Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogu em contato com silica, tem algum problema?

Izaque

Esporo
Cadastrado
17/10/2022
31
4
22
Boa tarde galera
Hoje comprei 4 gramas de cogu e deixei em um pote hermético com silica azul em contato com o cogu, deixei em contato por menos de 1 hora e fiquei sabendo sobre a toxicidade da silica (tirei imediatamente), será se tem algum problema em consumi-las? Foi um contato que durou menos de 1 hora

3C6D4346-AEDF-4E81-84F7-AEBCB2F2D3D0.png
 
A silica em si não é tóxica, mas o cobalto que dá a coloração azul nessa daí à torna imprópria pro contato com alimentos.
Se for comprar mais no futuro, opte pela branca ou pela laranja, que são livres dessa substância.

Agora quanto à contaminação, é impossível dizer o quanto desse material penetrou os poros dos cogumelos, mas considerando se tratar de um produto potencialmente cancerígeno acredito que seja melhor aceitar o prejuízo e descartar :(
 
Boa tarde galera
Hoje comprei 4 gramas de cogu e deixei em um pote hermético com silica azul em contato com o cogu, deixei em contato por menos de 1 hora e fiquei sabendo sobre a toxicidade da silica (tirei imediatamente), será se tem algum problema em consumi-las? Foi um contato que durou menos de 1 hora

View attachment 207227
Usa a silica laranja que é atóxica própria para alimentos.

E também use uma redinha para eles não ficarem em contato direto com a sílica , para que fiquem suspensos dentro do pote.
 
Só passando aqui pra reafirmar uma dica que sempre dou :)
É sim possível guardar os cogus dentro de um recipiente bem fechado com aqueles potinhos anti mofo!
Olha esse aqui:

1681427848246.png

Tem pouquinho pq meu estoque já está acabando (tenho que começar logo outro cultivo hihi)
mas eles estão ai dentro ja tem pra lá de seus 4 meses e usei um pouco semana passada e eles seguem com a mesma potência de quando foram colhidos! Aqui ta em período de chuva e mesmo assim eles permanecem bem sequinhos tranquilamente ali! Eu troco o pote só a cada uns 3 meses e cada um desses custa 5 pila no mercantil ^^
Eles ficam sequinhos ao ponto de esfarelar na mão e quando vc abre o pote ta tão seco que parece é que tava dentro de uma sala com ar condicionado kkkkk

Então sigo relembrando essa dica pra quem não tem acesso a sílica como eu :positivo:
 
@Grako vc secou eles de outra forma antes de guardar assim?
Esses dias tive minha primeira colheita, então coloquei os cogus em cima daqueles potinho de anti-mofo e dentro de outro pote um pouco maior tipo o que vc fez ai, pensei que assim eles ia desidratar bem rápido, ontem foi o segundo dia que eles estavam lá e estavam bem feios, empretejando e um que até mofando tipo uma teia de aranha, peguei os mais feios e mandei pra dentro com mel pra não desperdiçar e os outros fiz um tunel de vento com um cooler e coloquei dentro de um filtro de café isso ontem a noite, hoje cedo vi que eles já estavam bem sequinhos mas praticamente desapareceram de tanto que encolheram e murcharam, além de que também ficaram bem feios e pretos, vacilei em alguma coia

Antes

Depois

20230414_184552.jpg
 

Anexos

  • 20230411_073137.jpg
    20230411_073137.jpg
    2 MB · Visualizações: 8
Última edição:
@Grako vc secou eles de outra forma antes de guardar assim?
Esses dias tive minha primeira colheita, então coloquei os cogus em cima daqueles potinho de anti-mofo e dentro de outro pote um pouco maior tipo o que vc fez ai, pensei que assim eles ia desidratar bem rápido, ontem foi o segundo dia que eles estavam lá e estavam bem feios, empretejando e um que até mofando tipo uma teia de aranha, peguei os mais feios e mandei pra dentro com mel pra não desperdiçar e os outros fiz um tunel de vento com um cooler e coloquei dentro de um filtro de café isso ontem a noite, hoje cedo vi que eles já estavam bem sequinhos mas praticamente desapareceram de tanto que encolheram e murcharam, além de que também ficaram bem feios e pretos, vacilei em alguma coia

Antes

Depois

View attachment 209564

Então, geralmente eu deixo antes eles por um dia secando na sombra dentro de uma sacolinha de pano pra que saia logo boa parte da umidade e economize o uso do anti mofo ( o que geralmente fazem na frente de um ventilador).
Sobre os teus ai, eu não vi nada de errado não :p
Isso preto são só os esporos que são soltos pelo próprio cogumelo! Nunca tive problema em consumir os esporos junto!
E a aparência deles fica assim mesmo e eles realmente encolhem muito! O cogu só fica seco bonitinho como em algumas fotos quando a galera usa desidratador de alimentos. É só uma questão estética mesmo que não altera a função deles ^^
Ai na foto os teus tão identicos aos meus só tirando os esporos pois os esporos dos meus são dourados e geralmente ficam na sacola hehe
 
Back
Top