Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bomba de ar vs umidificador

marinheiro

Hifa
Cadastrado
14/04/2015
2
8
42
Caros,

Moro em Belo Horizonte e aqui é muito seco, principalmente no inverno. Vou construir meu primeiro terrário e não encontrei nenhum tópico aqui no fórum comparando bombas de ar e umidificador. Pelo que eu entendi:
  • Se a mangueira da bomba de ar estiver com a saída em uma vasilha dágua, ela também vai umidificar o terrário;
  • A bomba de ar cumpre a função extra de repor o oxigênio do terrário.
  • É interessante ter um desses sistemas funcionando para evitar ficar abrindo o terrário para ventilar/umidificar e contaminar os bolos.
Vocês podem me falar mais das vantagens e desvantagens de cada sistema? Ou eles se complementam e devem ser usados em conjunto?

Grato!

@MrJoe , Fala browww! Não sei muito mas, pelo pouco que sei as informações do @marinheiro estão corretas e são imprescindíveis.

Sobre a última eu diria que o COMPRESSOR DE AR (duas saídas, e com uma boa vazão de Litros/Horas) daria conta do recado, você colocando água/argila expandida e um das saídas de AR dentro d'água, você ira conseguir manter uma ótima umidade no seu terrário, fazendo também a troca gasosa(e evitando o excesso de troca que um umidificador pode trazer pro terrário).
  • Se a mangueira da bomba de ar estiver com a saída em uma vasilha dágua, ela também vai umidificar o terrário;
  • A bomba de ar cumpre a função extra de repor o oxigênio do terrário.
  • É interessante ter um desses sistemas funcionando para evitar ficar abrindo o terrário para ventilar/umidificar e contaminar os bolos.
:blackalien::blackalien::blackalien:

Eu coloco a pedra porosa na ponta da manguera de ar dentro de um pote com água, mas para ajudar a filtrar o ar, evitando contaminações.

Tentei deixar o terrário (60 litros) sem argila, com a umidificação apenas por conta do compressor, borrifos e água no fundo, e não funcionou. Parece que mesmo com o pote de água, a troca de ar seca mais o terrário do que umidifica.

Só funcionou a umidificação, quando coloquei a argila expandida no fundo.

Então quer dizer que somos conterrâneos @MrJoe, uai?! Hehe.

Ainda estou no meu primeiro cultivo, mas entre as observâncias que pude fazer, destaco as seguintes:

• Bomba de ar e mangueira em contato direto com a argila e a água do terrário (sem vasilhinha). Isso irá gerar mais umidade do que se a bomba ou mangueira for colocada dentro de uma vasilha com água (dentro do terrário, é claro).
  • Caso a humidade aumente demais – e você poderá observar isso pela quantidade de goticulas formadas nas paredes e tampa do terrário –, sugiro diminuir o tempo de funcionamento da bomba de ar. Porém, tente fazer com que a bomba seja ligada em todas as horas do dia (p.ex. 5 minutos ligada e 15 minutos desligada), ao invés de deixá-la 5 horas ligada e outras 5 não.
  • Sugiro "calçar" as extremidades de dois vértices da base do terrário, para que ele fique levemente inclinado e as gotas não caiam em cima dos bolos ou bulk (obrigado @Salaam`aleik!).
  • Cuidado com o tamanho dos buracos feitos no terrário. A umidade poderá ir embora muito fácil.

Deixo meu terário (caixa organizadora preta de 50l) em um quarto onde bate sol das 6h às 18h. A janela e porta ficam abertas o dia inteiro. Temperatura média de 26°C e umidade na faixa de 98-99%.

Bom, é isso. Espero que essas infomações possam ser de alguma serventia.

Abraço e saudações mineira, porque "cugumel é us bixopeganu!"

Fiz esta experiência do compressor de ar + copo com água aqui com uma caixa de isopor 35L vazia e tampada com uma tampa de madeira. A umidade ambiente estava 53%, depois de 1h10 o higrômetro marcava 74% dentro da caixa, e depois de 3h50 marcava 83%. Realmente fez bastante diferença! Meu compressor tem duas velocidades e duas saídas, usei a velocidade menor e uma saída de ar só. A potência dele é de 3,5L/min, mas isso deve ser no turbo, não achei informações sobre isso.

Back