Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Chá de bolos PF

NeuroFX

Viajante
Membro da Staff
Cultivador confiável
23/01/2005
904
83
Tive lendo uma discussão no Shroomery que o cara afirmava ter feito um chá com os bolos que já tinham parado de produzir. Ele cortou um bolo em cubos, ferveu em água por 10 minutos, coou no filtro de café e misturou com chocolate.

Ele relata que ficou viajando o dia todo.

Outras pessoas afirmaram que isso é realmente possível.

Eu ficaria meio com o pé atrás, só ficaria tranquilo se tivesse certeza de que o bolo que eu fosse consumir não tivesse nenhuma contaminação ou resíduos de lysol.
 
Neuro,
Geralmente quando os bolos páram de produzir eles são um alvo fácil e aberto à contaminantes. Ficaria meio que com um pé atrás, pois não sei se ferver o bolo seria o necessário pra esterilizá-lo e torná-lo consumível. Além da vermiculita... não sei o que pode ser levado dele até o chá e depois para o meu corpo.

Mas uma experiência legal que eu já li no antigo fórum, se não me engano relatada pelo Anjosdosul, seria inocular o esporo em arroz integral somente, em grãos. Assim que o micélio crescesse por completo, comer o arroz como em uma refeição mesmo, misturando alguns outros ingredientes leves, como vegetais cozidos ou queijo. É uma boa opção pra quem não quer - ou não tem grana adicional para - gastar um terrário, mas não é armazenável por muito tempo. Mas também creio que se está sujeito a deterioração dependendo do tempo em que o micélio colonizar.
 
Pois é, mas quanto aos componentes da vermiculita acho que não tem problema, senão os próprios cogumelos dos bolos conteriam esses componentes.

Eu lembro da experiência do Anjosdosul, mas o lance desse chá que postei é aproveitar o máximo que o bolo pode oferecer (cogumelos e massa micelial).

[]'s
 
Tentar extrair a psilocibina/cina do bolo esta fora de cogitaçao? O micelio principio ativo como os cogus, e podemos produzir - teoricamente - quanto de micelio precisarmos, os extrativistas (haha nao eh perjorativo,to tentando me referir àqueles que gostam de fazer extraçoes) de plantao poderiam dar seu parecer.
 
Sim. O ato de fazer o cha é uma extraçao, talvez eu tenha me expressado mal. O que quis dizer é extrair o principio ativo por outro metodo q seja bem mais eficiente que o chá. Lembro que um amigo da bahia tinha conseguido extrair a psilocibina e coloca-la em capsulas, e imaginei que se usassemos esse metodo com o micelio talvez o produto final fosse maior do que com apenas cogumelos.
 
Amigos, amigos, deixem a ordem natural das coisas seguir!
Se desde os primórdios os seres humanos consomem apenas o corpo
fruitífero dos fungos, é porque assim q tem q ser..
É como se fosse um fruto, nós nos alimentamos do fruto e não
do pé que nos fornece esse fruto.
Os cogus são um alimento, só q espiritual!
Esse é o meu ponto de vista, em q temos q respeita-los, se continuarem
nessa nóia de conseguir psilocibina, daqui a pouco estão sintetizando e
colocando em cápsulas, e dai começa a comercialização, tráfego, etc.
Até as pessoas saturarem seus cérebros de psilocibina como é hoje em
dia com a maconha.
Foi mal ai se ofendi ou algo parecido, mas vejo desse modo.

Falo!

PAZ
 
eu ja ouvi falar que se extrai com alcool etilico e depois deixa secar o alcool ai temos o principio ativo em residuos.
 
psiloceloko disse:
Amigos, amigos, deixem a ordem natural das coisas seguir!
Se desde os primórdios os seres humanos consomem apenas o corpo
fruitífero dos fungos, é porque assim q tem q ser..
É como se fosse um fruto, nós nos alimentamos do fruto e não
do pé que nos fornece esse fruto.
Os cogus são um alimento, só q espiritual!
Esse é o meu ponto de vista, em q temos q respeita-los, se continuarem
nessa nóia de conseguir psilocibina, daqui a pouco estão sintetizando e
colocando em cápsulas, e dai começa a comercialização, tráfego, etc.
Até as pessoas saturarem seus cérebros de psilocibina como é hoje em
dia com a maconha.
Foi mal ai se ofendi ou algo parecido, mas vejo desse modo.

Falo!

PAZ

Concordo com vc psiloceloko ...acho q a extração de psilocibina pura futuramente acabaria levando a comercialização, tráfico etc.....e isso leva à banalização...pessoas iriam consumir psilocibina com a mesma cabeça q consomem qualquer droga sintética, acho q não é por aí ...pelo q posso perceber, a maioria dos membros do fórum têm consciência dos poderes espirituais e visionários dessa substância, então não deixem q ela seja banalizada....a maconha foi um bom exemplo (mesmo não tendo os mesmos poderes visionários)......Claro q não é nada contra quem quer fazer chás com bolos, são experiencias válidas, mas acho desnecessário....é só um toque para q possamos preservar nosso Respeito aos cogumelos mágicos...
Abraços!
 
apenas tomemos cuidado para que essa vontade de nao deixar as raizes se torne uma inquisiçao, e que nosso respeito pelos cogumelos se torne uma religiao que proibe e acusa de pecado qualquer tipo de avanço (bem parecido com o que uma entidade religiuosa fez com a medicina na epoca medieval ). Eu continuo achando valido qualquer tipo de avanço cientifico em relaçao aos copgumelos e as experiencias com os estados alterados da mente humana, o problema nao está no avanço cientifico e sim nas pessoas que fazem mal uso dele.

Com consciencia as piores coisas podem ser usadas a favor do bem .

Paz, amor e muita poesia!
 
psilocibec disse:
a
Com consciencia as piores coisas podem ser usadas a favor do bem .

acho q é bem por aí mesmo...faça o q achar válido e , sempre com consciência pois não existem regras, somos nós que as criamos ...só esclarecer tbm q isso nao tem nd a ver com religião, eu nao estava acusando nada de pecado,. apenas apontando uma possível consequencia do mau uso da psilocibina, e dei a minha opiniao, mas nao condenei nenhuma atitude, opiniao cada um tem a sua ....:D

Grande Abraço !
 
""Os cogus são um alimento, só q espiritual!
Esse é o meu ponto de vista, em q temos q respeita-los, se continuarem
nessa nóia de conseguir psilocibina, daqui a pouco estão sintetizando e
colocando em cápsulas, e dai começa a comercialização, tráfego, etc.""

ok, vamos lá, mais uma vez quebrar o senso comum e ingênuo: Como diabus vc espera respeitar o alimento espiritual sem conhecê-lo??

E q papo é esse q daqui a pouco vão estar sintetizando e colocando em cápsulas??? Há mais de 50 anos isso já acontece!!!! 50 ANOS!!! Mesmo com 50 ANOS de CÁPSULAS DE PSILOCIBINA vc ainda não as encontra no mercado, então pq diabus um cara isolado q quer CONHECER E RESPEITAR os cogumelos da forma q ele bem acha melhor estaria GERANDO um novo mercado negro de "capsulas" só pq ele "noiou" com a extração da psilocibina???

Se essas pessoas q fazem "capsulas de psilocibina" fizeram/fazem algo, é glorificar ainda mais o fungo, fizeram foi ajudar a pulverizar o conhecimento sagrado pelas sociedades primitivas em q vivemos, fizeram foi subir o nível da conversa pra todo mundo, e ainda mais, graças à eles VC pode estar falando sobre isso aqui nesse fórum, pq sem eles e suas pesquisas (científicas ou não) a discussão não estaria no nível q está hj (apesar de hj em específico a coisa caiu um tanto).

""Até as pessoas saturarem seus cérebros de psilocibina como é hoje em
dia com a maconha.""

Meu colega, as pessoas não saturam seus cérebros com psilocibina e maconha, não fazem isso pq não tem maconha e psilocibina no mercado o suficiente pra isso acontecer da forma q vc está colocando, esse q é o problema, não é o excesso q é o problema, é a escassez, a raridade desses produtos, pq se tivesse no mercado as pessoas iriam se saturar sim, e com gosto e razão, e podemos esperar q a sociedade melhore MUITO se isso acontecer. Como se realmente existisse alguma justificativa decente para os milhões de reais gastos no "combate ao tráfico de drogas" e ainda mais, como se essa pequena guerra civil tivesse como grande objetivo uma reeducação em direção ao respeito maior pelos cogumelos. É sobre dinheiro q não vai ser usado com justiça, e vc com esse tipo de opinião tá ajudando a galera q tá atrapalhando todo mundo.

Agora, sem querer te ofender, vc é um cana ou algo assim? PM?

------------------------------------------

Voltando à discussão q interessa:

Na minha experiência, chá de bolos dá uma terrível dor de barriga.

A extração com isopropilico tem muitos revezes. Além de não ser o solvente mais adequado, tbm requer q o produto de qual será extraído esteja extremamente seco. Daí o problema, como vc vai secar perfeitamente os bolos PF (q tem 50% de vermculita, grande retentor de umidade), é possível secá-los claro, mas é custoso. Por essa razão é melhor utilizar os macrofungos secos.E mesmo assim o isoprop não se mostra como o melhor solvente, considerando q o produto final tende à ser um âmbar ou gosma marrom alaranjada (conhecida por "brown sludge"), o q não é o objetivo ideal (cristais brancos).

Tbm existem especificidades quanto à extração, do tipo: precisa de um filtro profissional, isso é muito importante, crucial eu diria, pra ter um produto de qualidade (cristais); um outro ponto importante é a temperatura do solvente enquanto está extraindo e especialmente durante a filtragem, em temperatura natural a extração é muito incompleta... e mais, para q o álcool carregado passe por um filtro profissional, além de precisar de calor no solvente para diluir os alcalóides e tal, tbm é necessário um pressurizador ou algo do tipo para fazer com q o líquido atravesse o filtro profi q comentei acima.

Quanto ao reaproveitamento dos bolos gastos, acho q a técnica ideal seria separar o micélio da vermiculita e consumí-lo seco a partir disso. Já li no mycotopia (um post do rodger eu acho, keyword: "communion wafers") q isso é possível, com água mesmo, e tbm com metanol e talvez álcool. Eu já tentei com água com zero sucesso, deve existir alguma dica sobre como realizar esse feito... se pudéssemos separar o micélio da vermiculita, e depois secar o micélio, pronto, reaproveitamento perfeito.
 
Aqui envio os links sobre os quais falei antes, muito provavelmente não vão durar muito:

http://mycotopia.net/discus/messages/5/18151.html?1038822771

http://mycotopia.net/discus/messages/5/17948.html?1039578765

http://mycotopia.net/discus/messages/5/17249.html

Tá bem desorganizado mas rola...

Procedimentos/posts:

------------=-------------------=--------------------------=---------
"Here's a recap on those "communion wafers" that my primary consumer has come to love even more than the shrooms themselves. These are not quite as potent as the "amber crystals" (where he's gotten off with just 100 mg), but he says these give a smoother and cleaner high. For those who missed the earlier post, here are some of the mycelial wafers, fresh out of the mold:

They're made from discarded (spent) substrate, soaked in water for a few days, and then the mycelial tissue is collected from the suspension and allowed to dry, along with a generous amount of the water that now contains additional extract from the mycelial tissue that could not be separated from the vermiculite. The following pictures show an extraction being made from spent substrate, along with a control study using uncolonized vermiculite for comparison only. In each of the following photos, we are processing 1 cup each of vermiculite and colonized brf substrate, then adding 1 1/4 cup of plain tap water:

Most of the water is then drawn off of both lots, just to allow a better shot of the layered suspensions in long tubes (tubular vases from Walmart at 89 cents each) which will appear at the end of these photos. But first, here's a glimpse of the top layers after the water has been drained off. Looking first at the mycelial tissue -"

and then the plain, uncolonized, washed vermiculite

I use a large hypodermic without a needle to suck up the layered suspensions, and trasfer them to the flower vases:

That last picture

And the layers start to separate, like so:

In another 24 hours, the separation will be even more distinct."
-----------==------------------------=--------------------

Here's a recap of the wafer production that started out as an ad hoc attempt to salvage some incompletely colonized substrate. I've done it again with some spent substrate from cakes that had passed their prime for bearing the shrooms themselves. The spent cakes:

Some shots of their insides:

Broken up, dried, and sifted:

In the following photos, I ran a "control group" with straight, uncolonized vermiculite, just to show some contrast. One cup of spent substrate and one cup of uncolonized vermiculite are placed in two jars with 1 1/4 cup plain tap water:

Then the bulk of the water is drained from the top, again to show the contrast"

Here's a glimpse at the top layer of the remaining substrate. Note the fluffy white mycelial tissue:

And the top of the uncolonized, plain vermiculite

Transferring the bulk of the top layers with some liquid into Walmart tubular vases (98 cents each) to help show the various levels of the suspended precipitates:

And then allow them to settle for a while

and in a few hours the top suspension from the spent substrate can be placed in molds to make the wafers. For an extra jolt, a generous amount of the water solution (containing some of the magic extract) is allowed to evaporate with the mycelial tissue, spiking it with its own concentration.

Voila! Communion wafers
 
Calma Neuro, Galileu estava errado, Sócrates estava errado (e teve q beber cicuta), até Jesus já falaram q estava errado ... é o avanço consciente ameaçado pelo conservadorismo desenfreado. :pos:

Obrigado por mostrar o interessante processo Cygnus :)
 
psiloceloko disse:
Amigos, amigos, deixem a ordem natural das coisas seguir!
Se desde os primórdios os seres humanos consomem apenas o corpo
fruitífero dos fungos, é porque assim q tem q ser..

:( Me desculpe, tá certo q é sua opinião pessoal, mas achei um pouco preconceituosa: "pq era assim antigamente, tem q ser para todo o sempre".

Olha, não kerendo colocar a vida intima de ninguem aki, mas já oclocando pra defender minha tese: sou homossexual, e se eu pensasse desse jeito q vc pensa, já teria cometido suicídio.

psilocibec disse:
apenas tomemos cuidado para que essa vontade de nao deixar as raizes se torne uma inquisiçao, e que nosso respeito pelos cogumelos se torne uma religiao que proibe e acusa de pecado qualquer tipo de avanço

Concordo plenamente com o Psilo.
Os tempos mudam e, com ele, nossos habitos e cultura muda também!
Se fosse assim, num téríamos muita coisa que temos hj, ou nem mesmo estaríamos aqui, teclando e trocando informações.

luz!!!!!! :luz: :luz: :luz:
 
Mas a gente não pode pôr tudo dentro de um mesmo saco.

Cultura, sociedade e moral são convenções criadas que podem até perdurar, mas que um dia caem por terra, seja individual ou coletivamente. Essa evolução humana é bem-vinda.

Mas têm coisas que são porque são, e que às vezes o ser humano com a sua prepotência deseja mudar e ter controle sobre elas. A capacidade de mudar a essência das coisas ou alterar a ordem sobrenatural do que existe é questionável. É possível? Somos tão poderosos? Não sei.

Esse papo de respeito aos cogumelos é muito relativo, cada um constrói a sua visão. Pra mim isso era meramente cultural, ritualístico e devocional, fruto das concepções arcaicas dos povos indígenas. Apesar de sempre respeitar os cogumelos, sempre fui avesso aos dogmas.

Agora, existe um outro lado, místico, empírico, que alcançamos em estágios alterados de consciência e que fogem ao nosso controle, ao nosso senso de definir o que é verdade ou ilusão. O que sobra é só um sentimento interior, uma sensação do que é certo e que foge ao controle da razão.

A questão é: devemos tentar alterar tudo?
 
Voltando ao tópico, fiz chá de 2 bolos PF, bem simples só aquecendo e espremendo. Engoli um pouco de vermiculita (foi impossível filtrá-la completamente), os efeitos foram satisfatórios, uma experiência suave, delicada, bastante sensorial.
 
2 bolos = Experiencia suave

Creio que seja desperdicio então nao deixar um bolo frutificar (hehe não quero entrar na parte ética, cada um tem a sua). Só em casos extremos onde a pessoa não pode ter um terrário de jeito NENHUM. Se ponderarmos a quantidade que um bolo PF pode porduzir em cogumelos versus a potencia da experiencia produzida pelo micélio vamos sair perdendo não deixando os cogus completarem seu ciclo normal de vida.
 
Back
Top