidamente secos, tive um balde aqui que contaminou pesado com esse fungo(não nos frutos, e sim ao redor, no micélio), e estou com os cogumelos secos e sem contaminação (visualmente).Secar até ficar crocante, só retire a parte que está contaminada pelo duende, se é que está nos cogumelos a contaminação.

Em casos com outros tipos de contaminantes, após secar os cogumelos, podemos comer.

Só tome MUITO cuidado para não espalhar os esporos desse contaminante no ambiente dos próximos cultivos.
 
Upvote 0
Meu caro amigo, vale realmente a pena arriscar uma bad ou uma infecção intestinal? aguarda mais um pouquinho, faz outro cultivo ou outra caçada, vc vai ver que é bem melhor fazer as coisas quando estamos certos do que estamos fazendo!!!!!!!!!!!!!

Paz e luz!!!!!!!!!
 
Upvote 0
Uns amigos meus já comeram uns cogumelos onde tinha contaminado
o micélio ao redor e não tiveram nada.

Mas sei lá se eu comeria.. Na duvida jogava fora.
 
Upvote 0
O cogumelo é um fruto.

Qual sua fruta preferida?

Eu não comeria uma maçã contaminada, você comeria?

Se a contaminação é nos frutos, descarte-os, espere uma próxima oportunidade.

Se a contaminação foi no micélio, mesmo assim podem existir traços dela nos frutos.

Segurança e saúde é primordial:)
 
Upvote 0
Não é aconselhável, pode ter consequências desagradádeis.

Existem relatos de cultivadores que apenas de estar em contato com o "verde" tiveram vários problemas futuros, imagine ingerindo o bixo !!!

Mas se conselho fosse bom seria vendido, sua cabeça sua sentença !!!
 
Upvote 0
Se a contaminação foi no micélio, mesmo assim podem existir traços dela nos frutos.

Segurança e saúde é primordial:)

Muilok, mesmo secando totalmente, ainda corre risco a saúde??

Os esporos (ou "ele" próprio) do contaminante sobreviveria a um ambiente com 0% de umidade(que é o caso de um ziplock hermeticamente fechado com anti-mofo)?
Se sim, ainda que um chá bem feito, fervendo durante muitos minutos, não mataria totalmente o intruzo?
Estou com umas gramas secas aqui e não gostaria de joga-las fora :(
 
Upvote 0
Muilok, mesmo secando totalmente, ainda corre risco a saúde??

Os esporos (ou "ele" próprio) do contaminante sobreviveria a um ambiente com 0% de umidade(que é o caso de um ziplock hermeticamente fechado com anti-mofo)?
Se sim, ainda que um chá bem feito, fervendo durante muitos minutos, não mataria totalmente o intruzo?
Estou com umas gramas secas aqui e não gostaria de joga-las fora :(

Fala aí irmão!!!
Cá entre nós, acredito sim que um chá bem fervido dos cogumelos secos, possa destruir qualquer esporo ou traço do duende verde, mas ficamos naquela história de faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço:)

Uma experiência própria:
consumi certa vez, minha dosagem de cogumelos secos, mascados com suco de maracujá. Foi na época da ansiedade ainda.
Um dos cogumelos apresentava um aspecto meio diferente dos outros, e foi consumido.
Tive uma diarréia nos dias depois da experiência, parecia que eu tinha comido enxofre:eek:

Mas, na ocasião foram consumidos sem fervura alguma.

É um conselho que sempre dou de não consumir esses frutos, pois nunca se sabe o que pode ocorrer aí do outro lado da tela.

Good vibes irmão, paz e muita luz:pos::pos::pos:
 
Upvote 0
A gastroenterite pode ser decorrente da ingestão de substâncias químicas tóxicas encontradas em frutos do mar, plantas (p. Ex., cogumelos e batatas) ou em alimentos contaminados(...)
Freqüentemente, os sintomas iniciam-se de forma súbita e, algumas vezes, dramática, com perda do apetite, náusea ou vômito. O indivíduo pode apresentar borgorimos (ruídos intestinais audíveis), cólicas abdominais e diarréia com ou sem sangue e muco visíveis. A distensão de alças intestinais pelo acúmulo de gás pode provocar dor.

A gastroenterite é um termo geral que se refere a um grupo de distúrbios cujas causas são as infecções e cujos sintomas incluem a perda de apetite, a náusea, o vômito, a diarréia leve a intensa, a dor tipo cólica e o desconforto abdominal.

Tradução: Dr. Fernando Gomes do Nascimento Revisão científica: Dr. Marcos Ikeda
Colaborador: Dr. Carlos D. Candeias
Editoração Eletrônica: Avit's Estúdio Gráfico Ltda.
 
Upvote 0
boas meu cultivo nao contaminou e deu grandes cogumelos mas eu fui para um festival quando cheguei estavam todos pretos e tombados sera que os posso comer? como os seco?

paz e luz
 
Upvote 0
boas meu cultivo nao contaminou e deu grandes cogumelos mas eu fui para um festival quando cheguei estavam todos pretos e tombados sera que os posso comer? como os seco?


Ou seja, morreram e começaram a se decompor.

Não coma.
 
Upvote 0
Quando ele ainda não está totalmente preto e ainda está meio "rígido" acho que ainda dá pra comer.

O problema é quando ficam lodosos e com cheiro ruim.

Mas sei lá, posta uma foto de como eles estão, mas como ja tem um tempo que eles estão mortos, acho melhor descartar mesmo.
 
Upvote 0
obrigado pessoal... eles estao tipo todos pretos!! se fizer cha da'?

Descarte esses frutos, não consuma em hipótese alguma. Sua saúde vale bem mais que uma possível tripp (que pode não ocorrer).

Cultive novamente, e estude um método de conservação que lhe garanta resultados positivos.

:pos:
 
Upvote 0
pa mais dois dias tenho altos cogus! tao grandes e bem saudaveis vo esperar entao.

obrigado
 
Upvote 0
Back
Top