Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Clonagem Avery's Albino

Diário de cultivo problemático.
Raças
Avery's Albino
Inoculação
26/11/2022
Inoculação via
Clone
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Aniversário
26/11/2022
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
Clonagem
Substratos
Vermiculita
Salve galera! Estou em processo de clonagem de um bolo que comprei virtualmente e bateu certo! Postarei aqui as imagens de parte do processo e continuarei postando até a colheita, se permitido for...

Esse foi o cogu escolhido para ser clonado, a princípio eu abri o peguei pedaços do meio dele e coloquei no papelão, foi uma péssima escolha pois não surgiu nenhum efeito no papelão. (não foi colonizado)
IMG-20221213-WA0001.jpg
Passado alguns dias no papelão, vi que não funcionou entretanto mesmo assim continuei com o processo...

Estes foram o recipientes que usei, e esta foi a quantidade de arroz integral.

IMG-20221213-WA0004.jpg

Na panela...
IMG-20221213-WA0003.jpg

Lavei
IMG-20221213-WA0010.jpg

Escorri...
IMG-20221213-WA0011.jpg

Esterilizando...
IMG-20221213-WA0012.jpg

Potes prontos para receberem as partes do cogumelo que não colonizou papelão.

IMG-20221213-WA0009.jpg

Galera, mesmo não dando certo no papelão eu continuei o processo pra ver no que dava...

E isso aconteceu!

Pote 1 com sinais de colonização...
IMG-20221213-WA0006.jpg
Pote 2 nada ainda...
IMG-20221213-WA0008.jpg

Por enquanto é isto, em breve darei continuidade ao longo de todo o processo, dando certo ou não.
 
Clonagem clonagem não é... Mas tudo bem.

Sabendo que pegou do meio do cogumelo acho foda que tenha conseguido inocular o arroz, boa sorte no cultivo!

Edit antes que perguntem:

Não é clonagem porque ao pegar uma parte do cogumelo interna ainda sim existem muitas outras genéticas ali presentes, na teoria quanto mais perto do chapéu menos treta você tem de tirar um clone único.

Micélios de outras variedades "sobem" pelo meio da estipe conforme o cogumelo cresce, ao retirar parte do tecido deve ser trabalhado em ágar até isolar um clone 100% desse tecido.
 
Clonagem clonagem não é... Mas tudo bem.

Sabendo que pegou do meio do cogumelo acho foda que tenha conseguido inocular o arroz, boa sorte no cultivo!

Edit antes que perguntem:

Não é clonagem porque ao pegar uma parte do cogumelo interna ainda sim existem muitas outras genéticas ali presentes, na teoria quanto mais perto do chapéu menos treta você tem de tirar um clone único.

Micélios de outras variedades "sobem" pelo meio da estipe conforme o cogumelo cresce, ao retirar parte do tecido deve ser trabalhado em ágar até isolar um clone 100% desse tecido.
como vc sabe quando chega num clone de uma genética isolada?
 
Na verdade, isso seria isolamento.

Sim... Já teve bastante discussão assim pela nets.

Um clone "verdadeiro" é um clone isolado!

O que chamam de clone (sem isolamento) são apenas dezenas de "clones" juntos.

Com certeza melhor do que milhares de variações, mas essa ideia de que é um clone mesmo é etimologicamente incorreta. Da mesma forma que chamar variações de "strains" é errado (me batam!!!).

Edit porque só venho aqui comentar de madrugada (pq deus?) :

De vez em quando se referem a "isolamento" como isolar micélio direto de MS. Mas não necessariamente tem que vir de MS.

Bato o pé de que um clone (sem estar no plural, não "clones") necessariamente deve ser um isolamento, se não não é clone, oras!

Ao colocar uma parte de tecido de um cogumelo no ágar ele setoriza para mais de uma seção, de vez em quando em apenas uma. Uma conclusão é de que os cogumelos na verdade tem mais do que uma variação envolvida no seu crescimento (tirando a noção de que as variações sobem pela estipe). Um conjunto de clones quase sempre darão cogumelos que aparentam ser como o original, porém não sempre. Talvez pelo fato da variação que faz o cogumelo brotar se sobrepor sobre as outras que estão ali, mas elas não deixam de estar ali, sendo efetivamente clonadas também. Tem a chance de uma variação indesejada se tornar dominante. O isolamento em ágar remove todos outros clones, restando apenas um verdadeiro.

Mas como disse antes, reduz de milhares de variações para talvez algumas dezenas, o que já ajuda bastante. Um "clone" com uma genética diferente da do cogumelo que acreditamos ter clonado ainda sim pode tomar mais vantagem de um substrato e fazer cogumelos por todos os lados, afinal não tem muita concorrência! E a pessoa ainda crê que é o clone exato daquele cogumelo gigante anterior, quando não é. (O que não faz diferença alguma para nós na prática)

No fim das contas só tô sendo chato de madrugada hehehe mas gosto de ser rigoroso com esses termos, chatice minha, desculpa incomodar vocês com isso.
 
Última edição:
Back
Top