Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Brainstorm Coletiva: COMO CULTIVAR CUBENSIS NO VERÂO?

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Ae gente mais uma vez chega o verão, a formiguinha que passou o inverno inteiro trabalhando duro, tem alimento dos deuses garantido para os proximos 8 meses de verão (epoca das chuvas) no brasil.
Mas e quem nao conseguiu?
Poderiamos fazer uam Brainstorm auqi de tecnicas que nao necessitam de tanto controle de temperatura , onde a indução a pinagem seja feita pela OXIGENAÇAO e EXPOSIÇAO a luz.
Quais Strains indicadas pra iniciantes cultivarem no verão?
Quais substratos resistem a essa colonizaçao mais lenta causada pelo calor?
Bullk in balde?
Casings?
bolos eu já descarto de cara.
sistemas SIMPLES de resfriamento?
Pró CM, convocando TODOS os membros.
abraços!
 
Esse sistema de resfriamento com bomba d'agua e radiador o pessoal usa mto pra resfriar processadores de computador com overclock, o chamado "watercooler". Tempos atras eu pensei num sistema parecido só que ao invez de joguar agua gelada no terrário, ela passaria por uma serpentina feita de cobre que ficaria no fundo ou outro lugar do terrário e teria retorno pra um recipiente com agua+sal+gelo ou ate mesmo por um radiador. Deu pra entender? :)


Deu pra entender sim amigo, mas no caso a serpentina utilizada é a do radiador (que normalmente tem uma serpentina com umas 6~ voltas), e por ele ser ativo (com o cooler em cima), a temperatura baixa ainda mais, imagina então se por gelo :D

abração!
 
Deu pra entender sim amigo, mas no caso a serpentina utilizada é a do radiador (que normalmente tem uma serpentina com umas 6~ voltas), e por ele ser ativo (com o cooler em cima), a temperatura baixa ainda mais, imagina então se por gelo :D

abração!

Eu sei, mas no seu esquema a agua é jogada no terrario, sugada e volta pra ser resfriada no radiador e completar o ciclo. Ja no meu esquema a agua vai pra serpentina dentro do terrário, faz a troca termica e volta menos fria pro pote com agua com gelo, é dispensável radiador, entendeu?

É +/- igual ao sistema q SNME o Maurício tem no terrário dele, só que ele usa mangueiras envolta as paredes do terrário. Com serpentina de cobre ou aluminio teria eficiência melhor. Se num deu pra entender só falar. :eek:
 
Eu sei, mas no seu esquema a agua é jogada no terrario, sugada e volta pra ser resfriada no radiador e completar o ciclo. Ja no meu esquema a agua vai pra serpentina dentro do terrário, faz a troca termica e volta menos fria pro pote com agua com gelo, é dispensável radiador, entendeu?

É +/- igual ao sistema q SNME o Maurício tem no terrário dele, só que ele usa mangueiras envolta as paredes do terrário. Com serpentina de cobre ou aluminio teria eficiência melhor. Se num deu pra entender só falar. :eek:

Entendi sim.

Mas como aqui no nordeste faz um calor desgraçado, acho que a adição do radiador iria ser bem aproveitada (iria baixar ainda mais a temperatura).
 
to por fora da giria entre cariocas, o que viria a ser SNME?
Sopro Na Montagem Esfria?
SNME = Se Não Me Engano :)
Entendi sim.

Mas como aqui no nordeste faz um calor desgraçado, acho que a adição do radiador iria ser bem aproveitada (iria baixar ainda mais a temperatura).

É com certeza ficaria mais eficiente ainda, mas ai ja aumenta o custo.
Conhece algum radiador barato? SNME a galera q usa no computador usa radiador de ar quente de carro ou radiador de moto. ;)
 
Olá pessoal

Eu já testei sistema com radiador de água, porém a temperatura atingida com ele é insuficiente em algumas regiões. Ele pode vir a auxiliar, a "somar" com alguma outra técnica simples, mas não é um sistema tão viável devido ao custo de insuficiência.

É simples, apenas com um ou 2 cooler, a dissipação do calor ocorrida no radiador não é suficiente quando estamos com temperaturas ambientes altas.

Depois de testar esse sistema e não ter ficado contente, (era um pequeno radiador de frigobar, com dissipadores de calor, aletas e tudo mais), migrei para a idéia inicial do Mestre Mauricio, de circulação de água gelada no interior do terrário, com a conhecida serpentina.

Acima foi citado que é melhor uso de serpentina de tubo de cobre ou alumínio, eu comprovei que realmente é. A temperatura fica estabilizada mais tempo, e o aproveitamento térmico é melhor utilizando esses materiais.

Porém, deve se estar atento para uma coisa: o resfriamento não deve entrar em contato com materiais utilizados para promover umidade, uma vez que estes resfriados, não executam sua função com aproveitamento pleno.

Segue algumas fotos de sistema de serpentinas. Se alguém quiser partir para um projeto do tipo, estou a disposição para aprimorarmos juntos a idéia.

paz e muita luz!!!
ter1.JPGter3.JPGter2.JPG
 
Bom, acho que vou montar nesta semana uma modificação do sistema que eu postei.

Seria uma CachoeiraTEK :luz: (desenhos em anexo).

Ao invés da água cair livre no fundo do terrário, colocarei uma saida em forma de Y com pequenos furos e colocado no topo do terrário, com os furos voltados à parede. Assim as paredes do terrário sempre ficariam húmidas, e acredito que a temperatura baixe comparável à da serpentina dentro do terrário, pois terá uma área de troca de calor maior, mas com a vantagem também ser um sistema de humidificador (um pouco primitivo).

Os cogumelos podem ser suspensos por bases (pires, pratinhos de plantas etc) ou pela colocação de um escorredor de pratos no fundo.

Lembrando que não haverá contato direto da água com os cogumelos.

:luz:
roland2.jpgroland3.jpg
 
Bom, acho que vou montar nesta semana uma modificação do sistema que eu postei.

Seria uma CachoeiraTEK :luz: (desenhos em anexo).

Ao invés da água cair livre no fundo do terrário, colocarei uma saida em forma de Y com pequenos furos e colocado no topo do terrário, com os furos voltados à parede. Assim as paredes do terrário sempre ficariam húmidas, e acredito que a temperatura baixe comparável à da serpentina dentro do terrário, pois terá uma área de troca de calor maior, mas com a vantagem também ser um sistema de humidificador (um pouco primitivo).

Os cogumelos podem ser suspensos por bases (pires, pratinhos de plantas etc) ou pela colocação de um escorredor de pratos no fundo.

Lembrando que não haverá contato direto da água com os cogumelos.

:luz:
entao roland...
ae eu acho que complica demais um processo simples.
a ideia principal é nao arriscar os cultivos nem com calor nem com contaminantes...
sei lá porque mas essa agua toda me vem a cabeça como um criatorio de bacterias e fungos.
complicado demais pra manter a assepssia quinzenal.
nao esqueçam que temos que limpar TUDO a cada 15 dias.
 
entao roland...
ae eu acho que complica demais um processo simples.
a ideia principal é nao arriscar os cultivos nem com calor nem com contaminantes...
sei lá porque mas essa agua toda me vem a cabeça como um criatorio de bacterias e fungos.
complicado demais pra manter a assepssia quinzenal.
nao esqueçam que temos que limpar TUDO a cada 15 dias.

Acho que com água corrente (essa água com água oxigenada ou sanitária) ele não teria como promover o crescimento de bactérias e fungos, mas isso é só o que eu acho :confused:

E nem é tão difícil, só acrescenta duas mangueiras (ou caninhos de pvc se preferir) e ums furinhos que com qualquer prego dá pra fazer.


Bom, mas foi só uma sugestão.
Amanhã mesmo irei aniversariar os meus primeiros casings (que já estão apresentando vários pontos de colonização rizomórfica na superfície), e utilizarei por enquanto algums potinhos com água congelada (com o exterior limpo) para baixar a temperatura (que está entre 25-29ºc).
 
Olá pessoal

Eu já testei sistema com radiador de água, porém a temperatura atingida com ele é insuficiente em algumas regiões. Ele pode vir a auxiliar, a "somar" com alguma outra técnica simples, mas não é um sistema tão viável devido ao custo de insuficiência.

É simples, apenas com um ou 2 cooler, a dissipação do calor ocorrida no radiador não é suficiente quando estamos com temperaturas ambientes altas.

Depois de testar esse sistema e não ter ficado contente, (era um pequeno radiador de frigobar, com dissipadores de calor, aletas e tudo mais), migrei para a idéia inicial do Mestre Mauricio, de circulação de água gelada no interior do terrário, com a conhecida serpentina.

Acima foi citado que é melhor uso de serpentina de tubo de cobre ou alumínio, eu comprovei que realmente é. A temperatura fica estabilizada mais tempo, e o aproveitamento térmico é melhor utilizando esses materiais.

Porém, deve se estar atento para uma coisa: o resfriamento não deve entrar em contato com materiais utilizados para promover umidade, uma vez que estes resfriados, não executam sua função com aproveitamento pleno.

Segue algumas fotos de sistema de serpentinas. Se alguém quiser partir para um projeto do tipo, estou a disposição para aprimorarmos juntos a idéia.

paz e muita luz!!!

Salve!!!

Vendo sua serpentina, estava pensando em substituir o cano plático, por caninhos de alumínio ( aqueles de antena espinha de peixe), seria legal pois acho que a troca de calor seria maior por ser de metal e alumínio não oxida. As curvas seriam de plástico mesmo. O que vc acha? Tenho uns caninhos aqui e quando terminar meu primeiro cultivo (que tá cheio de errinhos - Vide diário) Vou tentar montar um.

Sou novo por aqui, será que alguém ja tentou isso?

Muita Harmonia a todos!!!
 
Back
Top