Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Café - Interações

Matus

Primórdia
Membro Ativo
21/05/2016
182
33
52
Boa tarde!

Tenho dúvidas sobre a ingestão de café no mesmo dia que ingerir cogumelos. Meu consumo pessoal diário de café diminuiu muito. Antes eu bebia de 300ml para mais um pouco de café por dia, pela manhã. Tinha época (entre 2012-2016) que bebia café até a noite, 23:00h. Depois passei a beber apenas de manhã. Nessa mesma época, quando ia consumir os cogumelos, procurava não beber café. Como eu trabalhava em uma livraria num shopping, bebia um espresso depois do almoço e só. As vezes me controlava mais e nem o espresso bebia. Nessa quantidade realmente nunca notei diferença nas experiências. Lembro da primeira experiência que tive com cogumelos. Eram Panaeolus, dados por um amigo que os encontrou em um vaso numa floricultura. Eram 4 médios. Como estavam frescos e já bem azulados, resolvi ingeri-los no mesmo dia. Era uma segunda feira. Morava com minha mãe ainda. Eu devia ter uns 23-25 anos. Confiava que saberia disfarçar. Até porque eu subia para o terraço e ficava lá, fazia exercícios, usava cannabis lá em cima, enfim. Ela nunca suspeitou. Claro, depois ela descobriu. Depois de alguns anos. Então eu comi os 4 cogumelos Panaeolus no banheiro. Tomei banho e saí do banheiro, normal. As paredes de azulejo já estavam com 'rostos' se mexendo nelas.Um dos primeiros efeitos visuais que percebi. Procurei agir normalmente. Ela então pediu o café. Eu fazia o café e bebia junto com ela. Tinha esquecido desse detalhe quando ingeri os cogus. Fui lá e fiz. Quando fui servir minha mão estava tremendo. Errei o café da xícara. Ela perguntou algo como 'iih....tá doidão?' Parece cômico..enfim. Estava sim, de cogumelos. Mas não chamaria 'doidao'. Tudo correu bem. Foi um ótimo aprendizado. Chorei horrores. Ri pra caramba. Acho que desintoxiquei o fígado como nunca. O café não parece ter afetado em nada. E bebi quando os efeitos já tinham começado a surgir!

Além disso, há fontes também sobre alguma cultura do México consumir 'derrumbe',como eles chamam, que é Psilocybe Caerulescens, junto com café. Ou era Psilocybe Zapotecorum. Não me recordo exatamente. Teria que procurar a fonte. Mas fica o questionamento.

Hoje reduzi muito mesmo o consumo de café. Bebo duas xicrinhas de 50ml pela manhã, depois que acordo e depois de beber pelo menos 600-800ml de água. Quando está frio ou quando estou muito mole de tarde, bebo mais duas xicrinhas. Mas não é a regra. Bebendo menos não sinto tanta falta dele. A prova de fogo é quando acaba e não fui comprar, ou porque ainda não tinha a grana, ou porque não deu tempo. Compro moído na hora na pastelaria do china no bairro vizinho aqui. As vezes fico alguns dias sem, quando acaba. A mesma coisa com cannabis. Hoje faz 18 dias que não uso. Sempre da vontade, claro! Mas por incrível que pareça é uma sensação muito agradável estar sem cannabis. Quando tem, a força do hábito "me faz usar" todo dia um fino antes de dormir. Se eu tivesse controle em ter e não usar, beleza. Mas não tenho. As vezes pulo um, dois dias... geralmente por motivo de força maior, ou porque fiquei cansado demais do dia. Ou porque não estava em casa e onde estava não tinha como usar. Mas a regra é todo dia um fino a noite. Pessoalmente, antes achava que só 'na onda' é que a gente notava os efeitos de cannabis. Estava equivocado. Ela fica em você por muito tempo. Os pós efeitos no dia seguinte e a noite mais um fino! Mesmo que seja pouco, está sempre ali no sangue entrando uma nova injeção de thc, cbd... etc

Em relação ao café, não sinto enxaqueca se deixar de beber. Bebo sem açúcar. Só quando tem um tipo muito ácido que boto um tico de açúcar. Mas não é a regra e não é açúcar refinado.

Se eu fosse fazer uma experiência hoje em dia com cogus, com certeza não beberia café ao mesmo tempo. A dúvida é mais sobre os 100ml de café pela manhã!

Desculpem o longo 'relato'. Agradeço quem tiver paciência para ler rsrss
 
Última edição:
Acho que a melhor resposta pra esse tipo de questão é simplesmente: teste como funciona em você.

Cada organismo vai interagir com as substancias de uma forma, o que eu disser vai dizer sobre o meu organismo. A mágica da coisa tá exatamente em descobrir o seu próprio ritual, conhecer o seu organismo estar atento aos detalhes.

O café é mais uma substancia, a cafeína apenas mais uma droga.
Pode deixar o estomago de alguns mais sensível e pode estimular processos de ansiedade e coisas do tipo, também pode dificultar estados meditativos em algumas pessoas por ser um estimulante.
Essas são algumas das características da substancia, o que fazer com isso vai de cada um....

Eu sou realmente viciado em café, já tentei parar diversas vezes e sempre tenho "recaída", quando vejo já comprei café de novo, é surreal. Tomo cerca 3-5 xícaras de 250ml por dia (isso pq já fico me controlando), mas evito tomar nas horas antes de ingerir cogumelos por buscar algo mais interno, uma postura mais meditativa e pra mim ele tende a atrapalhar esse processo estimulando uma ansiedade natural minha (e eu demorei muito tempo pra perceber isso, pois tenho bastante resistência ao café, é algo sutil, mas presente).
 
Acho que a melhor resposta pra esse tipo de questão é simplesmente: teste como funciona em você.

Cada organismo vai interagir com as substancias de uma forma, o que eu disser vai dizer sobre o meu organismo. A mágica da coisa tá exatamente em descobrir o seu próprio ritual, conhecer o seu organismo estar atento aos detalhes.

O café é mais uma substancia, a cafeína apenas mais uma droga.
Pode deixar o estomago de alguns mais sensível e pode estimular processos de ansiedade e coisas do tipo, também pode dificultar estados meditativos em algumas pessoas por ser um estimulante.
Essas são algumas das características da substancia, o que fazer com isso vai de cada um....

Eu sou realmente viciado em café, já tentei parar diversas vezes e sempre tenho "recaída", quando vejo já comprei café de novo, é surreal. Tomo cerca 3-5 xícaras de 250ml por dia (isso pq já fico me controlando), mas evito tomar nas horas antes de ingerir cogumelos por buscar algo mais interno, uma postura mais meditativa e pra mim ele tende a atrapalhar esse processo estimulando uma ansiedade natural minha (e eu demorei muito tempo pra perceber isso, pois tenho bastante resistência ao café, é algo sutil, mas presente).
Obrigado pelo retorno! Concordo com vc. Não cheguei a cortar o café, mas diminuí bastante o consumo diário. Não beberia durante a experiência. Essa primeira vez foi por falta de planejamento mesmo e também porque não achava que fosse influenciar, mas influencia, embora não tenha notado a influência do café na hora. De forma geral, no momento da experiência, antes e durante, nas primeiras horas, particularmente dou valor a sentir apenas os cogus. Mas como vc disse, descobrir o próprio ritual! Obrigado! =D
 
Eu tomo café todo dia e toda hora, e normalmente é café expresso, às vezes algum mais artificial (solúvel, cápsulas etc).

Quando faço uso de cogus, acabo não usando durante um longo período (de um dia para o outro). Mais devido ao jejum, preparação e o tempo da trip mesmo, mais o pós, em que tudo leva cerca de 24 horas.

Mas já tomei café ao final de algumas trips, na descida. Por um lado pode ter um gosto estranho (principalmente se for artificial), por outro lado, corta um pouco o efeito da trip. E de qualquer forma pode atrapalhar o sono, o descanso tão essencial após a trip em si, 8 horas depois quando o sono finalmente vem.

Muitas vezes fico com dor de cabeça, seja pela abstinência do café naquele dia/noite, ou pela desidratação decorrente de ambos.

Em qualquer caso, o café é o menor dos problemas, no que se refere a vícios. Mas é um vício forte, até por ser corriqueiro - várias vezes, durante crises de dor de cabeça, também já pensei em tomar café nunca mais, enquanto preparava outro café, para tomar junto com o analgésico.
 
Eu tomo café todo dia e toda hora, e normalmente é café expresso, às vezes algum mais artificial (solúvel, cápsulas etc).

Quando faço uso de cogus, acabo não usando durante um longo período (de um dia para o outro). Mais devido ao jejum, preparação e o tempo da trip mesmo, mais o pós, em que tudo leva cerca de 24 horas.

Mas já tomei café ao final de algumas trips, na descida. Por um lado pode ter um gosto estranho (principalmente se for artificial), por outro lado, corta um pouco o efeito da trip. E de qualquer forma pode atrapalhar o sono, o descanso tão essencial após a trip em si, 8 horas depois quando o sono finalmente vem.

Muitas vezes fico com dor de cabeça, seja pela abstinência do café naquele dia/noite, ou pela desidratação decorrente de ambos.

Em qualquer caso, o café é o menor dos problemas, no que se refere a vícios. Mas é um vício forte, até por ser corriqueiro - várias vezes, durante crises de dor de cabeça, também já pensei em tomar café nunca mais, enquanto preparava outro café, para tomar junto com o analgésico.
Interessante...
Gosto também de café. De uma tempos para cá comecei a ponderar o que é mesmo gostar de café. É beber muito, consumir muito porque gosto muito? Ou por exemplo, escolher um café diferente. Não precisa ser absurdente caro. Só de ser moído na hora, ou um diferente sem ser os usuais, enfim. Até se for o usual. Mas como preparar? Será que estou preparando da maneira correta? Botar em cheque tudo o que acho que sei sobre café. Então comecei a diminuir a quantidade que bebia, trocando por qualidade. Preparar um café que não ferve a água para não queimar o pó, mas também não pode ser muito abaixo de ferver senão nem extrai as propriedades do café. Só quero do café a cafeína, ficar 'ligado'? Ou posso ir mais fundo e absorver a 'alma do café'? Eu bebia muito e tinha até problema de estômago. Tive uns quadros de refluxo alguns anos atrás. Fui diminuindo... até ficar com essa regra de duas xicrinhas de 50ml por dia, pela manhã. As vezes mais duas à tarde. Depois de várias dores de barriga...pela quantidade de café, percebi que era uma energia desnecessária. Mas perceber é individual, claro. Percebi para meu organismo. O mesmo com a cerveja. Um amigo dizia que se for beber cerveja era uma taça ou copo e que mais do que isso era beberragem. Eu achava engraçado. Como beber apenas um copo ou dois? No entanto, hoje bebo uma lata as vezes depois da janta, de uma boa cerveja, não precisa ser cara dessas artesanais, etc. Mas também não precisa ser cerveja de milho, igual essas que nos enganam nas propagandas rssrs
Claro que numa festa bebe-se mais. Mas tem nem taaanto mais. Bebia mais antes.
O mesmo para a cannabis. Ainda uso (quando tem, porque no momento estou uns 20 dias sem). Mas diminuí bastante o consumo desde quando comecei, uns seis anos atrás. Era novidade, eu fazia três baseados por dia, enfim. Pouco tempo atrás eu usava de manhã. Não sei como conseguia...e ia trabalhar. Enfim. Fases. Sinto que o cogu ajuda a abandonar essas coisas. Um plano futuro é adicionar chás, diariamente. Da planta mesmo, sem ser o do sachê.
Mas esse cafezinho de manhã é essencial pra dar um 'up' rsrs
 
Última edição:
Eu também já bebi muito café, um copão de 500ml só de manhã antes de ir estudar, depois de tarde e de noite.
Café me dá sono, um relaxamento. Raramente fico ligada ou acordada.

Hoje em dia bebo menos, tomo uma caneca de manhã e outra no lanche da tarde. É rotina beber no café da manhã, ainda não consegui substituir por chá/suco/iogurte. Sinto que o dia não começou se eu não tomar um cafézinho ao acordar.
Embora não me deixe acordada, sinto um prazer imenso no gosto do café.

Bebi café antes da minha última viagem. Foi basicamente a única coisa que consumi no dia, ainda não planejava ter uma viagem, era dia de preguiça e tinha apenas tomado café com cachorro-quente. Não consegui ver a influência do café na trip, mas também não bebi durante a viagem.
No finalzinho, eu tava bem enjoada do estômago, e vomitei as salsichas. Pela manhã do dia seguinte, bebi café de boas e parece que ajudou a diminuir a dor de cabeça pós-trip.
 
Eu também já bebi muito café, um copão de 500ml só de manhã antes de ir estudar, depois de tarde e de noite.
Café me dá sono, um relaxamento. Raramente fico ligada ou acordada.

Hoje em dia bebo menos, tomo uma caneca de manhã e outra no lanche da tarde. É rotina beber no café da manhã, ainda não consegui substituir por chá/suco/iogurte. Sinto que o dia não começou se eu não tomar um cafézinho ao acordar.
Embora não me deixe acordada, sinto um prazer imenso no gosto do café.

Bebi café antes da minha última viagem. Foi basicamente a única coisa que consumi no dia, ainda não planejava ter uma viagem, era dia de preguiça e tinha apenas tomado café com cachorro-quente. Não consegui ver a influência do café na trip, mas também não bebi durante a viagem.
No finalzinho, eu tava bem enjoada do estômago, e vomitei as salsichas. Pela manhã do dia seguinte, bebi café de boas e parece que ajudou a diminuir a dor de cabeça pós-trip.
rsrsrsrs engraçado, as vezes também sinto sono com o café. Mas parece que isso está ligado com um consumo mais frequente. Quando bebia mais...dava sono. Por exemplo, bebia de manhã. Despertava...aí a tarde bebia mais e dava sono. Outro dia li sobre os astecas que consumiam Psilocybe Zapotecorum (se não me engano) com café! Qualquer dia fico a fim de experimentar uma dose pequena de café com uma dose pequena-media de cogus.
Atualmente bebo duas xícaras de café de manhã (cada uma 50ml). Preparo ele estilo turco. Boto o pó na caneca de inox e boto a água, mexo bem e levo ao fogo alto. Quando sobe uma espuma, desligo. Retiro e espero esfriar para o pó/borra descer. É o melhor método que encontrei até hoje. Ideal é um pó com moagem fina. O café turco do amo é quase um talco, porque eles bebem ele junto.
Enquanto isso olho pela janela da cozinha na esperança de brotar um cogu no quintal, dos bolos que descartei/enterrei.
Vai uma fotinho aí do café turco. Faltava só o cogu rsrs
 

Anexos

  • 16194431455618882094758281696833.jpg
    16194431455618882094758281696833.jpg
    4.2 MB · Visualizações: 1
Outro dia li sobre os astecas que consumiam Psilocybe Zapotecorum (se não me engano) com café! Qualquer dia fico a fim de experimentar uma dose pequena de café com uma dose pequena-media de cogus.
Mas será que eles tinham outra maneira de preparar o café? Seria foda se conseguisse fazer o mais próximo possível, já pensou?

Com cogumelos ainda não testei e não sei se quero kkk, o gosto até do seco é muito amargo pra mim.
Mas café com conhaque de alcatrão e chocolate fica uma delícia.
 
Mas será que eles tinham outra maneira de preparar o café? Seria foda se conseguisse fazer o mais próximo possível, já pensou?

Com cogumelos ainda não testei e não sei se quero kkk, o gosto até do seco é muito amargo pra mim.
Mas café com conhaque de alcatrão e chocolate fica uma delícia.
Hummm interessante! Não sei dizer se eles ingeriam junto assim...na mesma bebida ou se comiam e depois bebiam café. Ou bebiam café e depois comiam os cogus... E ainda tem a questão de os cogus serem ingeridos geralmente depois de um banquete! Aí já não consigo imaginar...haha barriga cheia..ia dar ruim. Mas também naquela época o banquete devia ser o que? De repente não passava mal assim.
Como contra-ponto lembro do Don Juan e Carlos Castaneda..que era o pó do cogumelo, depois de um ano se desfazendo (não sei qual espécie, mas Carlos disse ser do gênero Psilocybe). Lembro que Carlos ficava em jejum várias horas..Don Juan dizia que era ne ssario ele se familiarizar com o 'fumo'. Como algo antes...mas nada pesado. Aguardo um pouco...e pronto. Senão de fome, etc. E também beber bastaaante água antes..evita a enxaqueca.
 
Como o café é originário da África, mais especificamente dos planaltos etíopes, não era plantado ou usado nas Américas até a chegada dos europeus.

Então espero que ao falar de café e astecas vocês estejam se referindo ao usos uso pelos descendentes dos astecas já no período colonial.
 
Última edição:
Como o café é originário da África, mais especificamente dos planaltos etíopes, não era plantado ou usado nas Américas até a chegada dos europeus.

Então espero que ao falar de café e astecas vocês estejam se referindo ao usos pelos descendentes dos astecas já no período colonial.
Sim, antes disso o café não tinha chegado lá, mas esse cogumelo já era utilizado e conhecido por ter relação com o deus das chuvas.

Se a história de que o povo descendente daquela área chegou a utilizar café antes/durante/depois do uso desse cogumelo, é curioso saber de que maneira faziam. Parece que esse cogumelo deixa o estômago e o intestino desconfortáveis, e o café não é lá muito agradável durante uma possível viagem dolorida, então deveria haver uma maneira de juntar os dois.
É possível, mas eu não gostaria de acreditar que logo que o café foi introduzido naquela cultura, eles tenham feito do mesmo modo que fazemos hoje, principalmente por se tratar de tomar junto com cogus.
 
Sim, antes disso o café não tinha chegado lá, mas esse cogumelo já era utilizado e conhecido por ter relação com o deus das chuvas.

Se a história de que o povo descendente daquela área chegou a utilizar café antes/durante/depois do uso desse cogumelo, é curioso saber de que maneira faziam. Parece que esse cogumelo deixa o estômago e o intestino desconfortáveis, e o café não é lá muito agradável durante uma possível viagem dolorida, então deveria haver uma maneira de juntar os dois.
É possível, mas eu não gostaria de acreditar que logo que o café foi introduzido naquela cultura, eles tenham feito do mesmo modo que fazemos hoje, principalmente por se tratar de tomar junto com cogus.
Agora não me recordo onde li, mas realmente o Ecuador mencionou esse dado importante sobre o café. Agora pensando fico na dúvida. Se encontrar volto aqui...kkkk mas o cacau é certo. Consumiam cacau, o banquete..a meia noite e ingeriam cogus se quisessem.
 
Back
Top