Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cobweb? Ventilação? Como proceder já no terrário?

Mako

Esporo
Cadastrado
11/06/2020
27
3
46
Olá Comunidade! Muito legal os relatos e dicas. Ontem levei meus primeiros 6 bolos p o terrario e minha maior preocupacao era/é as Contaminacoes. Como estava tudo branquinho, estava aliviada, mas quando abri os potes, vi uma Cobertura meio algodoada em metade dos bolos e um cheiro forte...q nao sei se e normal, ja q e meu primeiro cultivo... meio preocupada, terminei o trabalho, pus no terrario e vim p o forum pesquisar... e descobri o cobweb... e nao consegui dormir! Pelos relatos, agora tenho dúvida se é cobweb mesmo..mas pelo menos tenho esperanca.... mas estou com medo de perder meus filhinhos ... Nao sei se borrifo agua oxigenada preventivamente, abano p reduzir umidade (o q acho q tb poderia piorar a contaminacao), tiro o borbulhador por algumas horas ou dias ou aguardo mais 1 ou 2 dias p confirmar se é cobweb ...ou se ate la, ja piorou... a temperatura no terrario quando estabilizada esta em torno de 25C. Dizem q é mais cinza q o micelio do cogumelo, mas e dificil dizer ....meu substrato é de vermiculita, arroz e canjica... e este algodoado parece branco p mim... Por favor, quem puder dar uma forma, super agradeço!
Seguindo dicas de um video, eu ainda borrifei os bolos com agua e “empanei” de leve eles em vermiculita umidecida antes de por no terrario... entao se umidade for o problema, acho q posso ter piorado....
 
Última edição:
Salve, Mako.
Antes de tudo, vale dizer que erros são normais no processo de aprendizagem e apesar da frustração errar também é uma forma importante de aprender. A nossa sociedade capetalista não sabe lidar com erros pois eles dão prejuízo, porém errar é extremamente importante (nem tudo nós vamos aprender com o erro dos outros, lendo o fórum).

Sem fotos é difícil ajudar, então se tiver como posta umas fotos ai pra gente.

É relativamente normal o micélio aparentar ficar meio algodoado, porém isso também pode significar falta de oxigênio. Bom pontuar que bombinha de aquário e nada é praticamente a mesma coisa, se você tiver como cuidar do cultivo durante o dia dê preferencia por abrir e abanar o terrário de 2 a 5 vezes por dia.
Um ar renovado vai dificultar a vida dos contaminantes e é uma das coisas que vai incentivar o fungo a começar a frutificar.

Se for cobweb, ele vai se desenvolver em uma velocidade absurda, ele é diferente do micélio tanto em cor como em aspecto. Parece mais uma teia de aranha acinzentada.
 
Upvote 0
Espero que não seja cobweb mesmo... Vou seguir sua sugestão e daqui 2 ou 3 dias, conto no que deu... obrigada! 🙂 .. evou postar fotos, de hoje e daqui 2 ou 3 dias!
 

Anexos

  • 9F0BA965-0A8F-4623-AFEE-7F316E46AC55.jpeg
    9F0BA965-0A8F-4623-AFEE-7F316E46AC55.jpeg
    2 MB · Visualizações: 52
  • C7CF4B90-A374-4AFC-948B-033A4DF4F736.jpeg
    C7CF4B90-A374-4AFC-948B-033A4DF4F736.jpeg
    830.1 KB · Visualizações: 52
  • C4FDE55C-D3CC-4A85-933B-BE9FAFC6A83F.jpeg
    C4FDE55C-D3CC-4A85-933B-BE9FAFC6A83F.jpeg
    1.7 MB · Visualizações: 45
  • EB68485A-93A2-40E1-9F7E-EA6E88A1B15F.jpeg
    EB68485A-93A2-40E1-9F7E-EA6E88A1B15F.jpeg
    1.7 MB · Visualizações: 45
  • 2D02775C-94BE-401E-9CFB-2074236767DF.jpeg
    2D02775C-94BE-401E-9CFB-2074236767DF.jpeg
    1.4 MB · Visualizações: 46
  • 710EA6B0-423C-4D71-A930-A57B1E600E08.jpeg
    710EA6B0-423C-4D71-A930-A57B1E600E08.jpeg
    1.3 MB · Visualizações: 50
Última edição:
Upvote 0
Espero que não seja cobweb mesmo... Vou seguir sua sugestão e daqui 2 ou 3 dias, conto no que deu... obrigada! 🙂 .. evou postar fotos, de hoje e daqui 2 ou 3 dias!


Eu sou iniciante, ainda estou incubando os meus primeiros bolos. Mas, pelo que vi na foto 5, parece que a cor diferente no seu bolo é um tom azulado e, segundo outros cultivadores mais experientes aqui do fórum, isso pode ser um simples machucado no micélio.
Eu diria que os seus bolos estão bem branquinhos e bonitos, espero que os meus fiquem bonitos também. Faz 12 dias que os meus estão incubando e eu ainda não abri a caixa pra vê-los, estou muito ansioso aqui. kkkk

Só uma pergunta: Você não pôs argila expandida com água no fundo do seu terrário? Será que não está faltando umidade?

Sucesso no seu cultivo!!!!
 
Upvote 0
Obrigada! Eu tinha colocado 2 copos de agua mineiral e estava esperando a argila expandida ficar 12h de molho na agua com cloro. No dia seguinte eu pus.
...mas ainda estou meio insegura se estou fazendo a coisa certa... 2 dias depois os bolos me parecem branquinhos...mas a algodoado parece maior ... a caixa tem 8 furinhos com 1 camada de microporo, e estou abanando 2 ou 3 vezes por dia... mas com medo de outros contaminantes ... Estou pensando em fazer mais furos ou borrifir fininho uma solucao de agua e agua oxigenada mas tb tenho receio de prejudicar os cogumelos... e tb nao sei qual proporcao de oxigenafa usar.... quem ja usou pode me dar uma força? Qual foi o resultado?
 
Última edição:
Upvote 0
Fique de olho nessa mancha de cor diferente que aparece em um bolo, pela foto está ruim de ver, mas tanto pode ser contaminação como algum machucado no micélio.
Em caso de dúvida vale coloca-lo em isolamento, fazendo um terrário improvisado com uma garafa PET. Caso seja contaminação, retire imediatamente do terrário e enterre ou descarte longe do seu cultivo.

De resto, os micélios parecem saudáveis.
Não precisa mexer nisso agora, mas entre os flushs do bolos aproveite pra fazer mais buracos nesse terrário, pode usar serra-copo de uns 5cm pra fazer esses buracos. O micélio respira bastante e precisa de ar renovado.
Não tenha nóia com contaminações neste momento, o seu terrário não é nem de longe estéril. O micélio saudável resiste bem depois que está consolidado. Mantenha o terrário limpo e o micélio saudável. Excesso de CO2 é o que vai dar vantagem aos contaminantes neste momento, portanto o ponto central agora é fornecer ar fresco pro micélio ao mesmo tempo que consegue manter uma alta umidade.
A fita micropore já segura bastante o ar, então pode aumentar bem esses furos.
 
Upvote 0
Meus filhinhos estao assim hoje ( 3 dias no terrário). Me parecem branquinhos mas eu nao tenho um olho treinado..mas tb parece mais peludinhos e com umas bolinhas novas ( serao pins chegando?) ... acabei seguindo a dica de borrifar bem fininho uma solucao de 1 copo de agua c/ 2 colheres de cha de agua oxigenada 20v ( so tinha esta em casa e pelo que li é o dobro de forca da 10V ) . bBorrifei nas paredes e tb um pouquinho sobre os bolos e botei meia colher no copo que esta a agua do borbulhador ...onde esta espumando um pouco mas faz menos de 1 hora... mas depois de ler opinioes opostas sobre borrifar os bolos e o uso de oxigenada, estou na duvida se estou ajudando ou matando meus filhinhos...
Vou seguir sua dica de abrir mais furos e estou pensando em por la acrilica nos novos furos. Tb vou ficar de olho e se for o caso, transferir o bolo q esta com a pelúcia mais fina ( ultima foto) ...
E quanto a agua oxigenada? Acha que matei meus filhos? 😂 troco a agua do borbulhador correndo? Help!!!
 

Anexos

  • 66FDDCD6-1EA6-46DF-92C3-3FE70CC2CDA0.jpeg
    66FDDCD6-1EA6-46DF-92C3-3FE70CC2CDA0.jpeg
    1.8 MB · Visualizações: 41
  • 3D9D7415-B5A4-4B62-AE83-C31F23A5E691.jpeg
    3D9D7415-B5A4-4B62-AE83-C31F23A5E691.jpeg
    1.6 MB · Visualizações: 42
  • 63ED47C7-5982-462D-9666-BE19A5F8CF18.jpeg
    63ED47C7-5982-462D-9666-BE19A5F8CF18.jpeg
    1,014.4 KB · Visualizações: 39
  • 495F1869-B119-4C38-A0C6-AFEC9EC42E6E.jpeg
    495F1869-B119-4C38-A0C6-AFEC9EC42E6E.jpeg
    1.8 MB · Visualizações: 37
Upvote 0
Seu cultivo está saudável, evite borrifar qualquer coisa em um cultivo saudável.
Sobre quantidades, nunca utilizei, não sei dar opinião sobre isso pois prefiro enterrar do que ficar tentando salvar algo contaminado. O máximo que faço é cortar e retirar algum trecho que começa a parecer suspeito.
Água oxigenada no borbulhador não vai dar problema algum.

Lã acrílica é melhor que micropore, mas eu também não costumo usar devido a praticidade do micropore, e também pq eu trabalho em casa e posso cuidar deles durante o dia e abanar várias vezes.

E sim, as bolinhas sãos pins chegando =)
 
Upvote 0
Seu cultivo está saudável, evite borrifar qualquer coisa em um cultivo saudável.
Sobre quantidades, nunca utilizei, não sei dar opinião sobre isso pois prefiro enterrar do que ficar tentando salvar algo contaminado. O máximo que faço é cortar e retirar algum trecho que começa a parecer suspeito.
Água oxigenada no borbulhador não vai dar problema algum.

Lã acrílica é melhor que micropore, mas eu também não costumo usar devido a praticidade do micropore, e também pq eu trabalho em casa e posso cuidar deles durante o dia e abanar várias vezes.

E sim, as bolinhas sãos pins chegando =)

Que legal! Super obrigada pelas dicas! 🙂❤️
 
Upvote 0
Back
Top