Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

baixa humidade

lux

Hifa
Cadastrado
12/11/2013
7
16
44
Mesmo com perlita e agua n consigo k a humidade suba,alguem pode ajudar?
 
Vamos invocar os magos sombrios da comunidade, para uma reunião.
Discutiremos o que anda se passando com essa umidade, que não quer subir de forma alguma :)
 
Upvote 0
No caso de ser caixa plastica algumas dessas a tampa não veda dai escapa muita umidade ou tambem caso tenha feito muitos furos para trocas gasosas tambem perde umidade.
 
Upvote 0
Mesmo com perlita e agua n consigo k a humidade suba,alguem pode ajudar?

Para que possamos lhe ajudar, primeiro você tem que nos ajudar descrevendo melhor o problema. Não dá para ficarmos adivinhando o que esta acontecendo, há muitas variáveis que podem influenciar a baixa umidade.

Tire fotos do terrário e/ou descreva melhor o seu terrário; quantos furos, qual tipo de filtro, quantidade de água e perlita, temperatura, etc. Enfim, exercite a sua mente e os seus dedos no teclado.
 
Upvote 0
Queria aproveitar essa postagem pra pedir ajuda pro meu cultivo também. Estou com baixa humidade, os bolos estão com aparência de secos, alguns pinaram, mas os frutos não se desenvolveram, escureceram. Fiz dunk e roll. O terrário é de isopor e pequeno, se não me engano 20L, fiz um furo pra saída de ar pequeno, coloquei acrilon. e outro na tampa pra colocar o vidro. A área de argila expandida no fundo é pequena né? Uso bombinha de ar tb, mas as paredes no terrário ficam completamente secas, e mesmo borrifando água nas paredes não vejo melhora. Em 20 minutos está tudo seco de novo. No ano passado nessas mesmas condições, aliás, sem a bombinha, consegui cultivar Golden teacher. Nesse cutivo é Vale do Chopim, e está dificílimo.! Alguém poderia iluminar? Comecei a pensar loucuras como forrar as paredes do terrário com pano e tal.
 
Upvote 0
Alguém poderia iluminar? Comecei a pensar loucuras como forrar as paredes do terrário com pano e tal.


Não vai adiantar nada essa ideia de forrar o terrário com pano.

Como está a temperatura? Em temperaturas altas pode acontecer dos cogumelos estagnarem o crescimento.

Se você fez roll e os bolos estão recoberto de vermiculita pode borrifar água neles diretamente, para a vermiculita ficar úmida. Um double casing também não é uma má idéia. E a bombinha de ar pode, ao invés de ajudar com a umidade, estar fazendo a mesma cair, ao injetar muito ar no terrário.
 
Upvote 0
Como está a temperatura? Em temperaturas altas pode acontecer dos cogumelos estagnarem o crescimento.

Se você fez roll e os bolos estão recoberto de vermiculita pode borrifar água neles diretamente, para a vermiculita ficar úmida. Um double casing também não é uma má idéia. E a bombinha de ar pode, ao invés de ajudar com a umidade, estar fazendo a mesma cair, ao injetar muito ar no terrário.

A temperatura no quarto está na faixa de 26º, eu tenho colocado 2 garrafas de gelo 3 vezes por dia. Só de madrugada que a temperatura sobe. Mas casing não exige maior umidade? Existe algum sinal visível de que a umidade mínima de 95 foi atingida no terrário? (não tenho higrômetro nem termômetro interno ainda) Posso temporizar a bombinha? Quando tempo a deixo ligada? Posso borrifar nos bolos com pins?
 
Upvote 0
A temperatura no quarto está na faixa de 26º, eu tenho colocado 2 garrafas de gelo 3 vezes por dia. Só de madrugada que a temperatura sobe. Mas casing não exige maior umidade? Existe algum sinal visível de que a umidade mínima de 95 foi atingida no terrário? (não tenho higrômetro nem termômetro interno ainda) Posso temporizar a bombinha? Quando tempo a deixo ligada? Posso borrifar nos bolos com pins?

Casing?! Não era bolo? Você fez dunk e roll no casing? :confused:

Usar gelo a tendência é que a umidade diminua mesmo. O ideal é diminuir a temperatura externa ao terrário.

Você pode usar um temporizador, mas o tempo que ficará ligado depende muito da potência do compressor, volume do terrário, etc. É preciso um pouco de dedicação da sua parte para fazer vários testes. Particularmente eu deixo 24 horas ligado, mas no meu caso consigo diminuir a potência do compressor quando vejo que a umidade está muito alta.

Uma alternativa é aumentar a quantidade de argila expandida e coloque a água na metade (ou um pouco abaixo) do volume da argila expandida. Ou troque a pedra porosa por alguma mais eficiente. Aliás, se a grana estiver curta, pode usar um pedaço de esponja na ponta da mangueira.

Pode ser também que a genética do seu cultivo em particular não seja das melhores. Já tive cultivos em perfeitas condições e tiveram uma performance muito baixa. Acontece, não é algo incomum em cultivos multiesporos. Bola pra frente e boa sorte! :)
 
Upvote 0
Back
Top