Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Chapéus “Rachando” (Help)

Sah

Esporo
Cadastrado
27/08/2024
3
2
32
Boa tarde gente! ☀️🍄
Iniciei meu cultivo há 14 dias atrás com duas colônias de 1L que adquiri na internet ( 1 Jack fost e 1 mexican dutch king) em uma caixa de 40L e todos recursos necessários exceto o higrômetro. Mantenho a temperatura entre 24/26° com ajuda de climatizador, a ventilação é feita 3x por dia de 8/8hrs , borrifo água mineral nas laterais da caixa sempre q observo a diminuição das gotículas sempre prezando a utilização de paramentação necessária e higienização para manipulação da caixa .
No 10° dia a colônia de Jack fost apresentou contaminação, então removi toda parte do bloco com aquele pequeno foco , visando “salvar” o resto da colônia q ainda não apresentava nem um pin ou mais focos . Dois dias depois apareceu outro foco no qual removi apenas a área contaminada pois aparentemente era superficial! Hj percebi um maior desenvolvimento na colônia mas nada de Pins ou novos focos de contaminação.
Já a colônia de mexican dutch king continuou a se desenvolver bem e sem contaminações perceptíveis até o momento mas, hoje amanheceram com os chapéus e véus rasgados mesmo sem abrirem … Estou em dúvida do que pode está acontecendo e gostaria da ajudinha de vocês! ☺️🙆🏻‍♀️🌷
Alguém sabe ?
Preciso de ajuda/dicas para entender se está tudo bem , aprimorar o manejo e ajudar meus amiguinhos a se desenvolverem de forma melhor !
Acredito que aqui na comunidade com ajuda de vcs fica mais fácil de conseguir.
(Segue abaixo imagens de hj da produção de MDK no 14° D)
#GRATA

Anexos

• IMG_9203.jpeg
    IMG_9203.jpeg
    1.7 MB · Visualizações: 8
  • IMG_9197.jpeg
    IMG_9197.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 8
Opa tudo certo? Então, é algo que pode acontecer quando cogumelos tem uma taxa de crescimento muito alta e sua genética pode influenciar nesse ponto do píleo não acompanhar o crescimento da estipe, e acabar rachando. Outro fator que pode influenciar a rachadura é a umidade, mas como você disse que está cuidando e borrifando água não deve ser isso, mas lembre-se de não deixar a caixa aberta por longos períodos. Já ouvi dizer que o Verticullum pode causar rachaduras também, mas não sei muito a respeito. Do jack, tenta dar um choque térmico nele com água bem gelada e gelo durante 10 minutos pra ver se induz a pinagem. Espero ter ajudado com o pouco que sei.

Opa tudo certo? Então, é algo que pode acontecer quando cogumelos tem uma taxa de crescimento muito alta e sua genética pode influenciar nesse ponto do píleo não acompanhar o crescimento da estipe, e acabar rachando. Outro fator que pode influenciar a rachadura é a umidade, mas como você disse que está cuidando e borrifando água não deve ser isso, mas lembre-se de não deixar a caixa aberta por longos períodos. Já ouvi dizer que o Verticullum pode causar rachaduras também, mas não sei muito a respeito. Do jack, tenta dar um choque térmico nele com água bem gelada e gelo durante 10 minutos pra ver se induz a pinagem. Espero ter ajudado com o pouco que sei.
Muito Obrigada! Usarei a dica para evoluir .. Colhi agora a pouco todos eles , estou super contente ! Porém acredito que eu possa ter me precipitado e feito errado, coloquei pra secar no forno por pura ansiedade. 🌚
Cheguei em casa e os chapéus estavam abertos, eu olhei um vídeo q ensinam a secar no forno pré aquecido há 60° por 30 min, usar papel toalha para remover umidade e novamente recolocar no forno por mais 30 min.
Eu parei nos 30 primeiros .. Tinha planos para desidratação e acabei fazendo isso, será que prejudiquei?
🫠🥺

Até onde sei, a p.c degrada rapidamente acima de 100 graus, o que recomendo é comprar aqueles anti-mofo sem essência, ou se conseguir sílica melhor ainda e colocar em um pote fechado com eles para puxar a umidade ( obviamente vc não vai abrir o anti-mofo e tirar o cloridrato dele, encima dele tem uma telinha de tnt, pode deixar encima se quiser, mas nunca em contato direito). Ou compra um cooler/ventuinha de pc e anexa a um cano de 50 de pvc, ai vc faz uma conexão simples se quiser deixar mais facil de usb 5v para deixar num carregador de celular ou pc. Tem tutorial na aba de iniciantes de como fazer esse sistema.

Pode ser bem simples, excesso de umidade. Talvez esteja borrifando sem necessidade e essa água borrifada tb pode trazer contaminantes. Pensa em nanter uma boa camada de perlita molhada no fundo da caixa e borrifar menos ou deixar sem borrifar até talvez. Eu mesmo nunca borrifei a caixa enquanto frutifica.

Back