Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Brainstorm Coletiva: COMO CULTIVAR CUBENSIS NO VERÂO?

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Ae gente mais uma vez chega o verão, a formiguinha que passou o inverno inteiro trabalhando duro, tem alimento dos deuses garantido para os proximos 8 meses de verão (epoca das chuvas) no brasil.
Mas e quem nao conseguiu?
Poderiamos fazer uam Brainstorm auqi de tecnicas que nao necessitam de tanto controle de temperatura , onde a indução a pinagem seja feita pela OXIGENAÇAO e EXPOSIÇAO a luz.
Quais Strains indicadas pra iniciantes cultivarem no verão?
Quais substratos resistem a essa colonizaçao mais lenta causada pelo calor?
Bullk in balde?
Casings?
bolos eu já descarto de cara.
sistemas SIMPLES de resfriamento?
Pró CM, convocando TODOS os membros.
abraços!
 
Acho que em termos de calor posso ajudar um pouco, onde moro fez 42ºC semana passada, estamos com previsão para 44ºC nessa semana (isso porque é inverno). Meu terrário é bem simples, barato e eficiente para manter a temperatura baixa (na casa de 21 a 26ºC), mesmo fazendo 38ºC dentro de casa.

Espero que o link a seguir ajude: https://teonanacatl.org/threads/meu-terrário-ou-seria-aquário.1427/
 
Última edição por um moderador:
Acho que em termos de calor posso ajudar um pouco, onde moro fez 42ºC semana passada, estamos com previsão para 44ºC nessa semana (isso porque é inverno).
Por aqui tudo caminha para esse lado também...
A essa altura do campeonato o Mauricio já derreteu lá em cima! :D
 
Por aqui tudo caminha para esse lado também...
A essa altura do campeonato o Mauricio já derreteu lá em cima! :D

Derreteu nada! Conheço as cidades onde você e Maurício moram, o calor não chega nem aos pés daqui. Na cidade dele faz calor o ano todo, não tem inverno, mas a temperatura máxima não é páreo para o Pantanal.

Aqui faz 5ºC no inverno, com sensação térmica negativa e chega a fazer 45ºC no verão.
 
Acho que em termos de calor posso ajudar um pouco, onde moro fez 42ºC semana passada, estamos com previsão para 44ºC nessa semana (isso porque é inverno). Meu terrário é bem simples, barato e eficiente para manter a temperatura baixa (na casa de 21 a 26ºC), mesmo fazendo 38ºC dentro de casa.

Espero que o link a seguir ajude: https://teonanacatl.org/threads/meu-terrário-ou-seria-aquário.1427/

Muito Bom o seu terrario.
eu tenho problema com a bomba de ar sempre.
Nao encontro um modelo de boa autonomia que nao aqueça o ar pelo menos 2 ou 3 graus.
As bombas pequenas de 40 - 100 litros nao dao conta do recado e sao muito barulhentas.
como tenho 3 caixas plasticas eu havia pensado em invertê-las e montar UM bullk dentro de cada uma com 10 bolos cada um(daqueles que eu tenho congelados.)
 
Última edição por um moderador:
São inúmeras formas em que pode se obter sucesso cultivando no verão.

Sua idéia Alien, é uma boa.

Pra quem cultiva em casa, ou em apartamento, devem ser levadas algumas considerações que possam vir a auxiliar no cultivo:

aeração no substrato, boa umidade

ventilação no local que abriga o cultivo

pra quem tem algum local com piso / parede de pedra, (garagem, etc), é tb um local que atinge menor temperatura no verão, diferente de outros ambientes.

Quartos / salas que têm uma face externa na qual o sol bate direto, apresentam maior temperatura interna. As vezes o banheiro que ninguém usa lá no subsolo é um bom local.

Na emergência, um ventilador ajuda um pouco

O caminho para resfriar cultivos é o uso de circulação de água gelada no interior do terrário, ou como o terrário do irmão TapyKala, porém deve-se ficar muito atento ao uso do cooler.

A maior praticidade ainda é o cultivo in-balde.

:pos:
 
Acho que em termos de calor posso ajudar um pouco, onde moro fez 42ºC semana passada, estamos com previsão para 44ºC nessa semana (isso porque é inverno). Meu terrário é bem simples, barato e eficiente para manter a temperatura baixa (na casa de 21 a 26ºC), mesmo fazendo 38ºC dentro de casa.

Espero que o link a seguir ajude: https://teonanacatl.org/threads/meu-terrário-ou-seria-aquário.1427/
Muito bom! gostei do seu terrário.

Até pensei em fazer o meu terrário no isopor... pois só tenho uma caixa de plastico... Mas quando percebi que tava dificil manter meus copos a 27-29 graus, por causa do calor que faz aqui, nem pensei mais no terrario na caixa de plastico.

Improvisei minha geladeira, limpei a geladeira com uma esponja molhada de agua+agua sanitaria+bicarbonato, depois coloquei uma lampada 9W fluorescente presa na grade da propria geladeira(a grade de cima) e coloquei meu casing lá embaixo perto da cesta de frutas. Deixo a porta da geladeira meio aberta (aproximadamente 1 ou 2 dedos) só pra não gelar muito, e regulei o termostato. A temperatura ta ficando de 20 a 22 graus.

Coloquei 1 case hoje na geladeira... agora estou com 2 cases na geladeira. Estão dentro de um saco ziplock, abro 2 vezes por dia e dou uma sacudida no saco e uma abanada pra circular ar.

Quando eu tiver mais tempo e dinheiro sobrando vou tentar algo com isopor seguindo a dica do seu terrario... valeu!
 
Última edição por um moderador:
Na emergência, um ventilador ajuda um pouco


A maior praticidade ainda é o cultivo in-balde.


Fala MuiLoko... ja tentei ar-condicionado+ventilador ligados juntos e nem assim ajudou muito... o minimo de temperatura que consegui foi uns 26 graus(de madrugada), de dia com solzão não cai nem pra 30 graus... E mesmo assim teria que deixar ligado 24hr o que gasta muita energia.

Vc poderia explicar um pouco mais sobre o balde? digo... regulagem de temperatura+umidade do balde.

Eu acabdei desistindo por aqui e no desespero parti pra geladeira que foi a tentativa mais barata e rápida.... mas ainda não desisti de montar um terrario... só que tb to com problema de grana pra investir.

Valeuu

Alien, muito obrigado por abrir este tópico.... gostei muito... espero trocarmos muitas ideias.

Abraçoss
valeuu
 
Fala MuiLoko... ja tentei ar-condicionado+ventilador ligados juntos e nem assim ajudou muito... o minimo de temperatura que consegui foi uns 26 graus(de madrugada), de dia com solzão não cai nem pra 30 graus... E mesmo assim teria que deixar ligado 24hr o que gasta muita energia.

Vc poderia explicar um pouco mais sobre o balde? digo... regulagem de temperatura+umidade do balde.

Eu acabdei desistindo por aqui e no desespero parti pra geladeira que foi a tentativa mais barata e rápida.... mas ainda não desisti de montar um terrario... só que tb to com problema de grana pra investir.

Valeuu

Alien, muito obrigado por abrir este tópico.... gostei muito... espero trocarmos muitas ideias.

Abraçoss
valeuu

Fala Pakaloko

O cultivo in-balde que eu citei é o do Shroower, o mestre dos baldes. É a base de substrato bulk, você já deve ter lido algo sobre.

Meu amigo, eu entendo perfeitamente o que ocorre aí em cima, inclusive fiquei devendo um detalhamento melhor para montar o terrário na geladeira, num post aberto pelo Maurício. É seu primeiro cultivo, então até apoio o uso da geladeira nesse caso.

O fato é que uma geladeira aberta, consome (e muita) energia em vão. É a mesma situação que encarei tempo atrás no inverno rigoroso, eu queimava metros e metros de lenha no fogão para aqueçer alguns bolos. Atitude Primata.:(

No seu caso meu amigo, quando vc decidir investir na construção do terrário, adquira uma caixa de isopor, pois ele ofereçe um isolamento térmico muito mais funcional, então as perdas térmicas serão menores aí na sua região, quando vc resfriar o interior do terrário.

A técnica de resfriar o terrário é simples, consiste em circulação de água gelada dentro do terrário, baixando assim a temperatura.

Vc pode se basear nesse post aqui para começar a idéia:

Terrário com refrigeração by @Mauricio
https://teonanacatl.org/threads/terrário-com-refrigeração.815/

Seguindo da idéia do Profeta, eu construí um meketrefi com controle, mas não assusta não e qualquer dúvida, só gritar.
https://teonanacatl.org/threads/terrário-muilok-controle-digital-de-temperatura.1138/

paz e muita luz!!!:cool:
 
Última edição por um moderador:
Então Micélio é sim, o isolamento térmico que o isopor propociona é ponto fundamental para esses cultivos no verão. Não que seja impossível o cultivo em terrários plásticos, mas a vantagem do uso do isopor, se relacionando em temperatura, é superior.

Eu queria fazer uma proposta, pra que vocês testem por aí, uma idéia bem simples de se fazer:

1)monitorar a temperatura do terrário, com a bomba de ar ligada, e anotar.

2) pegar a mangueira de ar, que sai do oxigenador e vai até a pedra porosa, no interior do terrário, e dispô-la como uma serpentina, dentro de um pote com tampa, onde será adicionado água e muito gelo.

3) ligar a bomba de ar novamente, neste momento ele deverá injetar ar gelado pra dentro do terrário. Após algumas horas, monitorar a temperatura.

É um teste prático, se alguém tiver tempo, gostaria que fizessem esse teste.
Quantos graus conseguimos baixar somente com essa técnica?

Talvez pra que funcione, seja necessário colocar a pedra porosa dentro de um copo com água gelada, e não deixa-la no fundo do terrário com perlita ou argila expandida, pois aí e muito material para troca de temperatura.

A idéia é assim: injetamos ar gelado dentro do terrário, que permanece fechado. Esse ar gelado, vai encontrar em sua saída água já gelada, não tendo perdas térmicas por ter que estabilizar a temperatura dessa água no copo. Teoricamente, a temperatura deveria baixar alguns graus no interior do terrario. Diferente de circular água gelada (que é o mais garantido), injetar ar gelado pode vir a "somar" nas técnicas descritas nesse tópico.

Só falta alguém testar:)
volto aqui quando bater a cabeça novamente, desculpa se falei bobagem:eek:

:pos:
 
Então Micélio é sim, o isolamento térmico que o isopor propociona é ponto fundamental para esses cultivos no verão. Não que seja impossível o cultivo em terrários plásticos, mas a vantagem do uso do isopor, se relacionando em temperatura, é superior.

Eu queria fazer uma proposta, pra que vocês testem por aí, uma idéia bem simples de se fazer:

1)monitorar a temperatura do terrário, com a bomba de ar ligada, e anotar.

2) pegar a mangueira de ar, que sai do oxigenador e vai até a pedra porosa, no interior do terrário, e dispô-la como uma serpentina, dentro de um pote com tampa, onde será adicionado água e muito gelo.

3) ligar a bomba de ar novamente, neste momento ele deverá injetar ar gelado pra dentro do terrário. Após algumas horas, monitorar a temperatura.

É um teste prático, se alguém tiver tempo, gostaria que fizessem esse teste.
Quantos graus conseguimos baixar somente com essa técnica?

Talvez pra que funcione, seja necessário colocar a pedra porosa dentro de um copo com água gelada, e não deixa-la no fundo do terrário com perlita ou argila expandida, pois aí e muito material para troca de temperatura.

A idéia é assim: injetamos ar gelado dentro do terrário, que permanece fechado. Esse ar gelado, vai encontrar em sua saída água já gelada, não tendo perdas térmicas por ter que estabilizar a temperatura dessa água no copo. Teoricamente, a temperatura deveria baixar alguns graus no interior do terrario. Diferente de circular água gelada (que é o mais garantido), injetar ar gelado pode vir a "somar" nas técnicas descritas nesse tópico.

Só falta alguém testar:)
volto aqui quando bater a cabeça novamente, desculpa se falei bobagem:eek:

:pos:

Execelente idéia irmão Muilok!!!

Realmente vejo que se a pedra porosa estiver dentro do recipiente com a agua gelada funciona ctz, resta saber o quanto vai conseguir abaixar a temperatura.......isso só testando mesmo!!!!

Alguem tem que se habilitar......!

Paz e Luz á todos por aqui!
 

"Sacolé", "Chup-chup", "Geladinho"...
Cada região tem um nome diferente, são aqueles saquinhos plásticos que são preenchidos com suco e congelados; vendidos no verão! São comprados no quilo ou no milheiro, baratos e viáveis. Congelados podem ser colocados dentro do terrário, de acordo com a temperatura a ser alcançada, pode-se colocar um, dois... três...

 
Quando comecei utiliza garrafa de 600ml, congeladas colocava uma garrafa de manhã e outra a noite quando chegava do serviço, funcionou bem o problema e que eu tinha que abrir o terrario e isso é um perigo, a idéia do muilok e muito boa já havia pensado nisso mas ainda não fiz testes, outra ideia um pouco mais trabalhosa e a troca da agua do fundo com magueirinhas..... vc coloca uma mangueirinha um pouco mais alta para a entrada da agua e outra bem baixa para saida o trabalho seria de esvaziar a caixa até ai a gravidade faria seu papel e pra colocar agua usar um funil ou algo do tipo, e na agua colocar ou h2o2 ou agua sanitaria pra te certeza que está protegida!!!
Bom foi uma ideia que me ocorreu agora não sei de sua funcionalidade!
Abraço a todos!
 
Segue foto em anexo.

A bomba d'água pode ser qualquer uma, no caso do desenho coloquei uma bombinha submersa.
O reservatório pode ser qualquer pote que caiba a bombinha e uma boa quantidade de água (pote de sorvete etc). Recomendo algum pote transparente, para poder checar o nível da água mais facilmente.

Se quiser, pode colocar também gelo misturado à água no reservatório.

As mangueiras de silicone são baratas e fáceis de se encontrar (são aquelas usadas para prender no braço em exames de sangue.)

E o radiador é so comprar um que se adapte ao seu gosto, caso a mangueira fique folgada no radiador, é só prender com uma braçadeira ou algo do tipo.

O cooler qualquer um de ums 10-12 cm serve. Ele é colocado em cima do radiador, preso rente à ele.

A água vem do reservatório, passa pelo radiador que a refrigera pelo cooler, volta ao terrário gelada, e desce pela outra mangueira novamente ao resevatório (desta vez a água estará um pouco mais quente).

Parece complicado mas é bem simples de se fazer. :D
refrigeracaoroland.jpg
 
Fala Roland

Resfriando a solução ao fundo do terrário , os meios utilizados (perlita ou argila expandida) não executam muito bem sua função, que é evaporação e por consequência disto aumento na umidade do ar no interior do terrário.

Além de que, em sistemas abertos pode ser uma porta aberta a contaminações.

É uma bela idéia.:pos::pos:

paz e muita luz
 
Fala Roland

Resfriando a solução ao fundo do terrário , os meios utilizados (perlita ou argila expandida) não executam muito bem sua função, que é evaporação e por consequência disto aumento na umidade do ar no interior do terrário.

Além de que, em sistemas abertos pode ser uma porta aberta a contaminações.

É uma bela idéia.:pos::pos:

paz e muita luz

A argila no desenho foi só para ilustração mesmo.
No caso, ficaria melhor usar aqueles escorredores de prato em cima da água, para dar apoio aos bolos/casing e nãoo molhá-los.

A própria queda dágua já serve como borbulhador, mas se preferir pode-se colocar um borbulhador à parte.

O sistema é todo fechado (reservatório etc). Ficando assim muito mais seguro contra contaminações.
 
...E o radiador é so comprar um que se adapte ao seu gosto, caso a mangueira fique folgada no radiador, é só prender com uma braçadeira ou algo do tipo...
O que viria a ser um "radiador"? Onde se encontra isso?

P.s. - Só conheço os que são usados em carros! :eek:
 
O que viria a ser um "radiador"? Onde se encontra isso?

P.s. - Só conheço os que são usados em carros! :eek:

E são esses mesmo :D
Só comprar um pequeno, em qualquer loja de peças de beira de rua. Mas pode ser um maior também, mas aí será preciso mais coolers (ou um maior) e mais água.
 
Esse sistema de resfriamento com bomba d'agua e radiador o pessoal usa mto pra resfriar processadores de computador com overclock, o chamado "watercooler". Tempos atras eu pensei num sistema parecido só que ao invez de joguar agua gelada no terrário, ela passaria por uma serpentina feita de cobre que ficaria no fundo ou outro lugar do terrário e teria retorno pra um recipiente com agua+sal+gelo ou ate mesmo por um radiador. Deu pra entender? :)
 
Back
Top