Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Caleidoscópio psicodélico - Homemade

ZaoX

Cogumelo maduro
Membro Ativo
14/01/2010
197
52
Olá amigos!
Gostaria de compartilhar com vocês meu processo de manufatura de um caleidoscópio com elementos encontrados em casa! Espero que gostem!
Essas fotos aí foram tiradas pela minha lente do celular!
moto_0499.JPEGmoto_0494.JPEGmoto_0497.JPEGmoto_0498.JPEG
 
Material:
espelinho.jpg
1 espelho de plástico retangular com a menor medida de 5,4cm (que vem em brinquedos de criança, bolsa de mulher, estojo de maquiagem etc.);

estilete.jpg
1 estilete (CUIDADO!);

fita crepe.jpg
Fita crepe;

hidrotonico.jpg
Duas capas de tampas (daquelas de água e isotônico com aquele bico para esportes, a tampinha que protege o bico), ou qualqer coisa similar;

moto_0501.JPEG
Pedaços de "material" colorido; (eu utilizei o interior de lápis de cor, mas pedaços de giz de cera tabém servem, se você arrumar algum material colorido e translúcido melhor o efeito! Detalhe: os pedacinhos tem que ter um certo peso pra poderem girar!)

PS.: O espelho tem essa medida da menor lateral pra poder caber certo na tampinha de isotônico, se quiser usar outra medida tem que arrumar algo similar que caiba teu espelho dentro!!!
 
Agora faltou o procedimento!

PS: Tira sua fotinho depois blz manin, eu sei que tu é bonito e talz mas aqui é um fórum aberto sobre cogumelos alucinógenos. Só pra não te dar dor de cabeça depois.

Vlw!
 
tira sua cara dae malucao.
a gente trata de substancias proibidas aqui.
nao quero que vc vire um martir.
(ps vc foi o 4o malucao na historia do forum a postar a propria cara aqui a tapa.)
bela camisa cor-de-rosa por acaso.
 
Montagem do Prisma 1

espelho em 3.JPG
Primeiramente faça marcas com um lápis no espelho, dividindo-o em 3 partes (no sentido longitudinal, como na imagem). Segure a régua na linha e passe o estilete com força média várias vezes no espelho (de plástico heim!) até marcar uma certa profundidade.;

espelhoem3_2.JPGespelo3.JPGespelho4.JPG
Quebre as 3 partes do espelho girando no sentido indicado na imagem, com a parte onde você passou o estilete para cima!!!

Este deve ser o resultado:
espelho5.JPGespelho6.JPG
 
Agora faltou o procedimento!

PS: Tira sua fotinho depois blz manin, eu sei que tu é bonito e talz mas aqui é um fórum aberto sobre cogumelos alucinógenos. Só pra não te dar dor de cabeça depois.

Vlw!

Hahaha esse não sou eu! :cool:Essa é uma das fotos zuadas a la Pérolas do Orkut!!!

Sou LOUCO mas não sou MALUCO!!!
 
Montagem do Prisma 2

Agora temos que montar as 3 partes do espelho em um triângulo equilátero (com a face espelhada por dentro!), utilizando a fita crepe (em amarelinho na imagem)
Processo:
https://teonanacatl.org/attachments/espelho4-jpg.20031/
Coloque a fita por baixo para facilitar!

https://teonanacatl.org/attachments/espelho5-jpg.20032/
Vá colocando os outros dois espelhos e colocando a fita até prender os 3 espelhos, faça isso nas 2 extremidades!

Deverá ficar assim:
https://teonanacatl.org/attachments/espelho6-jpg.20033/

Montagem dos outros elementos 1

Continuando com a montagem dos outros elementos:

tampas1.JPG
Pegar as duas tampas de isotônico (ou algo semelhante se estiver com outra dimensão de espelhos), fazer um furo em uma delas, geralmente elas já tem uma marquinha para encaixe, se aproveite disso!

tampas2.JPG
Colocar a tampa furada em uma das extremidades, vai ter que rolar um jeitinho pra ela encaixar, com um pouco de paciência rola! Coloque até onde conseguir, de maneira que o furo fique o mais próximo possível dos espelhos. Você pode até dispensar esta tampinha, mas ela ajuda na hora de girar os espelhos colado no seu olho sem machucar!!!

tampas3.JPG
Arrumar um pedaço de plástico transparente desses de mercado, um pedaço sem muitas marcas. Quanto mais durinho o plástico melhor!

tampas4.JPG
Prender o plástico na extremidade ainda aberta com a fita crepe, cole pelos lados para não obstruir em nada o prisma. Este plástico vai impedir a entrada dos elementos coloridos no prisma!

Montagem Dos Outros Elementos 2

Continuando:

tampas5.JPG
Colocar os elementos coloridos nas tampas, eu usei pontas quebradas de lápis de cor, pode ser qualqer coisa colorida, translúcido seria ideal! Faça de tamanhos e formatos diferentes, isso enriquece o efeito final!

tampas6.JPG
Colocar a tampa com os elementos coloridos na extremidade vedada com o plástico. Encaixar com cuidado para os elementos coloridos não caírem pelas frestas laterais!

tampas7.JPG
Cortar pedaços de papel e dobrar, para enfiar apertadamente nas frestas, impedindo assim que os elementos coloridos caiam. Qualquer outra coisa pode substituir isso também, isopor, borracha, etc.

tampas8.JPG
Vá testando esta distância e a quantidade de elementos coloridos para encontrar bons resultados, o segredo do bom funcionamento está ai! Os elementos coloridos tem que se mover sem se prender e não obstruir completamente a luz que entra pelo prisma.

tampas9.JPG
A criança pronta deve ficar mais ou menos assim, aí você enrola tudo com fita crepe para dar aquela firmeza extra, lembrando só de não tapar as extremidades! Daí é só personalizar como quiser.

Esse esquema que fiz, pode e deve ser modificado para se adaptar às coisas que temos em casa! Ficaria muito feliz se alguém chegasse a fazer algum e colocasse as fotos aqui!

Deixe a preguiça de lado, demorei uma hora e meia só fazendo, isso porque estava testando tudo!

O último passo é tome sua "dosagem" favorita dos mágicos e fique horas olhando através do que você construiu! Eu passei horas olhando sem ter tomado nada!!!

Grande abraço!

O meu ficou assim..hehehe ficou portátil!

nessa foto da pra ter uma noção da quantidade de pontas coloridas, são poucas mesmo!
moto_0500.JPEG
 
Última edição por um moderador:
Parabéns pelo caleidoscópio! Mó doidêra! :pos:

TIRA TUA FOTO DE UMA VEZ MANO. TA MALUCO EH? SE LIGA!! :neg::neg:

Abraço
 
Vlw pelo tutorial bixo!

Ganhou um um cogumelo de 1 up!

Vou tentar assim qu achar duas garrafas dessa jogadas por ai na rua. É o lixo virando arte.
 
Parabéns pelo caleidoscópio! Mó doidêra! :pos:

TIRA TUA FOTO DE UMA VEZ MANO. TA MALUCO EH? SE LIGA!! :neg::neg:

Abraço


Fala Brods! Já falei antes, essa foto aí NÃO SOU EU!!!!
Procura por espelinho no google images!

Msm assim orbigado pelas manifestações de preocupação!
Grande abraço!

Vlw pelo tutorial bixo!

Ganhou um um cogumelo de 1 up!

Vou tentar assim qu achar duas garrafas dessa jogadas por ai na rua. É o lixo virando arte.

Hahaha valeu Lysergic! Espero ver fotos qnd vc fizer!

Grande Abraço!
 
Última edição por um moderador:
Mó explanação essa foto hein! =)

Legal o caleido, vou fazer um grandão com um pedaço de PCV.
 
putz mano ! ninguem acredita no cara....se ele disse q nao é ele na foto não tem porque encanar.
 
HAhahaha Não sou eu MESMO!
Pô essa fórmula ai pode ser aplicada em qqr tamanho, se vc usar vidro colorido, ou qqr coisa transparente e colorida, fica mais legal ainda!
Fazendo postem aqui pra vermos os "filhotes"
 
Nada, preguiça de ler da galera mesmo! huahauhaa
 
putz mano ! ninguem acredita no cara....se ele disse q nao é ele na foto não tem porque encanar.
Eu tenho certeza que é ele! Quer álibi melhor do que dizer que a foto não é dele! Nunca passaria pela cabeça dos coxinha que o cara postaria a própria foto no meio do forum.
Pegou? O cara é esperto mano!
 
Back
Top