Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

campo vasto.. a procura

• Criador do tópico Criador do tópico wiseman
  • Data de início Data de início

wiseman

Cogumelo maduro
Cadastrado
06/03/2009
26
56
ae pessoal obrigado a todos por estarem lendo esse topico.
desde que cheguei a praia 1 de dezembro, venho procurado os cogumelos
meus tios antigamente 14 anos atras por ai
pegavam os cubensis nesses pastos,
tudo bem, andei procurando e nada, mesmo com condiçoes favoraveis, chegava a ir todo dia deposi que chuvia andava 10 km de bicicleta para chegar nos campos onde tem um grande numero de bois, vacas, e muita bosta ehehehehe
entretanto so 4 dias atras deu condiçoes perfeitas, cresceram muitos cogumelos, muitos mesmo, e eu peguei alguns que por sinal eram parecidicemos com o cubensis, tinha uns brancos tambem entretanto sabia que aqueles brancos nao eram, fizemos o ritual, entretanto nao era o cubensis.... e notamos apos ingerir o maximo que nos deu foi sono (graças a deus) mesmo errando, nao tivemos efeitos ruins... hoje chuveu.
mais tarde postarei fotos dos que catamos, do campo e ate dos outros existentes... o lugar é otimo...
sera que nao tem os esporos no campo?? foram estintos apos alguns anos???

existia grande quantidades de cogumelos, esses 2 tipos do branco (nao sei o nome ) e o que chamo de falso cubensis (pois me enganei)

mais tarde postarei fotos...
obrigado

---EDITADO----
fotos:
001jcy.jpg 002m.jpg

ae pessoal obrigado a todos por estarem lendo esse topico.

de nada

tudo bem, andei procurando e nada, mesmo com condiçoes favoraveis, chegava a ir todo dia deposi que chuvia andava 10 km de bicicleta para chegar nos campos onde tem um grande numero de bois, vacas, e muita bosta ehehehehe
entretanto so 4 dias atras deu condiçoes perfeitas

bem amigo ir imediatamente depois da chuva é tipo regar um limoeiro e esperar os limões caírem na sua cabeça.

cresceram muitos cogumelos, muitos mesmo, e eu e meu pai pegamos alguns que por sinal eram parecidicemos com o cubensis, tinha uns brancos tambem entretanto sabia que aqueles brancos nao eram, fizemos o ritual, entretanto nao era o cubensis.... e notamos apos ingerir o maximo que nos deu foi sono (graças a deus) mesmo errando, nao tivemos efeitos ruins... hoje chuveu.
mais tarde postarei fotos dos que catamos, do campo e ate dos outros existentes... o lugar é otimo...
sera que nao tem os esporos no campo?? foram estintos apos alguns anos???

que sorte em... pena que não foi dos cogumelos...
mas é uma cogitação muito plausível, sei de 'n' pastos mágicos DE VERDADE que foram predados ao longo do tempo. e se não tem um cogumelo perto, não tem esporo mesmo.

existia grande quantidades de cogumelos, esses 2 tipos do branco (nao sei o nome ) e o que chamo de falso cubensis (pois me enganei)

este seu falso cubensis pode ser uma espécie de panaeolous e são muito comuns em pastos mesmo... mas não são ativos

me permite um comentário direto porém sincero?

(nóti uaise ét óul)

hehehe Ai agrí!

Brincadeiras à parte, esse cogumelos que você achou (falsos cubensis como disse o viniciusc) podem ser considerados bons "sinalizadores" de cubensis no pasto. Geralmente esses fakes nascem lado a lado com os cubies, imagino que até haja uma disputa por substrato entre eles.
Então pode se dizer que se tem esse fake, muito provavelmente tem cubies lindos à espreita, no entanto, como reza a lenda, os cubies costumam ser tímidos e ficam invisíveis quando não querem ser encontrados, pois como você já deve ter ouvido falar, ELES é que te encontram :cool:.
Continue procurando, mas imprima uma foto do cogú e procure pelas caracteríscas deles (azulamento, consistência, coloração) aqui no forum antes de sair. Uns estudantes conhecidos meus de uma certa universidade federal tiveram que fazer uma lavagem estomacal depois de uma caçada na base do achômetro.

E tenha paciência, na minha época de 1a caçada levei meses vasculhando os mesmo pastos sem nada encontrar até que em um belo dia de dezembro encontrei uma colônia dourada com mais de 40 cogus - foi recompensador.

Isso que aconteceu com vc me lembra um fato ocorrido ha algumas semanas

Meu colega de casada que sempre me acompanha me ligou dizendo que tinha pegado mais de 20 megicos no nosso santuario e pedindo pra min ir lah pra fazer o cha e ter a trip junto com ele , eu num queria ir pq tava meio abalado com algumas coisas que tinha me acontecido apos relutar um poco fui

chegandu lah o cara tinha pegado 3 cubensis e o resto uns cogumelos brancos bem parecido com os seus que en baixo eram bem escuro como os cubensis
fico imaginando se eu nao vou na casa deli ...

somente ingira cogumelos se tiver certeza absoluta que saum os magicos

Eu so fui achar meu primeiro magico ou melhor meus 3 primeiros (estava os 3 juntos no dejeto) depois de 3 meses procurando

fui ter minha trip depois de 8 meses estudando , lendo o forum e trocando ideias com pessoas mais experientes

entaum meu conselho eh tenha calma que tudo que eh pra acontecer acontece!!!

muita paz e luz
e muito cuidado !!!

este seu falso cubensis pode ser uma espécie de panaeolous e são muito comuns em pastos mesmo... mas não são ativos

panaeolus antillarum (foto emprestada de outro tópico)

indisp.png

pessoal! muito obrigado!
hoje fui ate la...
e tinha so brancos, e vi mais 3 especies diferentes
e encontrei acredito que 8 cubensis secos (4 na mesma merda)
fotos:

cubensis.jpg cuebes.jpg

é cubensis? me pareceu muito.. mesmo seco
da para pega esporos deles?? para futuramente tenta cultivo?

:idea: pessoal.. se quiserem posso postar fotos de cogumelos alem de cubensis para arquiva como cogumelos comuns de pasto, sou novo no forum e estou numa lan house, e nao sei se no forum tem.. por isso desculpa total ignorancia de varios aspectos
falou heheheh
achei mais de 5 especies

uaisemen já que você não tem muito tempo pra ler eu vou te mostrar um texto muito legal, curtinho:

o que são cogumelos?

wikipedia:'Cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos das divisões Basidiomcota e Ascomcota.

A frutificação é a estrutura de reprodução sexuada destes organismos, tendo uma ampla variedade de formas e cores.'

se você arrancar as frutificações, eles não se reproduzem direito :(

deixa eles lá e só arranca quando tiver certeza de qual é?

(a foto chamada 'cubensis' não é de cubensis
a chamada 'cuebes' é
dá pra usar esporos - vá na página da 'busca' e digite 'carimbo')(:

ViniciusSC, Caracoles, aqueles que você mostrou eu chamo de casca de ovo, nascem muito no esterco de cavalo, às vezes no de boi/vaca, mas preferem o de cavalo. Lembro que quando eu ainda não sabia nada sobre cogus, foram destes os primeiros que achei que poderiam ser ativos, pareciam os desenhos (em preto e branco) dos panaeolus que eu tinha num livro , então peguei 2 e fiz um chá. Puts. A minha barriga ficou uma Mercadoria.... Blargh. Tempos difíceis aqueles, hoje o CM faz este excelente trabalho de ajuda...

Sorte estarmos vivendo este momento maravilhoso, neste lugar maravilhoso.

pessoal! muito obrigado!
hoje fui ate la...
e tinha so brancos, e vi mais 3 especies diferentes
e encontrei acredito que 8 cubensis secos (4 na mesma merda)
...
é cubensis? me pareceu muito.. mesmo seco
da para pega esporos deles?? para futuramente tenta cultivo?

wiseman, pro meu olho (visto ser foto e talz) são cubensis. Em cima ele está meio violeta pq tá coberto de esporos, o talo tá com uma coloração meio azulada/(esverdeada, para alguns), tem uma pele grudada no talo também coberta pelos esporos (violeta). Provavelmente era merda de gado vacum, onde você achou, não? Somando tudo isso, não digo que você coma estes, mas digo que são cubensis. Espere nascer alguns novos (não secos) e confira melhor, mande mais fotos. Parece que você está pertinho deles.

Boa sorte

Última edição por um moderador:
é verdade, os brancos parecem isopor

e a primeira foto não é de cubensis, mas destes 'isopor'. a segunda é

uma pergunta: você acha que o tipo de gado influencia em alguma coisa? vi você comentando que era de gado vacum...

galera MUITO OBRIGADO PARA TODOS,
tipo de gado
alguns campos tem zebu, outros campos uma vaca parecida com a do cd do pink floyd. hehehehe

hoje CHUVEU MUITO MUITO MESMO! o dia inteiro
quando seria um bom dia para eu ir catar esses cogus?

arranquei eles porque em ultimo caso queria faze um cultivo.
pelo menos a hipotese do campo magico nao existir mais foi por agua abaixo
agora estou muito mais disposto
e podem acreditar muito menos ignorante,
um dia tentarei honrar meu nick
mas para isso precisarei de tempo e estudo!
abraços a todos!

~sera que se eu pega uma bosta (substrato pronto), e os meus esporos da para garantir uma colheita?
pelo que notei existe uma luta dos fungos naqueles pastos, infelizmente agora notei que arrancando aqueles que tinham esporos fiz os cubensis perderem alguns soldados. pelo menos serviu como aprendizado

Merda boa eh de boi ,de vaca jah naum eh taum boa , um casador das antigas me ensinou isso (nao sei se eh verdade) e tbm dos bois brancos que tem cupim grande e a papada grandona nascem mais issu tudo naum posso afirmar !!!

mais um coisa que eu sei e posso afirmar akeles pastos que tem uma grama baixinha com um verde bem clarinho conhecido como capim gordura ou grama de pasto sao os melhores pra acha cubensis
jah akeles que tem os capins mais altos e verde mais escuro naum saum taum bons quanto o outro

pra vc diferenciar os pastos basta olhar de longe vc vai ver pasto que tem a grama verdinha clara saum os melhores !!

ih jesus seu amigo caçador pode ter ficado muito tempo atrás do lobo mau :D

diferença entre o boi e a vaca? nem o dono delas sabe direito, como será que seu amigo 'descobriu' isso? não parece ter fundamento uma vez que o sistema digestório em ambos os gêneros é o mesmo.

já achamos cubensis atrás de brachiara, baita capinzão que é uma praga, só se tira com facão. verde escuro também...

ei wiseman depois da chuva você pode esperar um dia ou dois, e talvez observe os cogumelos que se beneficiaram dela. levar cocô do pasto pode funcionar ou não, depende do estado de decomposição e acidez do 'montinho'.

(mas o mais fácil mesmo é cultivar no arroz)

ei wiseman depois da chuva você pode esperar um dia ou dois, e talvez observe os cogumelos que se beneficiaram dela. levar cocô do pasto pode funcionar ou não, depende do estado de decomposição e acidez do 'montinho'.

(mas o mais fácil mesmo é cultivar no arroz)

aee vinicius! sobre o estado das bostas, como tem um numero "bom" de bois geralmente vejo uns cagando... poderia pegar... nao?

hoje sol agradavel...

aee vinicius! sobre o estado das bostas, como tem um numero "bom" de bois geralmente vejo uns cagando... poderia pegar... nao?

Você quer colocar a bosta nuns recipientes e esperar sair cogus deles?
Vish... Sei não.

Eu, ainda não li nada sobre esta técnica: "Método Bosta In Natura" :rolleyes:

É certo que o estrume é utilizado como substrato para cultivos domésticos, mas não assim pegando fresquinho.

O que o pessoal usa é daqueles comprados em loja de jardinagem ou supermercados. Onde o esterco é previamente manejado, colocado para fermentar e secar por vários dias em montanhas.

Mas se pah, tenta ae.

dar certo até dá, natureza é uma coisa incrível né

mas você vai colher bem menos do que colheria cultivando... se quiser ter uma experiência mais profunda, vai precisar colecionar flushs de um ou dois cogumelos por vez, até ter a quantidade desejada. talvez leve alguns meses pra isso...

nos cultivos eu uso cocô catado diretamente, me recuso a comprar merda (nada contra elas, só contra esse sistema que nos obriga a pagar por elas).

nos cultivos eu uso cocô catado diretamente, me recuso a comprar merda (nada contra elas, só contra esse sistema que nos obriga a pagar por elas).
hehehe boa

certa vez aluguei uma casa na praia onde havia um horta, e a dona da casa costumava adubar essa horta com extrume que ela conseguia fresco com um vizinho. Adivinhe o que brotou lá após uma temporadinha de chuva? Sim, cubies! Após a chuva fui até a horta conferir sem a menor expectativa e lá estavam os pequenos, reluzindo. A diferença é que os cogumelos eram bem menores dos que os achados no campos, a metade do tamanho ou menos. Ma eram bem ativos, se eram!

PESSOAL! encontrei muito obrigado a vcs que responderam especial para o vinicius que sempre acompanho, e eh claro para a natureza! bois, cubensis, tudo!

fiz uma supercolheita, e ainda deixei muitos cubensis no campo para espalhar seus esporos...

vo posta imagens
nao sei se sao todos cubensis, tem uns que sao tao gigantes que parecem até umas amanitas! (sei que amanitas nao da nessas condiçoes, só falei para ve o quao grande eles tavam )hehehehehe

gordinho:
cubensis001.jpg
grupo:
cubensis002.jpg
grandes reis:
cubensis003.jpg
colheita:
cubensis005.jpg

eles estao meio destruidos porque sao 10 km de bicicleta em chao batido na tremedeira ..
pretendo faze alguns carimbos, na verdade fiz mas como sou iniciante nao sei se esta totalmente certo,
peguei papel aluminio botei os chapeus fechei e vo deixa uns 3 ou 4 dias.. depois pretendo abri tira o chapeu e fechar definitivamente...

obrigado!

wiseman

bela colheita
belíssima
parabéns e boa trip

AHÁÁÁ MEU GAROTO !!

deu pra entender bem a comparação com as amanitas, lindos cubensis você tem aí !!

sobre o carimbo, ele não será 100% limpinho, mas você consegue fazer algumas seringas, e com sorte uma inoculação vinga pra você tirar outros carimbos, agora limpos

parabéns, e aperte os cintos camarada :pos:

Aqui tem um grandinho, hehehehe, mas tem ainda maiores, são destes que digo para não pegar e comer 20, não precisa....

Então wiseman, se me olho não me trai, todos estes (abaixo) são cubensis.

Então ViniciusSC, olha, quanto às bostas eu também não sei diferenciar a de boi da de vaca, :D, mas observei que cogus de esterco bufalo geralmente são grandões e o esterco do bufalo dá um número maior de safras. Quanto à potência, notei que quando acontece de nascer cubensis em esterco de cavalo (o que é meio raro) eles são mais potentes e têm gosto diferente, lembra até o gosto dos panaeolus "casca de ovo". Estas são experiências minhas pessoais, não sei se são úteis para você.

E quanto ao "cultivo" proposto de coletar bostas e simplesmente esperar, pode acontecer mas é difícil, o que o cara tem de fazer é, quando no pasto, nas bostas que têm cubensis, você cata elas ( em outro saco) e leva para casa (se tiver um canto em casa claro), estas bostas já estão colonizadas e frutificam bastante ainda, basta manter a umidade com água mineral. Também pode procurar manter a taxa de nutrientes quando notar que os cogus tão ficando pequenos através da rega com biofertilizante (feito com esterco, funfa que é uma beleza). Enfim, não pega qualquer bosta que dá merda, pega a bosta certa, já colonizada e que apresenta características de ainda estar bem coesa e rica em nutrientes. (:

Penso que isso ajude muita gente que mora longe dos pastos, pq cê pode levar e ainda vai poder colher mais alguns depois, em casa, basta dizer para a mamãe que adubou o jardim.:D:D:D

Bele.

Back