Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

bolo/frutos contaminados ?

Ryurio

Hifa
Cadastrado
15/05/2014
1
11
29
Boa noite galera, hoje colhi alguns cogumelos de um bolo, mas estou com receio de estarem contaminados, gostaria de uma opinião da galera aqui do forum..
esse bolo ta no 4º flush, no 3º flush os cogumelos depois de secos(ventilador > silica)ficaram com um esverdeado(bem leve) nas laterais do chapeu(um amigo comeu os do 3º flush e disse que não teve problemas) mas nesse 4º flush estou com um receio maior sobre esses cogumelos, pois estão com uma camada branca que estava crescendo abaixo do véu, na base deles a camada branca estava ficando meio amarela também.. e esse bolo, no inicio da pinagem do 4º flush estava com uma mancha verde também(por baixo da vermiculita ou em alguma parte exposta que eu devo ter deixado de cobrir com vermiculita) , mas o verde parece não ter crescido e agora que colhi os cogumelos tinha apenas um pequeno ponto verde e ele estava bem longe da base dos cogumelos, parece até que a contaminação "morreu"
gostaria de ter tirado carimbo deles, mas pela minha duvida de estarem contaminados, não tirei e coloquei eles para secar em ventilador no momento e o bolo está passando por um dunk e irei enterra-lo no quintal de casa amanha.
Foto 01-12-14 00 13 58.jpg Foto 01-12-14 00 14 04.jpg Foto 01-12-14 00 14 07.jpg Foto 01-12-14 00 14 27.jpg
 
pois estão com uma camada branca que estava crescendo abaixo do véu

Essa camada branca que aparece na foto não é contaminante, é o próprio micélio de cubensis. É comum essa aparência algodoada nos frutos quando a umidade está alta.

Referente as manchas verdes, é sinal de esporulação do possível contaminante. Então você fez bem em descartar logo, contaminantes não "morrem" assim, do nada.
 
Upvote 0
Back
Top