Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolos Multi-Coloridos

Ramza

Cogumelo maduro
Membro Ativo
21/11/2007
415
73
Depois de muitos flushs meus bolos ficaram vários dias sem dar nada. Resolvi continuar esperando, e depois, por motivos particulares, não deu para eu mexer no terrário por um mais de uma semana. Quando voltei a mexer, não tinha nenhum pin e vários focos de contaminação haviam se formado. Injetei água com café na esperança os bolos se recuperassem da contaminação e dessem frutos novamente. Depois de alguns dias apareceram vários pins porém a contaminação continuou crescendo como nas fotos abaixo. E agora, o que que eu faço? Jogo tudo fora? Os cogus que ficaram não servem para nada?

DSC05916.JPGDSC05917.JPGDSC05918.JPGDSC05919.JPGDSC05920.JPGDSC05921.JPGDSC05922.JPG
 
Jogo tudo fora?

O micélio não é nosso escravo.

Enterre eles(quintal, parque, terreno, etc), para a natureza fazer o que acha certo ;)
muito cuidado com isso aí, pode infectar o ambiente todo,e nos próximos cultivos pode voltar tudo(e no 1° flush,chutando baixo)
e pior, sabia que tem contaminante que pode te deixar cego?
use máscaras, luvas, óculos, para manipular os bolos, não vai na onda de uns aí de meter a mão, cheirar, que vc pode se dar mau.


Os cogus que ficaram não servem para nada?

Para nada, ops pra compostagem serve.
 
Upvote 0
É, aquela "uma semana" sem manutenção no terrário, acontecem muitas coisas!
Muitas e muitas coisas!

Mas... o Atma falou tudo.
 
Upvote 0
O micélio não é nosso escravo.

Enterre eles(quintal, parque, terreno, etc), para a natureza fazer o que acha certo ;)
muito cuidado com isso aí, pode infectar o ambiente todo,e nos próximos cultivos pode voltar tudo(e no 1° flush,chutando baixo)
e pior, sabia que tem contaminante que pode te deixar cego?
use máscaras, luvas, óculos, para manipular os bolos, não vai na onda de uns aí de meter a mão, cheirar, que vc pode se dar mau.




Para nada, ops pra compostagem serve.

Acho que temos que repensar algumas coisas aqui. "o micélio não é nosso escravo" é uma coisa muito cômoda de falar. Nós o acorrentamos e o confinamos num copo, isso já é uma escravidão. Nós mudamos as condições de temperatura, umidade, iluminação a nosso bel-prazer, isso também é uma escravidão. Nós comemos seus órgãos reprodutores :eek::eek:, às vezes SEM QUE ele tenha executado sua função (quando comemos chapéus fechados, por exemplo). A escravidão é subjetiva e só depende de quem olha, de onde olha.
O ponto aqui NÃO É deixar os cultivos de lado porque isso é ruim para os cubensis: pelo contrário, antropologicamente podemos tirar o homem dominando técnicas de cultivo como um facilitador de propagação, uma vez que as plantas/fungos que são cultivados prevalecem sobre as demais espécies. Um exemplo disso são os cachorros: muitas 'raças' NÃO existem na natureza, são híbridas proporcionadas pela ação humana.
Com isso a idéia é que acho que devemos moralizar menos a idéia do cultivo e do que fazer: não são coisas predeterminadas que devem reger nossos passos, mas nosso BOM-SENSO. Enterrar o micélio para que ele seja consumido pelos contaminantes TAMBÉM pode ser considerado uma escravidão, imagino um escravo romano que está moribundo, com uma doença, e é atirado aos leões. IGUALZINHO.
Jogue ele onde você quiser, sempre teremos ações e reações: na terra você facilita para os outros organismos; se jogar em estrume pasteurizado, por exemplo, você estará dando uma sobrevida ao micélio, o que parece menos 'escravizante' que enterrá-los. Mas como afirmei o post inteiro, essa 'escravização' tem que ser repensada moralmente.
Uma coisa que gostaria de pedir ao Atma é que colocasse qualquer tópico em que um cara relata ter ficado cego por mexer num bolo contaminado.
E a última coisa: falar em 'serventia' de um ser vivo é no mínimo uma ingenuidade: 'os cogus que ficaram servem pra alguma coisa' sim, o problema é que isso está sendo discutido na internet, com pessoas nada-a-ver-com-o-bolo, AO INVÉS de ser tratado diretamente. Converse com os pins e veja se eles têm algum plano (acho que pelo menos eles gostariam de espalhar os esporos pelo ar).
ótimas a todos, até logo.
 
Upvote 0
Acho que temos que repensar algumas coisas aqui. "o micélio não é nosso escravo" é uma coisa muito cômoda de falar. Nós o acorrentamos e o confinamos num copo, isso já é uma escravidão. Nós mudamos as condições de temperatura, umidade, iluminação a nosso bel-prazer, isso também é uma escravidão. Nós comemos seus órgãos reprodutores :eek::eek:, às vezes SEM QUE ele tenha executado sua função (quando comemos chapéus fechados, por exemplo). A escravidão é subjetiva e só depende de quem olha, de onde olha.
O ponto aqui NÃO É deixar os cultivos de lado porque isso é ruim para os cubensis: pelo contrário, antropologicamente podemos tirar o homem dominando técnicas de cultivo como um facilitador de propagação, uma vez que as plantas/fungos que são cultivados prevalecem sobre as demais espécies. Um exemplo disso são os cachorros: muitas 'raças' NÃO existem na natureza, são híbridas proporcionadas pela ação humana.
Com isso a idéia é que acho que devemos moralizar menos a idéia do cultivo e do que fazer: não são coisas predeterminadas que devem reger nossos passos, mas nosso BOM-SENSO. Enterrar o micélio para que ele seja consumido pelos contaminantes TAMBÉM pode ser considerado uma escravidão, imagino um escravo romano que está moribundo, com uma doença, e é atirado aos leões. IGUALZINHO.
Jogue ele onde você quiser, sempre teremos ações e reações: na terra você facilita para os outros organismos; se jogar em estrume pasteurizado, por exemplo, você estará dando uma sobrevida ao micélio, o que parece menos 'escravizante' que enterrá-los. Mas como afirmei o post inteiro, essa 'escravização' tem que ser repensada moralmente.
Uma coisa que gostaria de pedir ao Atma é que colocasse qualquer tópico em que um cara relata ter ficado cego por mexer num bolo contaminado.
E a última coisa: falar em 'serventia' de um ser vivo é no mínimo uma ingenuidade: 'os cogus que ficaram servem pra alguma coisa' sim, o problema é que isso está sendo discutido na internet, com pessoas nada-a-ver-com-o-bolo, AO INVÉS de ser tratado diretamente. Converse com os pins e veja se eles têm algum plano (acho que pelo menos eles gostariam de espalhar os esporos pelo ar).
ótimas a todos, até logo.

Assinando a abolição em algum momento,se evita um tapa do egomelo depois.

muitos ja enterraram seus bolos e ocorreu frutificação, o micélio agradece após uma unica esporulação na natureza :)
enterrar em estrume é uma boa idéia, para quem tem acesso fácil ao mesmo.

o ecuador postou um tópico
https://teonanacatl.org/threads/riscos-decorrentes-de-contaminantes.2739/
que tem explicações científicaas desse contaminante que PODE afetar a pálpebra e PODE até cegar(não é nesse post que fala necessariamente sobre cegueira, depois procuro e coloco aqui), e MUITAS outras possíveis patologias, se não tiver devido cuidado com esses fungos e bactérias invasores.
eu estou aqui para alertar, nada mais
depois vem aquela coisa: pô ninguêm me avisou, não li nada sobre, etc, etc, etc...



em relação a conversar com os pins, ótima ideia :)
 
Upvote 0
Assinando a abolição em algum momento,se evita um tapa do egomelo depois.

muitos ja enterraram seus bolos e ocorreu frutificação, o micélio agradece após uma unica esporulação na natureza :)
enterrar em estrume é uma boa idéia, para quem tem acesso fácil ao mesmo.

o ecuador postou um tópico
https://teonanacatl.org/threads/riscos-decorrentes-de-contaminantes.2739/
que tem explicações científicaas desse contaminante que PODE afetar a pálpebra e PODE até cegar(aliás,eu acho que até se parece com o do bolo aíi de cima), e MUITAS outras possíveis patologias, se não tiver devido cuidado com esses fungos e bactérias invasores.
agora se quiser esperar alguém se prejudicar, é uma posição sua, eu estou aqui para alertar, nada mais
depois vem aquela coisa: pô ninguêm me avisou, não li nada sobre, etc, etc, etc...

em relação a conversar com os pins, ótima ideia :)

Legal sua resposta, Atma. Mas essa abolição não justifica nem ameniza uma vida toda de escravidão, salvo para aqueles que gostam de 'aliviar' a própria consciência. E POR QUE TEMOS ESSA 'CONSCIÊNCIA'? Pra mim nada mais é do que moralidade, aquela pós-moderna que se preocupa com a natureza andando de carro e consome 60 kg de lixo por mês. Estamos cultivando sim, modificando a natureza sim, e não podemos criar auto-impedimentos nem comiseração porque isso tudo fica subconsciente e acabamos 'achando' (inconscientemente) que fazemos algo errado.
SOMOS TODOS HOMENS, SÓ SAIREMOS DESTA CONDIÇÃO QUANDO A ASSUMIRMOS POR INTEIRO - muita gente fala, mas só aquele ressentido do nietzsche GRITA isso.

Sobre a parte dos contaminantes, ainda não há relatos de cultivadores que sofreram este tipo que injúria. Apesar de haver sim relatos de pessoas que ficam com dor-de-cabeça após aspirar culturas contaminadas por bactérias, por exemplo. Pra mim fica muito mais no plano 'possibilidades' do que no prático. É como falar: cuidado ao respirar, porque o oxigênio é responsável pela ativação de radicais-livres, oxida as células, então ele te mata.
É só tomar esses milênios de experiências em pastos (que são MUUUITO mais 'sujos' do que cultivos) que teremos a melhor proporção de gente que se machuca x gente que não se machuca. Alertar é ótimo, mas não adianta 'fazer tempestade em copo d'água'.
ainda assim, uma ótima resposta :).
 
Upvote 0
Obrigado pela ajuda de todos vocês. Eu não tinha lugar pra enterrar, pois se enterrace no quintal com certeza meu cachorro veria terra mexida e cavaria até encontrar os bolos, o que seria um desastre muito maior. Tive que coloca-los no lixo, envoltos em 3 sacos. Infelismente acho que não tinha outra coisa pra fazer.

Quanto a questão ética, eu concordo com o viniciussc. o que a gente faz com eles já é completamente anti-natural, porém ele tem a vantagem de terem seus esporos propagados a distâncias que eles nunca conseguiriam sem a nossa ajuda.
 
Upvote 0
Back
Top