Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

bolo azulado escuro

Biolouka

Artífice esporulante
Cadastrado
16/06/2007
153
80
39
sampa as vezes
Ola,

Fiz um sistema no meu terrario, que são 4 caixas de isopor interligadas, na 1º tem um cooler protegido por papel filtro 22mm, e na ultima uso uma bomba, a bomba não estava dando vazão nem para 10 bolos.

Na primeira caixa com cooler tem bolo de TKSS , nas outras peza.
Os bolos de TKSS começaram a dar uma azulada em algumas partes e escurcer, mas esta pinando, é o primeiro flash.

Desconfio que não seja contaminante, pois não aparenta com nenhum qu ja tive problema, desconfio que seja o fluxo de vendo do coller, que esta deixando o micelio assim, tipo quando vc pega no bolo danifica o micelio...
Alguem ja teve esse problema.... ou deve ser contaminação mesmo... os outros bolos que não recbem o vento fluxo de vento direto estão saudaveis.

Aparentement dentro do isopor não se sente uma corrente de vento forte , o filtro dificulta a entrada do vento, não chega a ser perceptivel corrente de ar no terrario... so da para saber pq os cogumelos pararam de crescer com deformidades.

DSCN0450.JPGDSCN0447.JPGDSCN0448.JPGDSCN0449.JPG
 
Última edição por um moderador:
Como está a umidade?

O ar que vem do cooler é mais seco, não?

Essa vermiculita de cima dos bolos está bem úmida?
 
Upvote 0
deve ser algum vento direto que esta simplesmente secando uma parte especifica od bolo. Bem cara de secura mesmo... o problñema dos sistemas de ventilacao é justo a perda de umidade que se obtem com ventilacao constante. Acho a ideia de um ventilador ligado constante ao lado do terrario cheio de filtros mas confiante.

Ou talvez um timer no cooler para que ligue somente de vez enquando.

No mas, lindos pins e boa sorte, Biolouka.
 
Upvote 0
Acho que ta muito seco, borrifo mais e desligo um pouco o cooler. o isopor seca muitos o bolos tambem, porque ele deixa passar ar. Num aquario a agua fica mais acumula nas paredes.
 
Upvote 0
Valew, galera

Desligar o cooler fica complicado pq como o terrarrio é grande , se desligar as crianças ficam deformadas, mas vou bolar um outro filtro mas de forma que impulsione o ar para a parte de cima da caixa, sem ir diretamente nos bolos, ou redirecionar ele ... enquanto isso fico entrando em site de doação pra pedir um umidificador ... rsrsrs

Muito grata a todos
 
Upvote 0
cara de falta de umidade mesmo bio, tenta nao borrifar diretamente os bolos pois pode causar abortos/contaminacoes.
tenta enventar ae uma engenhoca usando uma pet que solte gotas dagua direto na pa do cooler, coberto com acrylon umas duas camadas pra filtrar mecanicamente o ar. (ta lindao o cultivo ate agora!)
 
Upvote 0
cara de falta de umidade mesmo bio, tenta nao borrifar diretamente os bolos pois pode causar abortos/contaminacoes.
tenta enventar ae uma engenhoca usando uma pet que solte gotas dagua direto na pa do cooler, coberto com acrylon umas duas camadas pra filtrar mecanicamente o ar. (ta lindao o cultivo ate agora!)

Valew a ideia... eu improvisei alterando a entrada de ar para cima, e deixando o cooler afastado do filtro, vai ntrar bem menos ar, mas preciso fazer algum esquema, pra oxigenar todas as 4 caixas, eu tenho uma bomba, mas ela da vazão pra uma caixa so, ate cresce nas outras , mas deformadinhos, to pensando em fazer um sistema com canos e um super coller a ideia da garafa pet concerteza sera util neste projeto.
 
Upvote 0
Bem, é meu primeiro cultivo de TKSS, mas pelas fotos que vi do TKSS, elenão me parece ser branco, 5 dos cogumelos estão totalmente brancos, tem outros pins que estão marronzinhos crescendo, mas alguns estão brancos azulados.
Um dia me disseram os cogumelos que cultiva reflete um pouco de vc... poxa... acho que eu to mutante então... rsrsr
Bem pq sera que eles ficarm brancos? Isso é normal nesta strain?
No mesmo terrario mas nas outras caixas de isopor conectadas tenho 20 bolos de Pesa que estão no 2 e no 4º flash, normal, no maximo deforma alguns ou aborta por falta de oxigenio (eu acho), mas desde q coloquei o cooler parou de deformar.
DSCN0462.JPGDSCN0463.JPGDSCN0464.JPGDSCN0461.JPG
 
Upvote 0
Sei que a política da comunidade não me permite fazer propagandas. Mas procure por ultrasonic humidifier em sites internacionais como o ebay que você encontra boas opções por preços relativamente baratos. Comprei um verdinho de se ligar na tomada(existe a opção de alimentado por USB) a pouco tempo por 18$ + 3$ de frete, investimento de por volta de 45R$, com ótima vazão e potência regulável.
O problema é o prazo para chegar a encomenda. Aqui em Fortal varia, as vezes com 20dias outras encomendas com 60 dias. Com certeza em SP chega mais rápido.
 
Upvote 0
Back
Top