Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bomba de ar umidificadora caseira!

pgmr

Primórdia
Membro Ativo
12/07/2012
56
29
São Paulo
Olá!

Como eu queria um terrário úmido, com temperatura estável e ar fresco o tempo todo e que não precisasse de observação constante, bolei o seguinte:

Consegui achar uma daquelas organizadoras por um preço razoável, então decidi montar um esqueminha...
Eu passo o dia inteiro fora, e não disponho de higrômetro ou temporizador, mas tinha uma bomba de aquário e um aquecedor. Assim, eu precisaria arranjar uma maneira que a bomba ficasse ligada direto, mas sem comprometer a umidade do terrário.

Assim, fiz um esquema meio McGyver com umas coisas que eu tinha. Utilizei:

  1. Pote de vidro médio (daqueles de azeitonas, largo)
  2. Bomba de ar (1,5 L/m)
  3. Aquecedor de aquário
  4. Material para vedação/fixação
Fiz o seguinte:
Fiz três furos na tampa do pote. Dois pequenos, para a mangueirinha da bomba, e um grande, para o aquecedor. O aquecedor deveria ficar exatamente no centro do pote, sem tocar o fundo.
Tampei a ponta da mangueirinha e fiz vários furinhos na região a +/- 3cm da ponta. Isso seria meu substituto para a pedra porosa. Introduzi a mangueirinha até que essa ponta ficasse tocando o fundo do pote.
Coloquei outra mangueirinha no outro furo, mas essa seria uma saída de ar. Assim, ela ficava apenas meio centímetro pra dentro do pote.
Vedei tudo com fita veda-rosca (não é necessário, mas meus buracos ficaram realmente tortos) e depois com cola flexível PVC. Depois que secou, 'selei' o esqueminha na parte de cima da tampa com Durepoxi, pra que nada saísse do lugar.
O termostato foi ajustado pra água ficar bem quente, sem ficar insuportável ao toque. Então, liguei a bomba.
As bolhas pequenas se formavam no fundo do pote, e conforme viajavam até a superfície, absorviam calor e deixavam impurezas sólidas do ar.
A mangueirinha de saída ficou repleta de condensação rapidamente, mas deixei rolar um tempo e cortei a mangueirinha de saída na altura em que ela não estivesse quente, pois esse ar não pode alterar a temperatura do terrário.
Fiz um furico na parte superior do terrário (não na tampa), onde foi encaixada a mangueirinha de saída do esquema bomba-pote. O terrário tinha furos de +/- 4mm de diâmetro em toda a extensão da linha da argila expandida (embora ele estivesse vazio) devidamente cobertos com micropore.
Havia também duas saídas grandes cobertas com tecido de máscara cirúrgica, também na linha inferior (onde a argila expandida terminaria).
Novamente, o terrário estava completamente vazio (com exceção de um termômetro), não tinha nem argila expandida. Deixei o esquema correr por uma hora, com o terrário fechado, e quando voltei, minúsculas gotículas se formavam por todo o interior.
A boa notícia é que a temperatura ficou estável em confortáveis 24°C - 25°C e era de dia, ou seja, a temperatura não iria se elevar muito mais do que aquilo.
Ar novo constantemente, sem se preocupar com ar seco ou temperatura. O esquema é ajustável pela temperatura do aquecedor.
O que acham? Desnecessário? Recomendável? Se houver interesse, postarei fotos!!!
Paz!
(desculpa pelo post longo)

EDIT: Fotos! Perdão pela qualidade, minha câmera é péssima, assim como o fotógrafo. Não ficou bonito, mas funciona.
this.JPGthisalso.JPG
 
Última edição:
Mr. pgmr,

Tudo bem?

Gostaria de saber se está obtendo bons resultados com seu experimento. Pretendo fazer algo parecido. Já pensava nisso antes e com o seu post fiquei mais interessado ainda.

Estou pra montar um terrário entre hoje e amanhã.

Aguardo informações
 
interessante, vc ajustou o termostato para qual temperatura?
 
Mr. pgmr,

Tudo bem?

Gostaria de saber se está obtendo bons resultados com seu experimento. Pretendo fazer algo parecido. Já pensava nisso antes e com o seu post fiquei mais interessado ainda.

Estou pra montar um terrário entre hoje e amanhã.

Aguardo informações

Olá! Ainda não montei meu terrário propriamente dito, mas os testes preliminares se mostram promissores. Utilizando APENAS a bomba (isto é, sem argila expandida, perlita ou água dentro do terrário) obtive condensação por todo o interior do mesmo. Isto significa uma umidade que está, no mínimo, na casa dos 90% ou mais. E isso tudo sem uma alteração significativa na temperatura (menor do que 1°C).

interessante, vc ajustou o termostato para qual temperatura?

Meu termostato não é digital, então não consigo manter um controle exato. Mas, como o objetivo da bomba é ar fresco e não controle de temperatura (embora também possa servir pra isso, como visto), eu ajustei ele no máximo (o pote fica quente demais até para o toque), e deixei funfando um pouco. Assim, dá pra ver até em que parte da mangueira de saída é que a água se forma - no ponto em que ela não se forma mais, a temperatura será ambiente. Num dia frio, pode-se usar uma mangueira curta pra que o calor se dissipe dentro do terrário.

Quando montar meu cultivo postarei detalhes sobre o terrário e a bomba, além de testes mais completos!!!

Obrigado pelo feedback, pessoal ;) !
 
só o compressor n iria umidificar a estufa ? to pensando em colocar uma pedra porosa na ponta, e em cima uma bola de algodão, ou outro material inerte e absorvente, estava pensando em misturar um pouco de alcool, ou água boricada 3% para evitar contaminações atravez do compressor, tudo isso dentro de um recipiente que ficara dentro da estufa, o que acham ?
 
essa bomba de ar nao deve estar gerando umidade, o que deve estar acontecendo, é aquele efeito similar ao que acontece no vidro do carro, quando fica embaçado, quente por dentro, frio por fora. Ainda mais que se nao tem argila expandida.
Onde entra muito ar o efeito que é padrão é secar o ambiente.
Se é umidade o que procura o mais fácil é não usar o compressor de ar, usar somente argila expandida e água.
 
Back
Top