Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos comestíveis podem ser cultivados da mesma forma que cubensis?

MarceloHodd

Hifa
Cadastrado
16/01/2017
3
5
34
Olá pessoal, sou novo no fórum, pretendo realizar o meu sonho de cultivar cubensis, mas como moro com a minha namorada e ela não gosta deste tipo de coisa, pensei em ocultar o meu cultivo de cubensis com cogumelos comestíveis. Gostaria de saber se cogumelos comestíveis podem ser cultivados da mesma forma que os cubensis, se eles podem ser postos no mesmo terrário do cubensis e, se possível, qual seria a espécie mais indicada para esse fim. Me desculpem se já existe tópicos sobre isso, eu procurei e não encontrei quase nada, e infelizmente não tenho muito tempo pra pesquisar. Desde já agradeço!
 
@MarceloHodd, se este tópico não for movido pra outro local ou se não for pra lixeira, depois muda o título pra algo mais específico sobre a sua dúvida, algo como: "Cubensis podem ser cultivados da mesma forma que comestíveis?". :)

------

Minha resposta é que sim. Apesar de eu não mexer com comestíveis nem medicinais, vou traduzir um tutorial que adapta a PF Tek para comestíveis. Mas essa não é uma prática muito comum por aqui, até onde sei...

De qualquer forma, mesmo que o cultivo seja bem diferente do de comestíveis, sua namorada não vai saber a diferença. :D
 
ExPoro, agradeço pela dica, já alterei o titulo, espero que não excluam o meu tópico, porque essa informação é muito importante pra mim, estou determinado a começar o meu cultivo..Já ouvi falar que o shimeji é uma boa opção para esse fim, mas ainda não encontrei quase nenhuma informação sobre isso. Aguardarei a tradução do tutorial. A minha preocupação é a minha namorada provar um cubensis pensando ser um cogumelo comestível.. aí eu me lasco kkk :D:roflmao:
 
A diferença principal é o substrato, comestíveis na natureza geralmente não crescem na bosta de vaca, e sim na palha, madeira, vegetação morta... Dependendo da espécie também não é simples ou possível obter esporos, o método de inoculação tem que ser por clonagem, temperaturas e tempos diferentes, e assim por diante.

Dá uma olhada nos tópicos de Medicinal e Comestíveis , devem tirar muitas de suas dúvidas.
 
@Salaam`aleik, obrigado pela resposta. Li muita coisa aqui no fórum sobre o assunto desde que postei esses posts. O ideal para mim seria cultivar os comestíveis e o cubensis da mesma forma, com o mesmo substrato, no mesmo terrário. Estou pensando em tentar cultivar um Pleorotus junto com o cubensis B+ num substrato feito com trigo ou arroz. O Pleorotus seria clonado, depois inoculado no substrato e posto para se desenvolver igual ao cubensis. Acha que isso pode dar certo?
 
Se é o seu primeiro cultivo, as chances de fazer um clone bem sucedido são baixas. Pleurotus pode ser cultivado a partir de esporos sem problemas, mas é mais fácil você comprar as "sementes" na internet e partir daí. Tem kits de cultivo no mercado livre por 13 reais. Depois disso coleta os esporos e recomeça o cultivo.

Claro que um cultivo sério de comestíveis não seria feito assim, porque um cultivo a partir de um carimbo de esporos vai ter uma genética muito variada e uma produtividade flutuante. Além do que a PF Tek não é indicada para produção em larga escala. Como o objetivo é só servirem de amiguinhos para os cubensis, acho que não tem problema. Se você quiser partir para um cultivo mais intenso mais para a frente, pode começar a fazer bulk em cestos telados para roupa suja e utilizando palha, grama seca, folha de bananeira, etc como substrato.

Pleurotus costuma ser bem agressivo e coloniza uma grande variedade de substratos. Imagino que o cultivo em um bolo de FAI (farinha de arroz integral) e vermiculita funcione, mesmo não sendo o mais indicado (e nem o mais barato). Pleurotus costuma também ser bem mais sensível a CO2 e exige excelente iluminação (de fato é melhor ser cultivado fora de casa com luz indireta).

Mas se você acha que isso vai ser o suficiente para enganar alguém, é porque a pessoa não entende nada de cogumelos. E se este é o caso, não vejo motivo para ter que utilizar a mesma Tek e substrato. Eventualmente alguém vai te perguntar o motivo pelo qual vocês só comem de um e não comem do outro. Uma outra consideração é que o genero Pleurotus não se parece nada com os nossos queridos cubensis.
 
E aí MarceloHodd, conseguiu iniciar o cultivo de shimeji?
Eu consegui iniciar com micélio tirado de shimeji fresco, comprado no mercado. Fiz uma mistura de alpiste com vermiculita e inoculei.
No inicio tive alguns problemas de contaminação, mas depois deu certo.
[]s
 
Back
Top