Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Balde de Selvagens - Primordias e Pins

pinkelephant

Cogumelo maduro
Cadastrado
07/07/2006
22
68
Meus selvagens em processo de domesticação, colhido na fazenda, quase lá! :pos: :)

Me parece que vai ser uma frutificação bem produtiva, muitos pins e pimordias :p:

Fotos:
1722 - Balde nº 1 (de 5) iniciando frutificação
1719 - Visao mais proxima da situação
1720 - Pins em inicio de desenvolvimento
1721 - Formação de Primordias/Pins aglomerado
IMG_1722.jpgIMG_1719.jpgIMG_1720.jpgIMG_1721.jpg

Tá bonito! To gostando de ver a galera se empenhando em domesticar os selvagens!
Parabéns meu irmão!
Paz e Luz!

ta bonito demais!
é impressao minha ou ano após ano a resistencia deles em vir pra dentro de casa diminui:?:
ano apos ano mais gente trazendo novas strains, exponencialmente.
só este ano foram 3:?:
ou sera que muita gente faz isso:?:

Lindo balde de selvagens !

Boa sorte com eles ....

Muito bom. Parabéns, Mas...

Como você fez isso? Desculpem a ignorância.
Gostaria de aprender mais. Tipo... Se eles são "selvagens", o que eles estão fazendo no seu balde? hehehe

Você coletou os esporos de uma strain que você encontrou nos pastos/bostas e fez um cultivo? Ou pegou uma bosta colonizada e levou pro balde e cobriu com vermiculita?

Enfim. Gostaria de aprender mais sobre isso.

Des de já agradeço.
Valeu!

Valeu Tiwanaku!
Cuidando deles com cuidado e seguindo os POP - Procedimentos Operacionais Padrao dá tudo certo :pos:

ta bonito demais!
é impressao minha ou ano após ano a resistencia deles em vir pra dentro de casa diminui:?:
ano apos ano mais gente trazendo novas strains, exponencialmente.
só este ano foram 3:?:
ou sera que muita gente faz isso:?:

Acho que tem mais gente tentando (ou divulgando), porque eu mesmo ja fiz isso mais de uma vez.
E tem outra, se a gente lembrar que quase todas as strains disponíveis hoje eram selvagens antigamente, dá aquela inspiração a mais pra cultivar.
Sempre gostei dos selvagens, além de terem boas caracteristicas morfologicas e de potencia, foram os primeiros que experimentei :D

Obrigado Cia. , vocês ai também cultivaram selvagens não é?

:)

Muito bom. Parabéns, Mas...

Como você fez isso? Desculpem a ignorância.
Gostaria de aprender mais. Tipo... Se eles são "selvagens", o que eles estão fazendo no seu balde? hehehe

Você coletou os esporos de uma strain que você encontrou nos pastos/bostas e fez um cultivo? Ou pegou uma bosta colonizada e levou pro balde e cobriu com vermiculita?

Enfim. Gostaria de aprender mais sobre isso.

Des de já agradeço.
Valeu!

Bom, pra começar coletei alguns cogumelos no pasto la da fazenda mesmo, escolhi a dedo, os mais "limpos" aparentemente, foram 2 com o chapéu aberto e 2 ainda sem irromper o véu (mas quase rompendo), limpei cuidadosamente com papel toalha, e abri os veus nao rompidos.

A partir desses exemplares, tirei os carimbos (e que carimbos, chega a virar uma placa de esporos que tem que pulverizar).

Fiz 4 seringas, uma a partir de cada carimbo, pois se houvesse algum tipo de contaminaçao junto aos esporos, se usasse 4 seringas do mesmo carimbo perderia tudo pra esse contaminante, assim aumentei a probabilidade de sucesso.

Inoculei copos com milho de pipoca e trigo (separados). Foram 8 copos de whisky e 4 potes de vidro grande com trigo (2 de whisky e 1 grande pra cada seringa . Os que iam contaminando eu descartava, sem tentar salvar micelio ou nada assim.
Alguns copos nao apresentaram contaminaçoes desde o começo, e foram separados. no total sobraram 4 copos de whisky sem contaminar, e 2 grandes com trigo. 50%

Dividi em 5 baldes e 2 casings esse substrato, e nao apareceu nenhuma contaminação.
Substrato : Esterco pasteurizado em panela a vapor + pó de coco + um pouco de vermiculita

Camada de casing: vermiculita/pó de coco 50:50

Agora está em fase de frutificação. Dos cogumelos obtidos, vou retirar novos carimbos, e inocular em bolos, mandar pro terrario, e conseguir exemplares ainda mais limpos.

P.S : Nem tudo vai ser carimbado, e até o que for, vai ser mandado pra cuca também! :D

huuum. Entendi. Você fez um cultivo a partir dos esporos de cogumelos do pasto.
Eu me confundi com a expressão "balde de selvagens", pois pra mim selvagens são apenas os que nascem in natura, sem intervenção humana.

As chances de carimbos contaminados devem ser mesmo altas. Os melhores devem ser aqueles que não chegaram a "escancarar" o véu, mas que tão quereeendo abrir.

Valeu.

Muito em breve, dentro dos próximos dias, vou começar um novo cultivo pra testar meus carimbos, antes de mandar alguns para a prófungos.
To começando ainda e nunca cultivei com carimbos feitos por mim mesmo (fiz dois cultivos com sussesso de um único carimbo da FSRE, com um ano de diferença entre eles). Ia ser chato mandar carimbos contaminados.
Mal posso esperar pra começar de novo, pra testar os carimbos que eu tirei.

Grande abraço.

Continuando ...

Qual é mesmo o motivo dos cogus crescerem mais compridos em baldes, terrarios, etc?
Cogs 001.jpgCogs 003.jpg

primeiramente, meus parabéns! A galera faz essas tentativas e assim tira a velha fama de q coguns selvagens são muito difíceis de cultivar em casa. Parabens pela sacada da seringa, mas axo q vc poderia ter feito mais seringas com cada carimbo, mas tudo bem!

Os frutos estão bonitos. Provavelmente estarão mais robustos no segundo flush, mas quando os coguns ficam realmente finos pode ser excesso de CO2 ou falta de luiz...

Me fala ai da ventilação desse balde... e vc esperou o substrato ficar 100% colonizado pra fazer a camada de casing?

[ ]'s e parabens mais uma vez o////

Realmente, daria pra fazer muitas seringas com os carimbos, carimbos consistentes ao extremo, mas achei que 4 seringas ja daria pra inocular muito substrato, principalmente com aquela concentraçao de esporos. Ainda sobrou um pouco de cada seringa (que ja planejo descartar, agora que ja tenho novos carimbos limpos).

Bom, apesar de estarem bem compridos, os talos estao grossos mesmo, tenho ventilado 5 ou mais vezes ao dia, apesar de ter usado a tecnica das toucas, que da pra ventilar so com o movimento de levantar e abaixar, eu tenho aberto um pedaço da touca, e abanado com uma tampa plastica.

Ah sim, esperei colonizar 100%, cobrir bem mesmo, aih cobri um pouco, colonizou de novo aih fiz a camada de casing mesmo.

Valeu mesmo pelos parabens! :)

Lindo o cogumelão "Pai de Todos" !!!

Parabéns pelo sucesso !

Paz e muita Luz !

Continuando ...

Qual é mesmo o motivo dos cogus crescerem mais compridos em baldes, terrarios, etc?

O motivo é o substrato utilizado.

Quando se usa esterco, a riqueza de nutrientes disponível para o fungo faz a diferença. Ele não pode negar sua natureza, que é ser um adorador do esterco.

Parabéns Pink, belo trabalho e lindos frutos!:pos:

O pai ja foi colhido, olha como ele ficou, tamanho real na minha mão :p:

uia ..
Gigante hein Pink!

e o termometro, vc vai montar um terrario?

cara, o ambiente de pedra q fizemos é realmente legal, mas muito pesado o q aniquila a mobilidade. Não fosse este detalhe indicaria como ambiente perfeito.
Hoje eu tentaria fazer de madeira revestido com fibra, ou ateh isopor revestido com fibra. Mas eu sempre complico pracaraleo :)

Quando for fazer posta o desenvolvimento ai!

Obrigado pelos parabéns, MuiLok, tudo em nome da ciência! :rolleyes:

Zappa, o controlador está rodando uma incubadora grande no momento, mas eu vou fazer um terrario novo sim (tenho um de caixa de isopor).

Eu acompanhei o seu terrario de pedra, na hora que vi aquilo pensei: Nossa, esse negocio deve pesar uns 200 kg!
huahuahua
Se for pra fazer de fibra, porque nao usar só fibra? hehehe

Acredito que eu vá fazer um novo, com uma caixa plástica opaca, com tampa transparente.

Que trabalho bonito, pink!
Jé tem nome?

Parabéns, irmão!

Obrigado pelos parabéns, MuiLok, tudo em nome da ciência! :rolleyes:

Zappa, o controlador está rodando uma incubadora grande no momento, mas eu vou fazer um terrario novo sim (tenho um de caixa de isopor).

Eu acompanhei o seu terrario de pedra, na hora que vi aquilo pensei: Nossa, esse negocio deve pesar uns 200 kg!
huahuahua
Se for pra fazer de fibra, porque nao usar só fibra? hehehe

Acredito que eu vá fazer um novo, com uma caixa plástica opaca, com tampa transparente.

pq a madeira alem de base para a fibra (molde incluido) .. funcionaria para reforçar o isolamento termico :)

Brigado Mr.D, ainda nem arrisquei nomear, vou continuar o cultivo, fazer alguns isolamentos e aih sim tentar nomear. Mas ja tive algumas ideias, pensei em "Brasil Flower Field", por causa de seu lugar de origem.

Zappa:
Hum, verdade.
Ai fiquei pensando, daria pra fazer uma estutura do tipo "sanduiche", 2 camadas de fibra entremeadas por espuma (poliuretano, pvc, etc) ficaria leve, excepcional no isolamento termico, e da pra fazer um otimo acabamento, fazer uma janelinha de inspeçao, tampa ...

É, compliquei tb rsrsrs

Back