Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolos PF - Não pinam/Aparentam secos

Lugia

Esporo
Cadastrado
31/01/2019
17
2
27
Olá,

Fazem 8 dias que aniversariei 3 bolos PF-Tek em um terrário (caixa organizadora 29L), e apareceu apenas 1 pin (no total), que parou de desenvolver (fazem 2 dias que está do mesmo tamanho). 2 bolos fizeram dunk na geladeira + roll, e o terceiro bolo foi direto pro roll, como um teste. Eles aparentam estar um pouco secos, mas fica difícil afirmar, por estarem empanados na vermiculita (estão numa cor branca mais escurecida).

As condições do clima são as seguintes:
Temperatura: variando entre 25°C (manhã/noite) a 31ºC (meio dia)
*Desde o primeiro dia coloquei na parte da manhã/dia uma garrafa congelada no terrário. A partir de hoje não vou mais deixar a garrafa, pois achei que está diminuindo a umidade do ambiente.

Umidade: uma camada de argila expandida no fundo, com água até a metade da altura dela. Borrifando de manhã e de noite (que são os horários que estou em casa, e consigo acompanhar o cultivo). Não estou percebendo aquela névoa e paredes úmidas que vejo em fotos/vídeos de cultivadores, apenas no momento que borrifo água (apenas a tampa parece manter a água condensada, quando chego em casa para checar)

Troca gasosa: o terrário possuí 5 furos na altura dos bolos + 2 furos mais próximos à tampa, em duas paredes (total 14 furos com lã acrílica). Um borbulhador fica ligado 24h, com pedra porosa num recipiente com água. Abano a tampa 2x por dia.

Luz: terrário fica em baixo de uma janela, com luz natural indireta (pelo menos eu acho que não está batendo sol direto na caixa, mas não estou de dia em casa para comprovar). A partir de hoje coloquei um daqueles Leds à pilha de colar em parede (3 leds, não deve dar nem 1,5W - foto anexada)

A situação é: os bolos não estão pinando, aparentam estar secos (não garanto, pela minha falta de experiência). Em um dos bolos apareceu um pin que parou de crescer no segundo dia (não apresenta cabeça escura, a cor parece normal)... Ou seja, estou ficando preocupado em não conseguir resultados com o cultivo, que parece estagnado. Não observo contaminações.

*Uma observação: quando "esterilizei" a vermiculita (umedecida no forno por uns 50min), ela passou um pouco do ponto e escureceu de leve. Não sei se isso prejudica em algo.

Quando puder, posto fotos.

Desde já, agradeço (Desculpa se postei no fórum errado)
Muita luz, Irmãos.
 

Anexos

  • wholesale-3-led-wall-press-wireless-lights.jpg
    wholesale-3-led-wall-press-wireless-lights.jpg
    52 KB · Visualizações: 2
Última edição:
Depois de um bom tempo, e trocando o terrário de ambiente, consegui manter condições mais favoráveis ao micélio. Em pouco tempo já apareceram pins! :)

Relaciono o problema com a garrafa de gelo que colocava no terrário, de dia, pois estava variando muito a temperatura, e abaixando a umidade do ambiente... Foi só tomar essas mudanças, e ficar mais atento à umidade (no olho mesmo), que a melhora veio!

Muito importante checar a aparência dos bolos. Achava que o azulado era contaminação, mas o fórum está lotado de informação pra diagnosticar os problemas.

Agradeço a resposta Irmão!

Paz
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Irmãos,
Os pins vieram em quantidade boa, porém, já abriram o véu assim que se tornaram jovens :(
Da base ao chapéu não tem nem 4cm, e o véu está rompido em alguns, prestes a romper em outros.
Outra observação é que tem um "algodão" branco na base deles (vendo outros cultivos aqui, creio que seja falta de oxigenação, e o micélio está crescendo nos frutos). Mas tenho compressor de aquario ligado 24h e abano umas 2x por dia
Alguém pode me dar uma luz?
 

Anexos

  • IMG_4180_Easy-Resize.com.jpg
    IMG_4180_Easy-Resize.com.jpg
    586.1 KB · Visualizações: 33
  • IMG_4179_Easy-Resize.com.jpg
    IMG_4179_Easy-Resize.com.jpg
    619.4 KB · Visualizações: 31
Upvote 0
Outra observação é que tem um "algodão" branco na base deles
Esta parte branca parece ser parte do corpo do cogumelo também. Ao pegar, você notará que é maciço, assim como a haste, e que todos eles estão ligados por essa parte branca. Se for isso, é comestível também, normalmente.
 
Upvote 0
Obrigado Speisepilz! Vou ler tudo com carinho... De cara já vejo que o terrário shotgun é mais indicado atualmente. Porém, com minhas condições atuais, quais medidas posso tomar para minimizar as falhas? A falta de oxigenação poderia ser resolvida fazendo mais furos na caixa, ou removendo os pedaços de lã acrílica? Tenho medo de insetos entrarem no cultivo (como já tenho observado alguns mosquitos fitando o terrário...
Agradeço desde já

*Desse bolo que "abortou" os cogus jovens, tirei apenas 7g frescos. Devo mandar pro dunk? O que recomenda? (Desculpe as mil perguntas hahah)
 
Upvote 0
Back
Top