Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolo Ressecando

Avatar

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/03/2006
141
73
:mad: Bom aqui na minha cidade o tempo normalmente é frio, inoculei meus bolos na terça feira, 16/01,e justamente nessa semana o tempo esquentou muito:29°c. +/- 2°

Certa ocasião um bolo teste que eu fiz demorou 1 mes para ressecar e se tornar duro demais para o micelio de Cubencis.

Considero que a umidade dos bolos está ideial, não tem agua acumulada nem faltou umidade, os grãos ao tocarem os vidros condenavam a presença de agua no dia da inoculação. Oq me pareceu ser um bom indicativo nos outros cultivos

Porem com esse tempo quente hoje ,dia 21, os bolos parecem estar perdendo umidade rapidamente principalmente o grande com substrato de grãos....


Gostaria de saber se vcs observam ( principalmente quem é de região quente) a rapidez da perda de umidade no bolo. e quanto tempo isso normalmente demora.

Quais as medidas que posso tomar para corrigir isso ?

a absorão da agua pelos grãos de milho no vidro do bolo é normal ser rapida assim assim ???

Quanto a pouca umidade influi na velocidade de colonização???
Em outros cultivos com a strain South America os bolos apresentaram colonização em uma semana, com a MEx, ainda nem sinal, será a strain ou a umidade ???


to borifando agua na incubadora, to pensando em injetar um pouco de agua, oq vcs acham ???
 
Se a umidade relativa do ar estiver muito baixa, independente estar quente ou frio, o bolo pode ressecar, mas é claro que uma combinação muito potente é calor com umidade baixa, assim a água do bolo evapora rapidamente.
Injetar água pode resolver momentaneamente, porém, para que você possa receber uma ajuda adequada é necessário que saibamos melhor as condições do seu terrário.


Caso você esteja com medo de perder tudo e não quer ficar tempo demais para ajustar tudo novamente, use um pedaço pequeno de micélio para inocular umas sementes, ou fazer uma cultura líquida, assim você garante que rapidamente terá condições para começar um novo cultivo.


Dicas que dependem da quantidade de bolos disponíveis:

Se você tiver vários bolos, eu recomendaria que você fizesse um casing com um, para garantir uma colheita, ter material para clonagem e prints, usando as técnicas apresentadas nos diários de cultivo do Maurício, você certamente terá uma grandiosa chance de sucesso.
E caso você tenha mais bolo, eu recomendaria que você o aproveitasse para fazer um cultivo num balde, usando pó de coco e humus, a quantidade de substrato colonizado seria realmente grande o que poderia garantir uma colheita farta.
Isso seria uma boa maneira de garantir uma boa colheita enquanto você estuda melhor as condições de temperatura e umidade da sua região para ajustar melhor as condições do seu terrário.
 
Os bolos não estão no terrário, inoculei apenas a 4 dias, eles estão na incubadora, não posso fazer casing nem cultivar a partir do micelio ... pq não tem micelio :neg: :mad: :cool: ...

A incubadora é uma caixa de plastico com um cooler e um exaustor e só

agora coloquei uma bombinha com um pode de agua pra ve se dá uma ajuda na umidade relativa
 
Back
Top