Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático BALDE - PF - Vale do Chopim

  • Criador do tópico F.J.P.
  • Data de início
Diário de cultivo problemático.
Tinha dois bolos que estagnaram seu desenvolvimento nos 70%

Como não tinha espaço no terrário e apenas um Balde de alternativa fiz uma tentativa nele.

- Esterilizei o Balde
- Esterilizei a vermiculita
- Fiz um Dunk nos bolos
- Esterilizei uma faca e retirei dos bolos (usando luvas) a parte não atingida pelo micélio
- Despedacei as partes com micélio e misturei na vermiculita

O Balde está em temperatura ambiente já a 3 dias
IMG_1721.jpg IMG_1722.jpg IMG_1723.jpg IMG_1724.jpg
 
Parabens meu brother, que vanham os Vales. Caso nao tenha feito, coloque filtro de café ou micropore no furo do balde, pela primeira foto parece estar aberto... qlq formiguinha baratinha ou inseto que entrar pode acabar com seu cultivo ! Torcendo pelo sucesso.
 
Parabens meu brother, que vanham os Vales. Caso nao tenha feito, coloque filtro de café ou micropore no furo do balde, pela primeira foto parece estar aberto... qlq formiguinha baratinha ou inseto que entrar pode acabar com seu cultivo ! Torcendo pelo sucesso.
esta do lado de fora o tecido tnt...
por estar em temperatura ambiente creio que seja demorado o processo, mas vamos torcendo.. valeu!:)
 
Hum, acompanhando. Você misturou somente com a vermiculita? Não fez bulk?

Baldes são uma boa pedida para cultivos simples e rápidos, além de demandarem pouca atenção.
 
Acompanhando seu cultivo, boas vibrações ae!
Minha próxima tentativa será em baldes também. Quero fazer o teste!
 
Cobriria o balde selado com filme plástico (pra evitar contaminantes) e colocaria na geladeira ou deixaria no lugar mais frio da casa, por umas 12/24h.
 
Cobriria o balde selado com filme plástico (pra evitar contaminantes) e colocaria na geladeira ou deixaria no lugar mais frio da casa, por umas 12/24h.
blz, ele já esta com o filme plástico, na geladeira não cabe, mas a temperatura ambiente aqui está baixa, agora esta nos 17º, na noite cai para 12º.. só se por um saco de gelo na base dele, ou dentro de outra bacia com gelo para dar um choque térmico..
 
A camada está sendo tomada pelo micélio, já será a hora de por na luz para estimular os pins?
View attachment 58909 View attachment 58910

Você deveria nivelar a superfície, do jeito que está favorece esporos contaminantes se instalarem e contaminar.
Depois espere a superfície está totalmente colonizada antes de expor a pinagem, assim, como está é provavel que contamine logo, pois é certo que ainda tem substrato colonizando internamente.

COLK SHOCK é outro mito divulgado sem uma compreensão. Apenas um pequeno % de strains se favorecem dessa técnica, a maioria não.
A principal indução a pinagem é a exposição ao ar rico em oxigênio
 
Última edição por um moderador:
Isso mesmo, certamente o gelo vai colaborar muito. Bons cultivos aí!

COLK SHOCK é outro mito divulgado sem uma compreensão. Apenas um pequeno % de strains se favorecem dessa técnica, a maioria não. A principal indução a pinagem é a exposição ao ar rico em oxigênio
Vai me perdoar, Maurício, mas a principal indução da pinagem, pelo que venho estudando e praticando, é o ESTRESSE do micélio, que geralmente ocorre por exposição ao O2, exposição à luz e choque térmico. Esta é minha opinião, não implica em verdade absoluta.
 
Última edição por um moderador:
COLK SHOCK é outro mito divulgado sem uma compreensão. Apenas um pequeno % de strains se favorecem dessa técnica, a maioria não.

A principal indução a pinagem é a exposição ao ar rico em oxigênio

a principal indução da pinagem, pelo que venho estudando e praticando, é o ESTRESSE do micélio, que geralmente ocorre por exposição ao O2, exposição à luz e choque térmico.

Afirmei que um pequeno % das strains se beneficiam dessa técnica.
Se você tomar 50 ou mais strains e cultivar:
- Todas pinarão sem COLD SHOCK, talvez 1 necessitará indução por frio para pinar.
- Se você não expor a luz também pinarão, você mesmo tem um exemplo.
- Se manter fechado, hermético, num pote é provável que nenhuma das 50 muitas pinem.
Afirmei que a principal indução é a exposição ao ar.

Para tornar essas observações verdades, é necessário cultivar 50 talvez 100 strains diferentes, o que eu ainda não consegui, mas me aproximo.
 
Última edição por um moderador:
Caro @Mauricio , do alto de sua sabedoria, poderia fazer uma relação pra gente das strains (quase 50) que precisam e das que não precisam de COLD SHOCK, iluminação e exposição ao ar, para obter não somente pinagem, mas uma frutificação plena até o amadurecimento ideal? A galera agradece antecipadamente!
 
VALE DO CHOPIM se beneficia de choque térmico e alta carga de oxigênio, tanto na formação de pins quanto na evolução do basidioma(oxigênio) ,acredito que todas as cepas de cubensis se beneficiem de alta carga de oxigênio, porem o choque térmico é indiferente para diversas cepas.
 
GOLDEN TEACHER e MEXICAN se beneficiam bastante com dunk e choque térmico. Tanto os bolos quanto casings e bulks ficam muito ressecados em cada pinagem, parece que os cogumelos sugam toda a água do substrato. Já que o dunk foi necessário (12 a 24h inersos em água) porquê não dunkar em água gelada? Eu fiz isso e deu muito certo com essas duas strains. Pretendo fazer o mesmo com os GUARAREMENSIS que estou cultivando agora, vamos ver como eles se comportam.
 
Back
Top