Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cases - Rápido, simples e eficiente

mestrepirr

Cogumelo maduro
Membro Ativo
09/06/2007
387
73
Vou descrever o meu processo de fazer cases de um modo rápido e simples.
O que necessita:

*Um copo 100% colonizado (Usei um de boteco)

*Lysol

*Microondas

*Quentinhas próprias para microondas(Vende em Supermercados)

*Adubo + Fibra de cocô, ou só adubo..

Procedimento:

Primeiramente pegue a quentinha e coloque o adubo e a fibra dentro na proporção certa pois usará o copo como spawn para o adubo.

Comocase1.JPG

Umidifique o adubo. Tampe a quentinha com papel filme, e a coloque no microondas na potência máxima por no minimo 2 minutos.

Comocase2.JPG

Retire-a do microondas e aguarde que ela resfrie até a temperatura ambiente.

Vá para um local limpo, limpe uma colher com desinfetante( Seja limpo)

Abra a quentinha. com a ajuda da colher abra o envolucro de papel alumínio do copo colonizado, passe o micélio do copo para a quentinha misturando-o ao adubo.

comocase3.JPG

Tampe a quentinha com papel alumínio e guarde-a em local escuro.

Depois de 5 dias é só colocar a camada de vermiculita por cima e mandar pro terrário.

Boa piá!
Explica o adubo. Esterco?
Parabéns pelos frutos!
Paz e Luz!

Obrigado pelas informações.

Só uma pergunta. Porque a necessidade de esperar cinco dias antes de colocar a camada superior? No meu último cultivo (que foi o segundo também, sou novato, hehe) eu deixei apenas de um dia para o outro e fritificou normalmente.

Paz pra ti cara.

Boa piá!
Explica o adubo. Esterco?
Parabéns pelos frutos!
Paz e Luz!

Esterco mesmo.. O nome do meu é GNUMUS o adubo dos Gnomos kkkkkkkkkkkkkkkkk

Obrigado pelas informações.

Só uma pergunta. Porque a necessidade de esperar cinco dias antes de colocar a camada superior? No meu último cultivo (que foi o segundo também, sou novato, hehe) eu deixei apenas de um dia para o outro e fritificou normalmente.

Paz pra ti cara.

De nada cara, eu espero 5 dias para o micélio se firmar bem sabe e fruticar melhor, mas não é necessário :p:

santa marofa....
não tinha lido que as quentinhas são especiais pra micro :s

santa marofa....
não tinha lido que as quentinhas são especiais pra micro :s

:eek: È cara, quando achei as quentinhas próprias fiquei mó feliz. agora uma normal deve fazer um estrago além de vários raios verdes psicodélicos

:eek: È cara, quando achei as quentinhas próprias fiquei mó feliz. agora uma normal deve fazer um estrago além de vários raios verdes psicodélicos
Sempre uso dessas! São de polipropileno(PP)!
Alguns microondas são compatíveis com metais em seu interior, mas as de PP são ideais para todos os tipos de aparelhos!
Quantyo ao adubo... é sinistro morar na selva de pedra às vezes!

Paz e Luz!

Muito boa técnica, MestrePirr.

O uso do microondas facilita a etapa da esterilização do substrato, nos resta agora verificar a longevidade destes casings. Continue postando aqui sobre os próximos flushes.

E,
O tempo de colonização do spawn no substrato de casing, em condições de incubação, nos traz colheitas mais abundandes, do que coberto e já colocado em condição de frutificação. Vale a pena aguardar mais alguns dias.

Paz e muita luz!

Ótimo turorial para casings !!!

O adubo seria esterco curtido? com humus? sabe dizer algo mais sobre ele ?

Paz e Luz !

Ótimo turorial para casings !!!

O adubo seria esterco curtido? com humus? sabe dizer algo mais sobre ele ?

Paz e Luz !
Eu uso esse adubo aí que na verdade é: Gnumus, esterco de gado.
indisp.png
Muito boa técnica, MestrePirr.

O uso do microondas facilita a etapa da esterilização do substrato, nos resta agora verificar a longevidade destes casings. Continue postando aqui sobre os próximos flushes.

E,
O tempo de colonização do spawn no substrato de casing, em condições de incubação, nos traz colheitas mais abundandes, do que coberto e já colocado em condição de frutificação. Vale a pena aguardar mais alguns dias.

Paz e muita luz!

MuiLok, eu postei o meu diário de cultivo passado(Taz 3º cultivo) usando esse modo de casing e durou bem, uns 7 flushes acho, mas flushes com cogumelos finos, porque não controlei bem a temperatura nem dei cold-shock.

Esses copos postados aí em cima foi do Lizard King que iniciei o cultivo, irei usar essas quentinhas como spawn em potes maiores (de sorvete) que tenho aqui, quando for aniversárias os potes eu abro um diário de cultivo :p:

Paz, Amor e Luz:)

Como iniciante e pesquisando,gostaria de saber como é o TERRARIO que vc colocou as quentinhas...abraço.

:!:Muito bom mesmo....

parabéns pela iniciativa ´

Os meus casings faço em pote de sorvete por que tem tampa e são azuis direcioanndo os cogus sempre pra cima e pro centro.

acho as quentinhas muito moles e como sou meio delicado não consegui manipular sem detona-las

abraços

Legal a tek MAS:
1-Isso é um bullk
2-Nao seguro para carimbos.

Precisamos pensar numa tek simples e eficiente assepticamente falando.
Um sistema semi-aberto como esse(ou totalmente aberto) nao mantém a especie.
Precisamos pensar na manutençao de esporos em PRIMEIRO lugar.
O pessoal só se preocupa em ter COGUMELOS.
O MICELIO NAO È SEU ESCRAVO.:D

Legal a tek MAS:
1-Isso é um bullk
2-Nao seguro para carimbos.

Precisamos pensar numa tek simples e eficiente assepticamente falando.
Um sistema semi-aberto como esse(ou totalmente aberto) nao mantém a especie.
Precisamos pensar na manutençao de esporos em PRIMEIRO lugar.
O pessoal só se preocupa em ter COGUMELOS.
O MICELIO NAO È SEU ESCRAVO.:D

Como assim sistema semi-aberto como esse?:confused:

Eu coloco as quentinhas para frutificarem dentro do terráro.

Quanto aos carimbos, eu já retirei de cogumelos cultivados apartir dessa tek, e depois cultivei-os novamente sem nenhuma contaminação:pos:

Eu coloco as quentinhas para frutificarem dentro do terráro.

Quanto aos carimbos, eu já retirei de cogumelos cultivados apartir dessa tek, e depois cultivei-os novamente sem nenhuma contaminação:pos:

MESTREPIRR,
Tem como vc me dar um feedback?
Paz

MESTREPIRR,
Tem como vc me dar um feedback?
Paz

Esse cogus aí da foto, e o case 100% colonizado foram feitos a partir de esporos de cogus produzidos através dessa Tek.

Ou seja, Limpos :p:

1- "Tampe a quentinha com papel filme, e a coloque no microondas na potência máxima por no minimo 2 minutos."

indisp.png

Assim.
Isso é um sistema Semi aberto, sem assepsia minima no meu ponto de vista.

Li por aqui uma vez sobre colher os cogus ainda no formato de bolota antes de rasgar o véu e depois tirá-lo com uma pinça e carimbar...

Os esporos só surgem no chapéu maduro, ou seja, após rasgar o véu.

E não é logo imediatamente após não.

Isso é um sistema Semi aberto, sem assepssia minima no meu ponto de vista.

Rapaz, eu que tou estudando aqui, fazendo vários testes, até hoje nenhum casing contaminou por causa deste tipo de esterelização, inclusive forneceram carimbos Limpos, com os quais fiz este case aí de cima..

Agora uma coisa que esqueci de postar aí em cima é que não se veda apenas com papel filme, mas com durex também, e quando você misturar o substrato com o esterco pode fechar o case com papel aluminio fixado a tampa da quentinha e durex.

Eu só não fecho com a tampa da quentinha, pois estas quentinhas que comprei não fecham direito com apenas a tampa..

Até agora nada de contaminação ultilizando este tipo de esterelização:)
Mas isso aí é coisa pra se examinar, vou continuar fazendo testes aqui e observando, valeu pelo toque:)

Back