Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Chá de Cogumelo

Mago_Gnomo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
19/12/2012
136
65
31
Bom galera,

Depois de procurar a receita do chá, acabei me deparando com inúmeras receitas. Algums dizendo que não se deve ferver, outras dizendo que se deve. Algumas dizendo que os cogumelos precisam ser macerados, outras que não. Algumas dizendo que os cogumelos com que foi feito o chá devem ser comidos e outras que não. Enfim, muitas opiniões divergentes.

Então resolvi desenvolver uma receita através da tentativa e erro. Tomei como base a receita do Mauricio, abordada no seguinte tópico: https://teonanacatl.org/threads/como-eu-preparo-o-chá-de-cogumelos.1012/

Com base nesses experimentos, cheguei a uma receita que me deu bons resultados. Sem mais delongas, vamos lá:

1 - O primeiro passo é colocar um pouco de água pra ferver. Pode ser uma caneca ou xícara de chá. Não importa muito a quantidade, porque a água ainda vai evaporar.

2013-05-31_21-23-35_912.jpg

2 - Enquanto a água está fervendo, meça a quantidade de cogumelos que você usará no seu chá. No meu caso, usei 52g de P.Cubensis frescos. Lembre-se de limpar para remover a vermiculita/esterco da base do cogumelo.

2013-05-31_21-21-10_26.jpg

3 - Separe os chapéus das estipes. Pique os cogumelos em pedações de mais ou menos 1cm. A medida que for cortando, vá jogando na panela com água fervendo. Nesse momento o fogo deve estar baixo.

2013-05-31_21-29-23_474.jpg

4- (Opcional) Adicione uma dose de alguma bebida destilada à mistura. Eu usei o Licor Stock. Pra falar verdade, não sei nem o sabor dele.

2013-05-31_21-31-41_778.jpg

5 - Deixe a água evaporar, até que ela fique na metade do nível original. Eu uso a panela destampada.

6 - Adicione água até que ela volte ao nível original.

7 - Deixe a água evaporar, até que ela fique na metade do nível original. (Novamente).

2013-05-31_21-34-32_442.jpg

8 - Com a água na metade, macere os pedaços de cogumelos. Macere bem!

2013-05-31_21-57-26_216.jpg

9 - Adicione água até que ela volte ao nível original.(Novamente)

10 - Deixe a água evaporar, até que ela fique na metade do nível original. (Última vez!).

11 - Use um recipiente com um coador, conforme a imagem a seguir. Coe o chá com os pedaços e macere bem os pedaços no coador, retire bem o líquido que está nos pedaços.

2013-05-31_22-26-59_885.jpg

12 - Descarte os pedaços que foram macerados até ficarem secos.

2013-05-31_22-29-08_211.jpg

13 - Voilà! Prontinho!

2013-05-31_22-31-24_517.jpg

Agora é só regar bem as plantinhas e fazer um bom proveito. Lembrando que o chá não deve ser consumido! =P

Abraço, galera! Qualquer dúvida ou sugestão é só falar!
 
Ixi mano, aposto que as plantinhas vão adorar essa receita!! :LOL:

Parabéns, técnica explicadinha!
 
Já vi a grama crescer instantaneamente com esse chá! ;)
 
O cheiro desse vapor deve ser uma delícia... Rsrsrs. Tenho uma dúvida, li em alguns lugares que não é certo deixar o chá ferver pois degrada os princípios ativos dos cogumelos, isso é um mito então? Outra coisa, ainda a nível dessa perca de potência, em uma escala de 0 a 100, qual a potencia desses cogumelos após o chá? Considerando como 100 a potencia deles seco in natura.
 
O cheiro desse vapor deve ser uma delícia... Rsrsrs. Tenho uma dúvida, li em alguns lugares que não é certo deixar o chá ferver pois degrada os princípios ativos dos cogumelos, isso é um mito então? Outra coisa, ainda a nível dessa perca de potência, em uma escala de 0 a 100, qual a potencia desses cogumelos após o chá? Considerando como 100 a potencia deles seco in natura.

Segundo minhas experiências, diria que o chá não perdeu potência nenhuma. Posso estar errado, já que não me dou muito bem com os cogumelos in natura, mas pra mim não passa de um mito.
O cheiro é bom, mas o gosto continua ruim (segundo minhas plantinhas!). Por isso eu adiciono 1 saquinho de chá de boldo no final.
 
A psilocibina se degrada em temperaturas altas sim, mas,:
http://www.erowid.org/ask/ask.php?ID=2984


E quão altas seriam essas temperaturas, além das outras condições, é claro?

Do seu link: "Qualitative reports however seem to indicate that less than an hour of boiling or steeping seems to have little to no effect on the potency of psiloc(yb)in water solution."
 
E quão altas seriam essas temperaturas, além das outras condições, é claro?

Do seu link: "Qualitative reports however seem to indicate that less than an hour of boiling or steeping seems to have little to no effect on the potency of psiloc(yb)in water solution."


Nao sei. Eu li em algum lugar que era acima de 90C, mas, fui procurar a referencia e não achei.

Sera que essas 52g em cha dá o mesmo efeito que 52g ingeridas?
 
Eu respondi essa pergunta da potência ali em cima. Na minha opinião não tem perda de potência, mas eu digo isso porque na maioria das vezes que utilizei in natura, não deu efeito.
 
Um método que já tomei uma vez foi:

batendo no liquidificador:
10 cogus de tamanho médio.
1 copo de água.

Coa tudo depois e espreme em um pano. Descarta a massa restante.
Sobra um liquido de cor entre um azulado e um preto.

Tomou eu e um amigo. Foi muito bom. O gosto que é Horrivel.
 
Numa das minhas primeiras colheitas do cultivo de GT (https://teonanacatl.org/threads/divine-golden-teacher-o-micélio-agressivo.8788/) eu separei e limpei os pinos pequeninos e abortos que costumam acompanhar os grandes, deu quase 40g. Então eu coloquei num copo com 350ml de água e deixei no forninho elétrico a ~85 graus centígrados por meia hora. Daí levei ao liquidificador, adicionei suco de maracujá (de caixinha) até completar os 350ml e bati o suco mágico. Só resta dizer que fui degustando o suco batido e quando eu percebi o suco já tinha batido, foi algo como um "tapa na moleira" que me arremessou pra outras dimensões, sem dó nem piedade. Minha primeira lição com os Professores Dourados foi inesquecível, é inenarrável.

Dá uma olhada nos pins de gt apurando no forninho:

2013-05-08 14.51.41.jpg
 
Última edição por um moderador:
Eu sempre tive em mente que os cogus mais novos são mais potentes que eles mais maduros...
 
Acredito que há sim degradação... o quanto se perde não sei e não encontrei nada que fale a respeito.
Penso assim: se você não tem problemas, sejam circunstanciais ou "metabólicos", em ingerir cogumelos in natura (frescos ou secos), é preferível não usar o chá.
É a melhor opção.
Desse modo, não se corre o risco de perda de potência.
Em dadas circunstâncias, o chá pode ser um meio interessante de ingestão.
 
Back
Top