Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Chapeu precoce..

Galeão

Esporo
Cadastrado
28/12/2023
3
2
35
buenas? me chamo Guilherme, sou iniciante na micologia amadora. (espero estar postando no local correto)
Já iniciei com monotube e consegui resultado, os chapéus abriram, não deu tempo de tirar antes que virasse uma bagunça de esporo em cima do micélio..
Mas esse não é a dúvida, no segundo flush. os cogumelos vieram mais parrudos, porém quando abriram o chapeu, fizeram tão rápido que nem romperam o véu e o chapeu rasgou..
alguem pode dar uma dica do que deu errado?
importante ressaltar:
houve contaminação,
não foi usado controle de temperatura,
a iluminação foi feito de forma precária já que comprei um monotube blackout.. tive que adaptar uma tampa branca e uma lampada na frutificação

segue as fotos
notem que o véu está grudado no chapeu

IMG-20231230-WA0002.jpgIMG-20231230-WA0001.jpg
 

Anexos

  • IMG-20231230-WA0003.jpg
    IMG-20231230-WA0003.jpg
    110.1 KB · Visualizações: 6
  • IMG-20231230-WA0004.jpg
    IMG-20231230-WA0004.jpg
    107.4 KB · Visualizações: 5
  • IMG-20231230-WA0005.jpg
    IMG-20231230-WA0005.jpg
    118.1 KB · Visualizações: 6
Eu entendo pouco, pra não dizer nada. Mas fiquei aqui pensando umas coisas que talvez ajudem a responder. Não acho que o chapéu ficou assim porque 'rompeu rápido', mas porque o anel ficou grudado no chapéu e não soltou, arrancando parte do chapéu. Me parece que a estrutura do chapéu era frágil, mais frágil que o anel. Porque a estrutura estaria mais frágil? Me parece que esta é a questão. Oxigenação? Umidade? Tem variaveis que você não forneceu e que provavelmente vão faltar pra galera mais conhecedora. Sugiro que forneça mais informações de como você fez o cultivo. Ingredientes, temperatura, umidade, oxigenação. Todos fatores importantes no cultivo. Você disse que houve contaminação. Isso é um fator super importante. A contaminação pode ter afetado a estrutura do chapéu, deixando ele frágil.
 
Eu entendo pouco, pra não dizer nada. Mas fiquei aqui pensando umas coisas que talvez ajudem a responder. Não acho que o chapéu ficou assim porque 'rompeu rápido', mas porque o anel ficou grudado no chapéu e não soltou, arrancando parte do chapéu. Me parece que a estrutura do chapéu era frágil, mais frágil que o anel. Porque a estrutura estaria mais frágil? Me parece que esta é a questão. Oxigenação? Umidade? Tem variaveis que você não forneceu e que provavelmente vão faltar pra galera mais conhecedora. Sugiro que forneça mais informações de como você fez o cultivo. Ingredientes, temperatura, umidade, oxigenação. Todos fatores importantes no cultivo. Você disse que houve contaminação. Isso é um fator super importante. A contaminação pode ter afetado a estrutura do chapéu, deixando ele frágil.
Pareceu que foi uma tentativa de soltar esporos por estresse (devida competição com a contaminação e ambiente precário no monotube..), pois de fechada a cabeça abriu em uma manhã (de fechada a aberta desta maneira em 6hrs Aprox), de uma vez todos juntos..
Sementes de milho de pipoca, substrato vermiculita e terra preta pronta pra plantar.. temperatura entre 28/30°C oxigenação por abanamento 2x pra dia. Umidade, spray 2 à 3x ao dia por cima de tudo e nas laterais principalmente..
 
Pareceu que foi uma tentativa de soltar esporos por estresse (devida competição com a contaminação e ambiente precário no monotube..), pois de fechada a cabeça abriu em uma manhã (de fechada a aberta desta maneira em 6hrs Aprox), de uma vez todos juntos..
Sementes de milho de pipoca, substrato vermiculita e terra preta pronta pra plantar.. temperatura entre 28/30°C oxigenação por abanamento 2x pra dia. Umidade, spray 2 à 3x ao dia por cima de tudo e nas laterais principalmente..
Eu também entrei nessa de abanar. Mó furada. Vc atira pra dentro toneladas de bacterias e fungos. Achei a temperatura meio quente, o cogu pra frutificar gosta de 22-26. 28/30 é bom pra fase de colonização. Terra preta pra plantas não me parece uma receita típica de substrato. Sim, ele cresceu rápido porque foi atacado por contaminantes. Dai apressou a esporulação. Mas isso não faz quebrar o chapéu. O que faz quebrar o chapéu é ele estar mais fraco que o anel. A contaminação do terrário é quase certo ser a resposta a sua pergunta. Aconselho a evitar estas abanadas. Oxigene de outro modo. Como usando um oxigenador de aquario, por exemplo. Eu perdi minha colônia por causa de contaminação deste mesmo jeito. Abanando.
 
A melhor forma de trocar o ar é abanando, não tem nada que seja tão eficiente.
Com o substrato totalmente colonizado é difícil contaminantes nascerem, eles já vem da colonização normalmente.

O véu nem sempre sai totalmente, pra carimbos você pode remover com a lâmina de bisturi ou palito de dente tomando cuidado pra não encostar nas lamelas e contaminar os esporosm

O chapéu quebrar assim pode ser da própria strain, umidade muito alta, borrifar em cima deles ou mesmo pelo estresse da contaminação.

Pela foto em si os cogumelos tão bonitos.

Quando não conseguir esporos, faz clonagem pra seguir o cultivo e tentar tirar novamente
 
Back
Top