Acho que temos que repensar algumas coisas aqui. "o
micélio não é nosso escravo" é uma coisa muito cômoda de falar. Nós o acorrentamos e o confinamos num copo, isso já é uma escravidão. Nós mudamos as condições de temperatura,
umidade, iluminação a nosso bel-prazer, isso também é uma escravidão. Nós comemos seus órgãos reprodutores

, às vezes SEM QUE ele tenha executado sua função (quando comemos chapéus fechados, por exemplo). A escravidão é subjetiva e só depende de quem olha, de onde olha.
O ponto aqui NÃO É deixar os cultivos de lado porque isso é ruim para os cubensis: pelo contrário, antropologicamente podemos tirar o homem dominando técnicas de cultivo como um facilitador de propagação, uma vez que as plantas/fungos que são cultivados prevalecem sobre as demais espécies. Um exemplo disso são os cachorros: muitas 'raças' NÃO existem na natureza, são híbridas proporcionadas pela ação humana.
Com isso a idéia é que acho que devemos moralizar menos a idéia do cultivo e do que fazer: não são coisas predeterminadas que devem reger nossos passos, mas nosso BOM-SENSO. Enterrar o micélio para que ele seja consumido pelos contaminantes TAMBÉM pode ser considerado uma escravidão, imagino um escravo romano que está moribundo, com uma doença, e é atirado aos leões. IGUALZINHO.
Jogue ele onde você quiser, sempre teremos ações e reações: na terra você facilita para os outros organismos; se jogar em estrume pasteurizado, por exemplo, você estará dando uma sobrevida ao micélio, o que parece menos 'escravizante' que enterrá-los. Mas como afirmei o post inteiro, essa 'escravização' tem que ser repensada moralmente.
Uma coisa que gostaria de pedir ao Atma é que colocasse qualquer tópico em que um cara relata ter ficado cego por mexer num
bolo contaminado.
E a última coisa: falar em 'serventia' de um ser vivo é no mínimo uma ingenuidade: 'os cogus que ficaram servem pra alguma coisa' sim, o problema é que isso está sendo discutido na internet, com pessoas nada-a-ver-com-o-bolo, AO INVÉS de ser tratado diretamente. Converse com os
pins e veja se eles têm algum plano (acho que pelo menos eles gostariam de espalhar os
esporos pelo ar).
ótimas a todos, até logo.