Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Caça às Amanitas - Aberta a temporada 2014

Status
Não está aberto para novas respostas.

AshtarSherry

CONEXÃO
Contribuidor
24/02/2013
1,281
56
71
São Roque/SP
Bem, amigos e amigas da CM, tenho andado um tanto distante do fórum, mas hoje tive que voltar pois foi-me concedia a honra, pelo Prof. @Mortandello , de oficializar o início da Temporada de Caça às Amanitas deste ano. Portanto, gostaria de que todos os caçadores e caçadoras que encontrarem as preciosas, postem fotos, digam onde foi a caçada, combinem caçadas conjuntas e tal por aqui.

Este ano eu também vou à caça. Já tive inúmeras vivências com cubensis e pans, mas amanitas jamais. Jamais até agora, porque tenho fé que este ano eu encontro várias no ponto de colher, depois da esporulação e preservação dos anéis de fada, dos rings para o ano que vem. Colha somente as amanitas com o chapéu totalmente aberto, quero ver quem vai apresentar a maior "pizza"!

Boa caçada a todos.

amanita_muscaria_muscaria11.jpg
 
B0a cacada amig0s, e na0 esquecam, respeit0, carinh0 e c0nsciencia. na0 destruam 0s rings, na0 cavem 0s m0ntes de palha. c0letem 0s c0gumel0s abert0s para que seus esp0r0s p0ssam perpetuar a especie.
 
Última edição:
Nessa segunda feira ja começarei a caçada. Meu primeiro ano na caça das amanitas. Espero poder compartilhar bastante informações com todos vocês.

Uma dúvida:
Sempre que vou passear com meu cachorro passo por um(uns) local(locais) com bastante pinus, e essa semana eles começaram a brotar do chão. Após eles abrirem, caso sejam os amanitas, já poderei colhe-los ou ainda são os pilotos?
 
@Surematu , espere eles abrirem totalmente os píleos, pra formarem a maior pizza possível. Nesse momento eles já terão esporulado pra garantir a próxima geração. Então colha sem remorso, meça o diâmetro do chapéu e compartilha conosco! Boa sorte aí.

Olha tá aí uma ideia pra estimular a galera. @Ecuador , o que você acha de fazermos um concurso assim, quem colher a maior amanita, em diâmetro do píleo, ganha 3 carimbos de cubensis... Eu ofereço os carimbos, o que acha, pode ser?
 
Última edição por um moderador:
digam onde foi a caçada, combinem caçadas conjuntas e tal por aqui


Essa parte ficou de duplo sentido. Combinar caçadas conjuntas por aqui, pelo CM não. Dizer o município da caçada e postar fotos sim.




o que você acha de fazermos um concurso assim, quem colher a maior amanita, em diâmetro do píleo, ganha 3 carimbos de cubensis... Eu ofereço os carimbos, o que acha, pode ser?


Pode fazer o concurso. Acho que vai ser interessante. Só pode ser difícil conferir as medidas informadas.
 
Já que nosso querido @Ecuador liberou, está aberto o Grande Concurso de Caça às Amanitas 2014.

Quem apresentar provas inequívocas do tamanho da maior amanita do concurso, com foto e tudo, vai ganhar 3 carimbos de cubensis da melhor estirpe.

1 PC Mexican
1 PC Mazatapec
1 PC Guararemensis

BOA SORTE!
Atenção: pra combinar caçadas conjuntas, só por mp, por aqui NÃO!
amanita_muscaria_muscaria12.jpg
 
Achei uma panterina....não vale....mas é só pra ir esquentando.......Este concurso tá na mão!!!
DSCN0044.JPG DSCN0039.JPG
 
Achei uma panterina....não vale....mas é só pra ir esquentando.......Este concurso tá na mão!!!



Tem certeza que isso é pantherina?

A chuva lavou as verrugas?
 
Tá esquentando, papis... Esta aqui merece o nome que tem, né... esta é a AM Formosa. Alguém já encontrou aqui no Brasil?

amanita_muscaria_formosa__i2004e1084_disp.jpg
 
Última edição:
sim, em agud0s 0u bauru.


E eu acho que em vários outros pontos também, pelo que me lembro de fotos daqui mesmo do CM. Os AM formosa parecem ter sido largamente importados juntos com os pinus.
 
Seria legal a gente fazer um mapeamento de locais em que o micélio está instalado, o que acham? Algum colega pra assumir a tarefa? Poderíamos ir coletando todas as referências de presença de amanitas (qualquer string) e colocar no mapa do Brasil, alguém se habilita? Seria bem legal, e com cubensis e pans também, mas aí já tem uma galera trabalhando nisso. Pode ser útil pra gente!
 
Seria legal a gente fazer um mapeamento de locais em que o micélio está instalado, o que acham? Algum colega pra assumir a tarefa? Poderíamos ir coletando todas as referências de presença de amanitas (qualquer string) e colocar no mapa do Brasil, alguém se habilita?


O @Dhemerson já se propôs a fazer isso, e tem até uma versão inicial para o estado de SP: Quais são as regiões onde vocês já encontraram amanitas? (cidade/estado) e
Distribuição geográfica da spp. amanita muscaria no estado de São Paulo (segundo link acrescentado simultaneamente ao post do Rain)

Entretanto, quem quiser mergulhar nisso que se prepare. Vai ser bem trabalhoso. E,claro, após um levanetamente inicial tem a parte da atualização.
 
Seria legal a gente fazer um mapeamento de locais em que o micélio está instalado, o que acham? Algum colega pra assumir a tarefa? Poderíamos ir coletando todas as referências de presença de amanitas (qualquer string) e colocar no mapa do Brasil, alguém se habilita? Seria bem legal, e com cubensis e pans também, mas aí já tem uma galera trabalhando nisso. Pode ser útil pra gente!

Já fizeram isso @AshtarSherry:

https://teonanacatl.org/threads/distribuição-geográfica-da-spp-amanita-muscaria-no-estado-de-são-paulo.10119/

Edit: Postei ao mesmo tempo que o @Ecuador .
 
é por essas e outras que eu AMO MUITO TUDO ISSO! Conta mais pra gente, @RainSpirit , como foi essa caçada de 2011, onde, o que fez com a colheita, pode relatar? Valendo!
amanita_muscaria__i2005e2006_disp.jpg
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top