Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolo com micélio crescendo demais

Zé.do.mato

Hifa
Cadastrado
09/04/2020
17
12
26
Olá meus consagrados!

Estou voltando a cultivar e ao colocar meus bolos no terrario, um deles está ficando todo branco e com micélio muito grande.

Cheguei num ponto que não sei se é normal ou se pode ser contaminação.

Fiz um dunk nos bolos antes de colocar no terrario.
Sei também que o terrário tá com falta de troca de ar, porque fiz na correria e só fiz poucos furos, mas to abrindo mais vezes a tampa agora, mesmo assim parece que ta crescendo e não para kk

Alguém sabe se é normal?
 

Anexos

  • 20240317_190537.jpg
    20240317_190537.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 11
  • 20240317_190552.jpg
    20240317_190552.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 11
Eu deixaria mais alguns dias para observar. Já aconteceu algo semelhante comigo mais no meu acaso começou amarelar aí joguei fora
 
Upvote 0
Na minha opinião é falta de troca de ar. Aumente a quantidade de vezes que você abana o terrário e isso pode ser resolvido. Não acredito ser contaminação (por enquanto), mas faz essa questão da troca de ar e vê se melhora. Pode ser alguma contaminação por bactéria e o micélio fica dessa forma por estar tentando lutar contra.
 
Upvote 0
Estou aumentando a troca de ar do terrario
Percebi que hoje o micélio ficou meio amarronzado, temo ser contamiante

Ele ta fazendo bastante "xixi" também, mas essa parte marrom não sei se é excreção ou contaminante :/

Segue foto:
 

Anexos

  • 20240318_143158.jpg
    20240318_143158.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 10
Upvote 0
Está dando overlay por isso essa mancha amarelas, pode evoluir pra estroma, que é qnd o micélio cria uma camada rígida que impede a frutificação.
Como medida de emergência vc faz o seguinte:
Pega um garfo e esterelizar ele, arranha toda a superfície do bolo, retirando essa camada grosa, o bolo vai ficar com aspecto de arranhado e pode azular, super normal. Aí tu faz a rolagem na vermiculita, umedece espirrando água e bota pra frutificar novamente. Se o bolo estiver seco, depois de arranhar, faz um dunk por um breve periodo.
Lembrando que a risco de contaminação, pois é um procedimento agressivo.
 
Upvote 0
Atualizando:

Raspei o bolo, rehidratei ele, porém começou a crescer o micélio rapido de novo, com bastante excreta de xixi.

To achando que esse não vai frutificar não, pegou firme no overlay :/

Vou tentar montar um casing com ele, pra ver no que dá.

Mas nem tudo é perdido, to deixando também a foto de um outro bolo que frutificou, graças a Jah! 🙏
 

Anexos

  • 20240327_103355.jpg
    20240327_103355.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 8
  • 20240327_102402.jpg
    20240327_102402.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 8
Upvote 0
Back
Top