Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Casing sem vermiculita?

shredder

Cogumelo maduro
Membro Ativo
22/12/2007
147
71
E ai pessoal!

Estou indo para o meu primeiro cultivo e estou pensando seriamente em fazer casing, pq não acho vermiculita de forma alguma, na verdade achei, mas por um valor absurdo(250 gramas por 6.50), e queria saber se alguem ja teve sucesso com apenas com fibra de coco na camada do casing.
E tambem se não é possivel usar po de coco, ate pq ele retem uma boa quantidade de agua, ja a fibra de coco acredito que não segure a mesma quantidade de agua.
Li na bibliteca que alguns usam terra vegetal, alguem ja teve sucesso apenas com ela? sem a vermiculita?
E tambem gostaria de saber quanto tempo em media leva para colonizar 100% um bolo feito a partir do milho.
E se alguem de POA e souber me indicar algum lugar pelo centro onde eu possa comprar a vermiculita seria de grande ajuda.

E desculpem o interrogatorio acima...
Eh que apesar de ter lido a biblioteca varias vezes ainda ficam algumas duvidas e algumas coisa a gente deixa passar.

É justamente pó de coco que se deve usar, fibra de coco é ruim pra isso.

Terra vegetal pura não é bom, fica compacta rápido e não retém umidade.

Sobre o bolo de milho não sei.

Sobre a vermiculita em POA:

" tem na maioria das floriculturas de bairro

Álvaro Vasconcelos - Representante - Fone/Fax: (51) 3225-9388 Rua Dr. Flores, 105 conj. 1408 - CEP: 90.020-122 E-Mail: eduvasconcelos@brturbo.com Porto Alegre - RS - Brasil.

Casa do Salpique, Telefone (51) 3342-23-28. (10kg-17 reais)

Floricultura Ursula, de Nova Petrópolis - RS. - http://www.floriculturaursula.com.br/ - fone: 0xx54 281 9000. "

Cara, dei as lojas na mão, vai atrás de uma delas. Até funciona com pó de coco puro, mas não é bom, o micélio toma conta rapidamente e você vai ter que por mais.

Sim, e eu agradeço, mas ja mandei um e-mail para o Álvaro Vasconcelos, so que ainda não obtive resposta.
E não moro em Porto Alegre, moro a uns 40 quilometro, ai dependendo da quantidade fica dificl, por eu depender de onibus, por isso insisti na pergunta.

Sim, nesse caso você pode usar pó de coco puro sim, molha ele com água e carbonato de cálcio. Mas se for pra usar puro eu prefiro usar turfa do que pó de coco, também com carbonato de cálcio.

Otimo!
Agradeço a ajuda.
Se tiver sucesso postarei algo aqui.

No meu cultivo atual (o segundo) eu usei terra vegetal misturada com musgos que eu catei e triturei com a mão mesmo. E depois esterilizie tudo, claro. Usei os musgos simplesmente porque achei que ia ser bom (lí em algum lugar aqui do site que podia-se utiliza-los como substituto da turfa), e acho que isso acabou diminuindo o problema da compactação.

A umidade não foi um problema porque a umidade relativa do ar aqui na minha cidade não baixa dos 80% e eu tive a sorte de o tempo ter ficado ainda mais úmido depois que eu fiz o choque térmico. Ela foi erguida no meio de um banhado.

Está funcionando. Os dois casings estão pinando normalmente. Claro que, como disseram, turfa ou pó de coco, Ou mesmo os dois juntos, deve ser melhor. Mas na falta de ingredientes melhores, é um substituto válido.

Mas quero chamar a atenção para o controle de ph se for usar a terra vegetal orgânica.
A dona da floricultura disse que um dos componentes da terra são os escrementos de galinha, que são bastante ácidos. Então se for usar essa terra, preocupe-se em arrumar nem que seja um pedaço de gesso pra esmagar e misturar.

tche! pega um bus ateh o centro, vai ali perto do mercado publico na loja zimmer ou no pomaceto, eh R$ 2,50 250g de vermiculita.. eh soh pedir informacao que qualquer um sabe te dizer o endereco certo ali no centro.. eu n lembro o nome da rua.. qualquer coisa me manda MP

sucesso pra ti

Back