Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolo passou do ponto... viável?

MangueBeat

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/11/2005
275
76
Gente...

Uns dias atrás eu cozinhei milho na PP por uma hora sem suporte algum dentro da panela, somente com papel alumínio em baixo dos copos, e não tive problemas.

Hoje fiz 7 copos de Bolo PF:

aimg68.imageshack.us_img68_3595_p1010011zg9.jpg

Usei medidas para fazer 4 copos, mas deu pra fazer 6 e meio :eek:

Lacrei, fiz os furinhos, coloquei mais uma camada de aluminio por cima sem vedar, soquei papel alumínio no fundo da panela e coloquei os copos de Bolo lá dentro. Mas desta vez algo saiu errado... a panela secou antes de dar 1h, desliguei com 40 minutos de pressão, pois não via mais vapor saindo da panela, sinal de que a água havia secado... vacilei pois não fiquei de olho na panela, fui regar e podar as Ipomoeas e quando voltei a caca estava feita, se eu tivesse de olho teria posto mais água, sei lá...
Só sei que, depois de esperar a panela esfriar, eu a abri e para minha surpresa me deparei com 2 copos quebrados e 2 levemente trincados, do total de 7 copos sobraram 5, porém, 2 passaram do ponto e queimaram um pouco no fundo, ou seja, só 3 copos ficaram bons.

Minha dúvida é... posso inocular esses 2 copos que passaram do ponto?, um deles realmente queimou, o fundo de vermiculita está escuro, mas o outro só queimou levemente, quase não dá pra perceber a diferença de cor entre o fundo e o resto do copo, só se reparar bem.

Esta é a foto do copo mais queimado:
indisp.png

Não sei porque dei essa Zica com a PK Tek, o milho eu botei na pressão por 2 vezes ainda, sem suportes e ele não queimou nem trincou os copos...
 
Acho que não há problema em inocular estes dois copos além do mais eles estão esterelizados porém não espere que o micélio o colonize
tenta mais do que dar errado não vai sorte ai!:(
 
Então... será que esse "queimado" no fundo do copo vai inibir o crescimento do micélio ou matá-lo?... se o copo não estiver 100% colonizado vai ser complicado pra mim prosseguir com ele, o risco de contaminação no aniversário vai ser muito grande, isso se chegar a colonizar...

Pode inocular os copos não rachados, eles deverão colonizar sem problemas.

Os rachados estão aparentemente vedados, o trinco não chegou a tirar lascas, não sei se terei problemas, mas vou inocular pra testar.
O problema mesmo são os copos queimados...

Alguém já inoculou Bolos queimados como o da foto e obteve sucesso?
 
kra.. de qualquer forma eu inocularia e esperaria pra ver... qualquer coisa faz-se outra seringa e inocula outro substrato!
Boa sorte ae! :)
 
Os rachados estão aparentemente vedados, o trinco não chegou a tirar lascas, não sei se terei problemas, mas vou inocular pra testar.


Só tome cuidado quando for aniversariar os bolos, pois com qualquer impacto eles podem rachar de vez.

E caco de vidro pode fazer um bom estrago.
 
Então... será que esse "queimado" no fundo do copo vai inibir o crescimento do micélio ou matá-lo?... se o copo não estiver 100% colonizado vai ser complicado pra mim prosseguir com ele, o risco de contaminação no aniversário vai ser muito grande, isso se chegar a colonizar...



Os rachados estão aparentemente vedados, o trinco não chegou a tirar lascas, não sei se terei problemas, mas vou inocular pra testar.
O problema mesmo são os copos queimados...

Alguém já inoculou Bolos queimados como o da foto e obteve sucesso?


Os queimados são até mais confiavéis do que os rachados.

Queimar é uma reação química que transforma o combustível organico em última estância em carbono.

O problema é que o oxigênio (comburente) que está dentro dos copos é consumido, além de gerar CO2.

Mas quando você inocular, o furo aberto pela agulha deixará escapar o CO2 e injetará oxigênio novo, muito rápido.

Já os rachados (trincados) deixarão entrar ar durante toda fase de inoculação. Também entrarão microorganismos.

A nível microscópico a rachadura é uma porta enorme.

Se eu fosse você, inocularia os queimados e jogaria os trincados fora.

Sendo eu, eu mesmo, eu jogaria tudo fora é esterilizaria outros copos.
 
Vou preparar novos Bolos agora à tarde, e também vou prepar a seringa, não tive tempo de fazê-la no domingo, parentes são uma bosta ¬¬

E sobre os copos zuados, vou inocular todos mesmo, só pra teste.

Obrigado pelos conselhos gente, vou mantê-los informados sobre os potes trincados e queimados.

Desculpem não seguir os conselhos de alguns, é que to doido pra testar estes copos, mesmo que depois eu vá interrá-los no quintal ^^
 
Te desejo boa sorte, e num esquece de postar os resultados!!!!!!!!!!!!!!!


Paz e luz!!!!!!!!!!!!!!!
 
Acho q o copo trincou pq ha muita diferença de espessura entre a parede do copo e o fundo , qualquer mudança brusca de temperatura pode trincar mesmo. Física, a parte mais fina dilata antes e a parte mais espessa pode nao acompanhar a dilataçao , resultado_ trincos . Aqui em casa ja quebrou 3 copos daqueles de wisk , e do nada ! depois d lavados encima da pia mesmo , apareciam trincados hehe .
 
Hehe, copos já inoculados...

Ontem eu fiz novos Bolos, mas todos trincaram também, acho que o problema é minha PP mesmo ¬¬
Meti fita isolante nos trincos e inoculei nessa madrugada.

O copo mais importante de teste é este aqui:

aimg114.imageshack.us_img114_5544_p1010012ew9.jpg

Ele deve ter uns 5cm, minúsculo, quero saber se assim o risco de contaminantes será menor e a colonização mais rápida e eficiente.

Agora só vou olhar os copos daqui uns 5 dias, estão na gaveta envoltos por meias de algodão...

To testando copos queimados, trincados e pequenos ^^

Tomara que pelo menos metade vingue =P
 
Posta novidades ai MANGUE, dos seus queimados, trincados e pequenos :cool:
Alguma novidade?
 
Dos trincados, todos apresentaram contaminantes, menos um.

Mas esse teste que fiz foi falho, pois vacilei, demorei pra passar fita isolante nos trincos, e se uma só bactéria conseguir passar no tempo que ficou livre os trincos, de nada adiantará a vedação, e não adiantou mesmo.
O correto seria eu pegar os copos trincados com a luva, limpar com álcool e vedar os trincos imediatamente assim que tirasse da panela.
Dos 2 queimados, o mais queimado não vingou nada, o pouco queimado ta vingando bem...

O mais queimado de todos não apresentou nem micélio, nem contaminante, hoje fui fazer uma nova inoculação nele e percebi que estava quase que sme oxigênio dentro, tanto é que parecia que estava vedado à vacuo, pois o alumínio estava rijo e puxado para baixo.

Do total de N copos que fiz, só 4 estão vingando, o resto ja foi descartado ou está sendo analisado pra ver o avanço dos contaminantes, por curiosidade.

Perdi muitos copos por causa de trincos, mas ja providenciei um suporte e por coincidência minha coroa comprou uma PP novinha essa semana, pretendo não quebrar mais copos.

Dos que não trincaram, perdi 4 pra contaminantes, e outros 4 estão vingando sem contaminações.

Dos 4 contaminados, 1 foi de milho, este foi violentamente atacado por Trichoderma um fungo preto, deu pra salvar uns 20 grãos de milho, 15 eu espalhei por várias covinhas do meu quintal, nos vasos e etc, na tentativa de dar uma cagada out-door, e com 5 grãos eu fiz um "mini-casing" num potinho de comer gelatina.

Como os grãos estavam num pote com trichoderma e outro fungo, não fiz a assepsia do mini-casing, passou-se 3 dias e o micélio aparenta estar bem.

Hoje pela manhã fui fuçar nas minhas tentativas isoladas de out-door, num dos vasos os grãos e o micélio em volta foram comidos por vermes, os grãos estavam limpos e cheios de buraco, em outro vaso o micélio despareceu dos grãos, num outro vaso o trichoderma tomou conta dos grãos, e em outro os grãos estavam inteiros, e estavam com micélio em volta, e bem BRANCO e bonito, cobri com um poquinho de pó de côco e vermiculita junto à terra, reguei o vaso como fiz nos 3 dias anteriores e to no aguardo... será que tenho chances? xD

O mini-casing eu vou olhar só amanhã... mas acho que não tiro nada dele, o micélio ta bacana mas n ta no ponto da frutificação.

Preciso tirar fotos...
 
Back
Top