Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bombinha x Cooler

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/03/2006
141
73
Gostaria de tirar uma duvida sobre algumas fotos aqui do CM:

Lá vai: ( Mauricio peguei emprestada essa sua foto ai ) :

https://teonanacatl.org/attachments/digitalizar0006-jpg.1868/

https://teonanacatl.org/threads/cultivo-strain-pes-amazonia.468/

E essa outra para ilustrar a pergunta:

https://teonanacatl.org/attachments/000_0503-jpg.4276/

O cooler (desses de fonte de pc) instalado nessa caixa de isopor (60/70l.), com um filtro de ar substitue a bombinha de aquario no que diz respeito apenas a troca de ar ??

Se a resposta é sim? e eu não sei ainda a resposta, qual deles apresenta maior eficiencia ? qual vantagem desvantagem de um ou de outro?

Já usei um sistema de dois coolers aqui em um terrário, mas como creio por um erro, coloquei um de inalador e outro de exaustor de ar, a umidade ficou prejudicada, vcs que já usaram cooler mativeram ele ligado o tempo todo ou ligava em ciclos? eram apenas um cooler ?

Pra quem usa, se é que tem, apenas o cooler como é a arquitetura de troca de ar do terrario? Se puder darem detalhes agradeço

Hoje eu não mais usaria cooler, estou satisfeito com a bombinha de aquário e perlita no fundo.

É assim meu terrário hoje:

1 caixa plástica de 30 litros
perlita no fundo
bombinha de aquário mergulhada na perlita

Só está sendo possível utilizar esse esquema, porque o terrário está em ambiente refrigerado, praticamente 18 horas ao dia.

Então a temperatura fica ali em 21-25ºC.

Mas já utilizei um terrário com refrigeração e cooler para troca de ar, isso em caixa de isopor.

O sistema funcionou bem, mas sem o controle absoluto dos parametros como faz o MuiLok em seu terrário, fica difícil.

Uma hora está úmido demais, outra hora seco, outra hora quente, outra hora frio e assim vai.

Principalmente, quando são bolos os residentes, os parametros devem estar certinhos.

O cooler (como exaustor) rouba muita umidade quando ligado durante mesmo alguns segundos e se a umidade não é reposta com eficiencia, bolos resecam.

A bombinha de aquário faz um trabalho de formiguinha, injeta pouco ar, mas continuamente, é a saída do ar é feita por explusão pelas brechas da tampa da caixa (eu não faço furo para exaustão).

Funciona muito bem em ambiente refrigerado e com casing, com bolos é muito diferente.

A bombinha de aquário faz um trabalho de formiguinha, injeta pouco ar, mas continuamente, é a saída do ar é feita por explusão pelas brechas da tampa da caixa (eu não faço furo para exaustão).

Isso é muito bom. Cria uma pressão positiva dentro do terrário, o sentido somente é a saída de ar pelas brechas.

Muitos furos com filtros interferem na boa umidade. Desde que sempre injetado ar, os furos podem ser mínimos.

saudações fraternais fúngicas:pos:

Bom Para Aqueles Que Sao Mais Peritos No Asunto,,a Questao Seria:
Em Termos De Eficiencia ,e Evitando Previos Problemas , Fico Na Duvida Qual Seria Mais Eficiente Uma Bombinha De Aquario Ou Um Humidificador...OU SEJA EVAPORIZADOR...PROFISINAL
QUAL A RELACAO ENTRE ELES?

Bom Para Aqueles Que Sao Mais Peritos No Asunto,,a Questao Seria:
Em Termos De Eficiencia ,e Evitando Previos Problemas , Fico Na Duvida Qual Seria Mais Eficiente Uma Bombinha De Aquario Ou Um Humidificador...OU SEJA EVAPORIZADOR...PROFISINAL
QUAL A RELACAO ENTRE ELES?

Fala Fred, tranquilo como água de poço?

O sonho de todo cultivador é assim:

Uma bombinha de aquário sempre ligada, com pedra porosa borbulhando dentro de água, conforme a tradição manda

+

um umidificador ultrassônico, desses que manda névoa fria pra dentro do terrário, injetando essa névoa em intervalos de tempo, controlado por um timer.

Assim, todos problemas com umidade, cobweb, e ter que ficar abrindo o terrário para borrifar às vezes, seria resolvido.

Porém , a gente sabe que é possível cultivar de maneira muito simples, sem tanta frescura.

Inclusive seus cultivos, até agora sempre renderam frutos e experiência, e sempre que vejo tiro meu chapéu pela simplicidade e criatividade. Aquele dentro da garrafa de água mineral foi o máximo.

abração meu irmão!:pos::pos:

Isso é muito bom. Cria uma pressão positiva dentro do terrário, o sentido somente é a saída de ar pelas brechas.

Muilok, muito bem observado. Isso é um beneficio importante que eu não considerei. Trabalhei em uma firma de mecanica em que a sala onde os rolamentos (rolimã: quem já fez carrinho "trolle" sabe bem oque é ) eram inspecionados tinham um sitema parecido, a sala contava com um condicionador de ar central era totalmente isolada do ar externo e as portas formavam um duplo ambiente ( só era possivel abrir uma quando a outra estivesse fechada ). Nesse sistema de pressão positiva todas as particulas de poeira eram sempre jogadas para fora da sala impedindo que "caissem" nos rolamentos.

A unica vantagem que eu realmente vejo depois desse post no cooler é que o ruido é bem menor quase nada, e para quem precisa manter o cultivo oculto do resto da casa é uma boa alternativa se bem planejado.

Back